O e-learning costumava fazer parte do sistema de educação informal, um patinho feio da educação até pouco tempo atrás. Mas, como a vida imita a arte, o EaD acabou por tornar-se um belo “cisne” dos dias atuais e, conforme um estudo KPMG, foi o mercado que mais rapidamente cresceu no setor da educação, contabilizando mais de 900% de crescimento entre os anos de 2000 e 2015. Mas, definitivamente, essa nova “forma de aprender” ainda não alcançou o seu auge.
Enquanto isso, no mundo da Educação Corporativa o comportamento não é diferente. Desde 2014, o crescimento do EaD já alcançava 42% das empresas da Fortune 500 (IBIS Capital). Isso significa que, há 8 anos atrás, quase metade das maiores e mais conceituadas empresas que você conhece adotou o e-learning como solução de aprendizagem, ditando as tendências atuais de T&D.
Diante da rápida evolução tecnológica do setor e também deste novo contexto mundial que temos hoje num mundo pós-pandemia, muitas empresas que antes utilizavam os métodos tradicionais de treinamento presencial de seus colaboradores, hoje investem no e-learning corporativo como alternativa eficaz e econômica. Mas por que esse crescimento do EaD se mantém exponencial mesmo numa realidade pós-pandêmica?
Bom, como diria o consultor americano William Edwards Deming, “em Deus nós confiamos. Todos os outros tragam dados”. Por isso, trouxemos alguns números que revelam o porquê do e-learning ser uma tendência que veio para transformar os resultados da Educação Corporativa:
60% dos funcionários acredita que o e-learning ajuda na adaptação às mudanças (Linkedin Learning Report, 2021).
Adaptabilidade é uma das qualidades do profissional do futuro, como podemos ver pelos acontecimentos mais recentes. Assim, apresentar soluções que possam preparar o seu colaborador para as diversas mudanças que estamos presenciando profissionalmente, como trabalho remoto e transformação digital, é uma estratégia que garantirá bons resultados, inclusive a curto prazo.
A cada $1 investido em e-Learning, $30 retornam com o aumento de produtividade (IBM Case Study).
A IBM conduziu um estudo que concluiu que as empresas ganham cerca de $30 em produtividade a cada $1 gasto em aprendizagem online. Isso é o resultado de diversos fatores impactados pelo e-learning, principalmente o engajamento (segundo a própria IBM, o aprendizado online é 5 vezes mais eficaz do que a sala de aula tradicional). Além do mais, quando o colaborador identifica boas oportunidades de aprendizagem e crescimento na corporação, a sua taxa de engajamento chega a triplicar. Isso é confirmado pelo estudo do Linkedin Learning (2021), ao reportar que mais de 1 ⁄ 3 dos funcionários recorre ao e-learning para encontrar novas oportunidades nas suas organizações.
79% das empresas reforçam o crescimento do EaD com aumento do investimento em e-learning (Linkedin Learning Report, 2021).
Na prática, esse dado nos mostra que a aprendizagem online é um caminho sem volta. Arriscamos dizer que o profissional da educação empresarial que ainda não cogitou essa ideia está ficando para trás. Do ponto de vista do orçamento, a tendência é que cerca de 73% das corporações diminuam investimentos em Treinamentos Presenciais com Instrutores, que normalmente é o item de linha mais caro em um orçamento de T&D, seguindo em direção ao aprendizado online.
58% dos funcionários preferem aprender no seu próprio ritmo e 49% deles preferem trilhas personalizadas de aprendizagem (Finances Online Review for Business).
Se você pensar que cada ser humano é diferente, com preferências, rotinas e ritmos próprios, como você consegue imaginar colocar todos na mesma “caixa de aprendizado”?
Isso se torna ainda mais evidente quando cerca de metade dos colaboradores já considera preferir aprender no seu próprio ritmo e participar de uma trilha mais personalizada de aprendizagem.
Esses são benefícios que apenas o e-learning consegue oferecer à educação corporativa, uma vez que é inviável para treinamentos presenciais tradicionais conciliar o melhor momento de aprendizagem de todos os colaboradores, bem como priorizar temas específicos para as necessidades de cada grupo. Uma solução assim em ambiente offline, ainda que fosse viável, se tornaria extremamente onerosa.
O microlearning melhora o foco e suporta a retenção a longo prazo em até 80% (eLearn Magazine, 2021).
Você sabia que a taxa de Turnover no Brasil alcança 82%? Estes são dados fornecidos pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e pela Robert Half. Mas o EaD pode trazer resultados positivos também neste impacto de elevado custo para as empresas. Conforme estatísticas fornecidas pela eLearn Magazine, a estratégia de microlearning, que é constituída por micro aulas online entre 3 e 6 minutos, pode transformar os resultados de capacitação e retenção a longo prazo de uma empresa.
1% da semana de trabalho é o que um colaborador precisa de treinamento para manter-se atualizado e apresentar resultados (Deloitte).
Agora vamos pensar, se 1% da semana de trabalho corresponde a 24 minutos semanais, isso significa que, para manter um funcionário treinado são precisos apenas 5 minutos diários de atualização. E aí entra o diferencial do microlearning. Pílulas de conhecimento diárias de 5 minutos seriam impraticáveis presencialmente, mas no e-learning fica muito mais fácil de implementar essa cultura de aprendizagem contínua no ambiente de trabalho. Essa, aliás, é uma cultura que chega a elevar a receita por funcionário para 218%, segundo a Finances Online Review for Business.
Um terço dos líderes tem a integração virtual como uma das 3 prioridades (LinkedIn Learning Report, 2021).
O e-learning já está nas prioridades de 33% dos líderes de T&D, sendo um dos maiores aliados para o desenvolvimento das empresas. Isso parece ser apenas um reflexo de todos os outros dados analisados acima, mas também da própria cultura da sociedade atual, que cada vez mais busca o conhecimento por meio de dispositivos móveis, como o smartphone.
Então por que não aplicar isso no ambiente de trabalho, não é mesmo?
O melhor de tudo é que a tecnologia oferece fácil acesso ao setor corporativo, mesmo para aqueles que não estão tão familiarizados com ela. Hoje já é possível criar cursos EaD a partir de uma ferramenta que todos dominam, como o Powerpoint. Softwares como o iSpring Suite oferecem a possibilidade de uma equipe criar cursos e-learning em colaboração a partir de apresentações em PPT, com interações, testes, simulações, árvores de decisão, narrações, vídeos e muito mais. Uma ótima solução para implementar o microlearning à educação corporativa, aumentar o engajamento dos funcionários e, consequentemente, os resultados por eles gerados. Sem contar na economia com gastos gerados pelos treinamentos presenciais tradicionais.
Enquanto muitos dizem que a tecnologia pode roubar os nossos postos de trabalho, o crescimento do EaD veio para provar como ela também pode ser uma aliada no nosso desenvolvimento profissional e na preparação dos profissionais do futuro. Diante disso, cabe a cada um de nós escolhermos como vamos liderar equipes e desenvolvê-las para novos desafios.
Se você quer experimentar essas estatísticas na prática, teste gratuitamente o iSpring Suite Max por 14 dias. Sinta a diferença que a tecnologia pode fazer na sua corporação enquanto você prepara a sua equipe para o futuro!
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