Como você pode criar testes justos, porém desafiadores, que avaliem com precisão o conhecimento dos seus alunos? Uma maneira de fazer isso é com a ajuda da Taxonomia de Bloom.
Neste artigo, explicaremos o que é Taxonomia de Bloom, como funciona e como você pode aproveitá-la para realizar avaliações eficazes.
O que é Taxonomia de Bloom?
A Taxonomia de Bloom é uma estrutura que ajuda a avaliar o conhecimento que os alunos obtêm por meio de cursos de e-learning, aulas EaD, webinars e sessões de treinamento ao vivo. Ao entender o que realmente é a Taxonomia de Bloom, você poderá utilizar este princípio para criar avaliações que mostram quais tópicos são de difícil compreensão para o aluno e se ele está pronto para colocar os seus novos conhecimentos em prática.
Em que se baseia a Taxonomia de Bloom e sua importância
Benjamin Bloom desenvolveu esta teoria em 1956. O conceito baseia-se na ideia de que a aprendizagem é um processo sequencial. Ele é composto por 6 níveis: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Cada nível se baseia no anterior: a compreensão é impossível sem o conhecimento, a aplicação depende da compreensão e assim por diante. Por exemplo, se uma pessoa não sabe o que é um martelo, não entenderá como pregar um prego com ele.
Segundo Bloom, a avaliação do treinamento também atinge cada um destes níveis, procedendo do simples ao complexo: do conhecimento à avaliação das competências. Por exemplo, é importante verificar quão bem um vendedor aprendeu a teoria das técnicas de vendas. Se eles cometem erros em conceitos básicos, é inútil testar as suas habilidades.
Como usar a Taxonomia de Bloom na redação de testes
Benjamin Bloom descobriu que, quando as perguntas são escritas de maneira complicada ou imprecisa, o aluno pode respondê-las incorretamente, mesmo que tenha estudado bem o material. Para evitar isso, o que a Taxonomia de Bloom sugere é o uso de verbos de ação específicos nas perguntas para cada nível de avaliação. Eles ajudam um treinador ou professor a formular uma pergunta corretamente, fornecem uma verificação de conhecimento objetiva e permitem que o aluno entenda o que se espera dele nesta tarefa.
Nível | Verbos | O que avalia | Exemplo de exercício |
Conhecimento | Definir, descrever, nomear, identificar, selecionar, combinar, escolher a resposta correta, listar, fornecer uma definição, repetir. | Este nível mostra quem aprendeu novas informações e quem não aprendeu. Também ajuda a encontrar pontos fracos no curso – onde faltam informações e detalhes. | Escolha o que significa ADDIE. |
Compreensão | Explicar, comparar, generalizar, encontrar, parafrasear, dar um exemplo, descrever, estimar, inferir, reescrever. | Este nível ajuda a verificar se o aluno simplesmente aprendeu o material de cor ou se realmente entendeu o tópico. Também mostra se o seu curso carece de explicações e detalhes. | Encontre os processos que se referem à fase de Análise do modelo ADDIE. |
Aplicação | Aplicar, decidir, calcular, usar, modificar, transformar, classificar, organizar, descobrir, demonstrar, preparar, produzir, escrever. | Este nível verifica se o aluno pode aplicar novos conhecimentos na prática. Também mostra se o curso carece de valor prático. | Crie um exemplo de uma meta de treinamento que pode ser definida no estágio de Análise. |
Análise + Síntese | Comparar, contrastar, separar, alterar, localizar, coletar, combinar, resumir, agrupar, combinar, coletar, configurar. | As perguntas nesses níveis fazem com que o aluno vá além das instruções e descubra o que fazer por si mesmo. | Combine as fases do ADDIE com o que elas abordam. |
Avaliação | Justificar, julgar, recomendar, avaliar, relacionar, prever, argumentar, apoiar. | Este nível verifica se o aluno pode apresentar uma nova solução com base em novas informações, avaliar a situação e agir de forma independente. | Conclua sobre como o modelo ADDIE pode ser útil para designers instrucionais. |
Os verbos de ação da Taxonomia de Bloom o ajudarão a escrever corretamente as perguntas do teste.
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Quais os 6 níveis da Taxonomia de Bloom e como aplicá-los na criação de questionários
Você já deve estar tendo uma breve ideia sobre o que é Taxonomia de Bloom, mas agora é importante aprofundarmos um pouco mais nesse modelo no que diz respeito à aplicação prática nas avaliações e questionários de aulas e treinamentos.
Para avaliar o conhecimento dos alunos de forma eficaz, o que a Taxonomia de Bloom sugere é a criação de seis tipos de perguntas.
Cada tipo corresponde a um nível específico de taxonomia. Por exemplo, você pode primeiro verificar o quão bem a pessoa aprendeu o material, depois descobrir o que ela entendeu, saber que conhecimento ela pode aplicar e assim por diante.
Se o aluno responder corretamente ao primeiro tipo de perguntas, ele terá acesso às perguntas do próximo nível. Se o aluno cometer um erro, ele deve revisar o material e fazer o teste novamente.
Exemplo. Ao responder ao primeiro grupo de perguntas, João deu 4 respostas corretas de um total de 10. O objetivo principal dessas perguntas era verificar o quão bem ele havia aprendido o material do curso. Como João falhou em mais da metade das perguntas, não adianta testá-lo ainda mais e verificar suas habilidades práticas. Será melhor se o teste o enviar automaticamente para o início do curso para reciclagem ou fornecer informações adicionais sobre questões problemáticas.
Dica rápida. Você pode configurar ramificações para seus cursos e questionários com o kit de ferramentas de criação do iSpring Suite. Se o aluno responder incorretamente, ele pode ser redirecionado automaticamente para o bloco teórico.
Leia este artigo sobre cenários de ramificação para saber como você pode criar facilmente cursos e testes não lineares com o iSpring.
Taxonomia de Bloom nível 1: teste o conhecimento
O que diz a Taxonomia de Bloom. No estágio “Conhecimento”, é importante verificar o quão bem um aluno aprendeu novas informações: fatos específicos, datas e termos. Se eles souberem as respostas, você poderá testá-los ainda mais.
Como escrever perguntas para testes. Use verbos como “definir”, “descrever”, “nomear”, “selecionar”, “mostrar”, “fornecer uma definição” ou “escolher a resposta correta” porque são concretos e o aluno entende claramente o que se espera deles nestas perguntas.
Exemplos
Essa pergunta está estruturada de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom: usamos o verbo de ação “escolher”.
A questão abaixo não foi escrita de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Por causa da formulação incorreta da pergunta, o aluno ficou confuso e cometeu um erro.
Taxonomia de Bloom nível 2: verifique a compreensão
O que diz a Taxonomia de Bloom. No nível “Compreensão”, um teste ajuda a verificar se o aluno pode ir além da lembrança básica e entender o significado e a correlação dos conceitos-chave.
Como escrever perguntas para testes. Use verbos como “explicar”, “encontrar”, “definir”, “comparar”, “parafrasear” ou “generalizar”. Para responder a tais perguntas, o aluno deve não apenas conhecer os termos, mas também entender o conceito.
Exemplos
Esta questão foi escrita de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Usamos o verbo de ação “encontrar”.
A questão a seguir não foi escrita de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Por causa do texto confuso, o aluno cometeu um erro.
Taxonomia de Bloom nível 3: teste o conhecimento na prática
O que diz a Taxonomia de Bloom. O terceiro tipo de pergunta se concentra na Aplicação. Elas ajudam a testar a capacidade do aluno de colocar o conhecimento adquirido em ação.
Como escrever perguntas para testes. Essas perguntas devem começar com verbos como “aplicar”, “decidir”, “calcular”, “usar”, “transformar”, “mudar” ou “criar”. Elas ajudam a simular uma situação real e estimulam os alunos a mostrar que podem aplicar as informações que aprenderam.
Exemplos
A questão abaixo foi composta de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Usamos o verbo de ação “criar”.
A questão a seguir não foi criada de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Por causa da formulação incorreta da pergunta, o aluno ficou confuso e não forneceu uma resposta satisfatória.
Níveis 4 e 5 da Taxonomia de Bloom: veja se o aluno pode improvisar
O que diz a Taxonomia de Bloom. Em alguns casos, é impossível trabalhar seguindo estritamente um script ou instruções. Para responder a uma pergunta, o aluno precisa analisar uma situação. Essa habilidade é testada nos níveis de “análise” e “síntese” da Taxonomia de Bloom.
Como escrever perguntas para testes. Use os seguintes verbos de ação: “comparar”, “contrastar”, “destacar”, “combinar”, “classificar”, “localizar”, “resumir” e “agrupar”. Essas perguntas levam o aluno a encontrar sua própria solução, em vez de procurar respostas prontas.
Exemplos
A questão abaixo foi escrita de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Usamos o verbo de ação “combinar”.
Esta questão não foi escrita de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Por causa de palavras inadequadas, o aluno ficou confuso e cometeu um erro.
Taxonomia de Bloom nível 6: verifique se o aluno pode tomar decisões
O que diz a Taxonomia de Bloom. No nível de “avaliação”, você precisa verificar se o aluno está suficientemente imerso no tópico e pode tomar decisões com base nas novas informações. Se você vai avaliar as habilidades de gerenciamento, esse tipo de pergunta é obrigatório.
Como escrever perguntas para testes. Essas perguntas devem começar com “concluir”, “provar”, “justificar”, “julgar”, “verificar”, “avaliar” e “recomendar”. Nesse nível, é essencial usar perguntas do tipo “redação”. Desta forma, o aluno não terá nenhuma pista para seguir – ele só poderá confiar em seus próprios conhecimentos e habilidades.
Exemplos
A questão abaixo foi formulada de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Usamos o verbo de ação “Concluir”.
Esta questão não foi escrita de acordo com as regras da Taxonomia de Bloom. Por causa de palavras inadequadas, o aluno ficou confuso e cometeu um erro.
Conclusões
- Agora que você já sabe exatamente o que é Taxonomia de Bloom, vamos tirar o máximo proveito dessa teoria na prática? Para isso, é muito importante certificar-se de que as perguntas do seu teste cobrem todos os 6 níveis, desde conhecimento, compreensão e aplicação até análise, síntese e avaliação. Dessa forma, você poderá verificar o conhecimento e as habilidades do aluno de forma eficaz.
- Esses níveis ajudarão você a avaliar a profundidade do conhecimento de seus alunos. Se um aluno não conseguir lidar com um determinado tipo de pergunta, peça que revise o material e faça o teste novamente.
Ao dominar o que compõe a Taxonomia de Bloom, você está 100% apto a formular avaliações muito mais eficazes. E, para tanto, é extremamente importante que você consiga criar cursos e testes com cenários de ramificação. Isso pode ser facilmente feito com o kit de ferramentas de criação do iSpring Suite. Basta fazer o download de uma avaliação gratuita de 14 dias e começar a criar imediatamente cursos e avaliações de e-learning envolventes.
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