A indústria de EAD é dinâmica, sendo ainda mais importante conhecer as modernas tendências da educação a distância. Educadores e especialistas em T&D acompanham as novas ferramentas e ajustam os treinamentos para atender às expectativas dos alunos.
Veja as principais tendências no ensino a distância, suas aplicações e desdobramentos no EAD.
Panorama sobre as tendências do ensino a distância
Conheça as 9 tendências da aprendizagem e desenvolvimento que já estão influenciando a maneira como especialistas, professores e designers instrucionais atuam com EAD.
1. Aprendizagem com tecnologia IA
A inteligência artificial (IA) está em todos os lugares, inclusive no ensino a distância. Já é possível criar conteúdo mais rápido, obtendo experiências de aprendizagem personalizadas e insights precisos sobre o progresso dos alunos.
Diversas plataformas de EAD adotaram a IA em suas interfaces. O iSpring Page, por exemplo, incluiu o iSpring IA entre seus recursos. É possível pedir sugestões de ideias de cursos, conteúdo e até aprimorar o design do treinamento.
2. Realidade virtual (VR) e aumentada (AR)
A realidade virtual enriquece a aprendizagem ao oferecer simulações realistas em sala de aula. Essa modalidade imersiva é perfeita para manter os alunos comprometidos com o processo de estudo.
Muitas empresas querem melhorar seus treinamentos de funcionários, mas relutam em aplicar VR e AR acreditando ter um custo elevado e uma implementação trabalhosa. No entanto, é possível utilizar vídeos 360, apps de VR para dispositivos móveis ou criar ambientes equipados com tecnologia VR no escritório.
3. Gamificação
Trata-se do uso da mecânica motivacional dos jogos nas aulas, como pontos, medalhas e rankings. Ao incentivar a competição, há um aumento da sensação de realização e da capacidade de visualização do próprio progresso, estimulando os aprendizados e a participação.
A gamificação enriquece a experiência do EAD com simulações que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de resolução de problemas. Encenações, diálogos simulados e outras interações nos cursos estimulam a equipe a aplicar o conhecimento adquirido.
4. Design instrucional orientado por dados
O design instrucional pode se beneficiar de relatórios de progresso, identificando tendências e avaliando o envolvimento dos funcionários.
Com a automatização da plataforma de EAD, os profissionais de T&D e professores recebem dados atualizados e têm acesso aos resultados dos seus programas de aprendizagem em tempo real. Além disso, é possível oferecer recomendações individuais, facilitando treinamentos direcionados às forças e fraquezas de cada membro da equipe.
5. Aprendizagem móvel
A aprendizagem móvel oferece flexibilidade, acessibilidade e praticidade. A educação a distância foi assimilada rapidamente pelos alunos e os aplicativos garantem acesso aos conteúdos em qualquer lugar, a qualquer momento.
Outro benefício é o treinamento offline, que é positivo em um local remoto ou durante o deslocamento para o trabalho.
6. Aprendizagem multimodal
Slides com textos simples são chatos e ineficientes o envolvimento do aluno e a retenção de conhecimento. Por isso a aprendizagem multimodal se tornou uma grande tendência no mercado: o uso de vários modos de disponibilização de conteúdo diversifica a experiência.
Quanto mais formatos e tipos de mídia usar, melhor. Adicione textos, imagens, vídeos, áudio, simulações e elementos interativos nas aulas.
7. Plataformas de aprendizagem social
A aprendizagem social baseia-se no sucesso do trabalho em equipe. Ferramentas como o iSpring Learn LMS são mais do que um local para armazenar materiais, atividades e distribuir cursos; fornecem funcionalidades para colaboração e construção de uma comunidade EAD.
Entre seus diferenciais estão os quadros interativos, chat e recursos colaborativos. É, portanto, um ótimo modelo para cursos de equipes remotas ou híbridas, viabilizando o contato e a colaboração entre pessoas.
iSpring Learn
Conheça e embarque das tendências da educação a distância com o iSpring Learn LMS
8. Chatbots de conversação com IA e assistentes de voz
Os chatbots com IA interagem em tempo real com o aluno, fornecendo ajuda, tirando dúvidas e oferecendo orientação personalizada. É um ótimo recurso para instituições com vários alunos e que não tenham capacidade de fornecer suporte individualizado.
Ainda que não substitua o professor, auxilia a navegação dos usuários na ferramenta EAD, eliminando dificuldades, prendendo a atenção e trazendo soluções para os estudantes.
9. Tecnologia blockchain
A aplicação do blockchain na sala de aula está voltada para a segurança e verificação de credenciais na educação, garantindo legitimidade dos diplomas e certificados. As dificuldades de falsificação permitem que as pessoas compartilhem suas conquistas com segurança e inteligência.
Além disso, é usada para criar ambientes virtuais de aprendizagem descentralizadas e seguras, o que dificulta a invasão dos dados.
Programas de educação a distância com maiores benefícios
Listamos 5 áreas com os maiores benefícios da aplicação das tendências da educação a distância.
Soft skills e liderança
As plataformas de EAD oferecem desafios simulados de liderança em cenário interativo, permitindo que os estudantes pratiquem suas habilidades de tomada de decisão, comunicação e gestão de equipe em um ambiente seguro.
Além disso, a personalização com IA auxilia no desenvolvimento das competências interpessoais. O conteúdo personalizado permite que os alunos embarquem em uma jornada de aprendizagem individualizada.
Vendas e atendimento ao cliente
Para o aprendizado da comunicação eficaz, os vendedores podem treinar em situações reais com encenações e cenários ramificados gerados por IA. Pode-se retratar a prática com ligações, quebra de objeções e preparar para interações reais. A equipe de vendas terá vantagens na aprendizagem social, trocando experiências e estratégias produtivas.
Compliance e segurança
O treinamento de compliance costuma ser um tipo de aprendizagem menos envolvente pelo conteúdo denso e muitos jargões. É possível torná-lo mais interessante trazendo jogos e gamificação, cenários interativos e simulações. Isso melhora a compreensão prática e aumenta a retenção de conhecimento. O mobile learning também permite que os funcionários assistam ao material na forma que quiserem.
Onboarding
Onboarding é o primeiro requisito para o funcionário se integrar na nova função, compreender a cultura da empresa e se tornar produtivo. Por isso o treinamento deve ser abrangente, estruturado e envolvente. Experimente incluir RV no tour pela empresa e não esqueça de configurar a aprendizagem social no LMS para facilitar o contato com os colegas.
Desenvolvimento profissional contínuo
A aprendizagem profissional contínua é uma necessidade e garante que os funcionários permaneçam ágeis e adaptáveis, seja para competências técnicas, interpessoais, conhecimentos do setor ou adaptação a novas tecnologias.
O método de ensino em módulos apresenta o conteúdo em um formato de fácil e aumenta o envolvimento no aprimoramento. Já a adoção da IA pode beneficiar o aluno ao oferecer sugestões de conteúdo direcionado e trilhas de aprendizagem personalizadas.
Boas práticas de implementação
As novas tendências de EAD são os recursos de aprendizado personalizados, envolventes e adaptáveis. Sua aplicação deve ser inteligente, por isso reunimos práticas que ajudarão na implementação para maximizar o ROI da educação a distância no mercado de trabalho.
1. Realize avaliações
Promova uma avaliação das habilidades na sua instituição. Dessa forma, é possível mapear e avaliar as necessidades reais de aprendizado. Em seguida, crie um programa EAD personalizado para promover o crescimento e atingir metas específicas.
2. Alinhamento de metas
A implementação de novas tecnologias e estratégias EAD deve estar alinhada com os objetivos estratégicos e entregar resultados tangíveis. Desta forma, as competências adquiridas nas aulas contribuirão para o avanço do negócio.
3. Defina KPIs
Os KPIs são uma maneira de analisar a eficácia do EAD. Acompanhe o desempenho dos funcionários, níveis de engajamento e as habilidades aprendidas em um cenário do mundo real.
4. Crie uma infraestrutura escalável
Uma infraestrutura escalável pode ser obtida com sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), metodologias adaptáveis e a integração de novas tecnologias EAD.
5. Use a tecnologia
Adote tecnologias e modelos modernos de simulações realistas para treinamentos práticos. Pode parecer desnecessário, mas é definitivamente um investimento que vale ser feito na sala de aula.
6. Crie trilhas de aprendizagem
Todo mundo prefere uma modalidade de aprendizagem adaptativa que reflita seus objetivos profissionais. Use relatórios de progresso para criar trilhas de aprendizagem personalizadas. A IA auxilia na entrega de programas direcionados acelera o processo de desenvolvimento de habilidades.
7. Busque feedback
Peça comentários sobre o curso com pesquisas e entrevistas individuais. Você vai entender como foi a experiência com a plataforma e elaborar atividades que funcionam melhor na sua instituição.
Algumas limitações
Após a pandemia de COVID-19, a educação básica teve que se adaptar ao aprendizado pela internet, mas ainda existem algumas limitações:
1. Falta de interação
A falta deste elemento social ainda não pode ser totalmente replicada com o uso da tecnologia digital. A demanda pela interação entre aluno e professor ainda é um aspecto relevante e pode ser atenuado com o blended learning.
2. Atualizações de software
O modelo de ensino virtual exige manutenção e atualizações constantes, o que pode ser um desafio ao acesso aos conteúdos da educação a distância.
3. Resistência à mudança
É quase impossível acompanhar todos os avanços no EAD e algumas equipes podem ter dúvidas sobre a tecnologia. Isto pode ser uma grande barreira para aplicação das novas tendências de educação a distância.
Conclusão
Experimente as tendências pós-pandemia e busque soluções de qualidade para seus alunos. Se está confuso com as opções, a iSpring está ao seu lado. Experimente o iSpring Learn LMS e acompanhe as tendências da educação a distância para oferecer projetos EAD eficazes!