Conhecer os 14 tipos de perguntas para questionário aumenta a probabilidade de fazer avaliações melhores. Os questionários online são a principal maneira de avaliar o conhecimento dos funcionários e medir a satisfação do cliente. Neste artigo, analisamos 14 tipos de questionário, desde os exemplos de perguntas de múltipla escolha ao tipo de pergunta moderna de arrastar e soltar. Qualquer modalidade de pergunta pode ser criada no iSpring QuizMaker.
Veja 14 tipos de perguntas e respostas para usar em testes e pesquisas no infográfico abaixo.
1º tipo de pergunta: Múltipla Escolha
A pergunta de múltipla escolha é uma das maneiras mais eficazes de testar os alunos. Pesquisas com perguntas de múltipla escolha apresentam inúmeras opções de respostas para uma pergunta, das quais a maioria é incorreta e apenas uma está certa.
Ainda que pareça simples, caso não tenha atenção, você pode acabar testando a dedução em vez do conhecimento dos respondentes. Mesmo que seja bom desenvolver o raciocínio dedutivo, isso não está relacionado ao objetivo da pergunta.
Dica: sempre crie perguntas diretas.
2º tipo de pergunta: Múltipla Resposta
Uma pergunta de múltipla resposta parece com a de múltipla escolha, mas deve-se selecionar todas as respostas certas entre as opções. Perguntas de questionário de múltipla resposta são muito mais difíceis porque não se sabe quantas estão certas. Para criar uma pergunta de múltipla resposta eficaz, siga essas dicas:
- Embaralhe as respostas certas
- Evite muitas respostas
- Não facilite a identificação da opção correta analisando os dados contidos na pergunta
- Evite confundir os respondentes com seu questionário
3º tipo: Verdadeiro/Falso
Uma das maneiras mais fáceis de elaborar uma pergunta é no formato verdadeiro/falso. Neste processo, o aluno deve dizer se a afirmativa/pergunta é verdadeira ou falsa. Um questionário de perguntas de verdadeiro/falso é comum na avaliação do conhecimento sobre certo assunto e pode ser uma forma divertida de desafiar o público.
Veja exemplos de pergunta:
- Não há problema entrar no armazém antes do supervisor. (Falso)
- Três minutos de cada lado é suficiente para cozinhar o hambúrguer. (Verdadeiro)
- Você deve pressionar seus clientes para adquirir os produtos imediatamente sem deixar que pensem a respeito. (Falso)
4º tipo: Resposta Curta
Neste tipo de pergunta, o respondente deve digitar a resposta única sozinho. Este formato funciona para quem busca a proficiência sem dar dicas, pois exige que os alunos realmente saibam a resposta certa.
Dica: inclua opções com erros de digitação, abreviações e outras variações de grafia que podem surgir.
5º tipo: Preencher as Lacunas
A pergunta de preencher as lacunas (também chamada de pergunta de completar) exige que os alunos realmente conheçam a resposta certa. Use esse tipo de pergunta sem dicas e avalie o conhecimento real dos respondentes. Faça uma pergunta assim para avaliar a compreensão de um funcionário sobre determinada regra da empresa ou procedimento de marketing simples, por exemplo.
6º tipo: Correspondência
Uma pergunta de correspondência pode abordar vários conteúdos, além de ser um dos tipos de perguntas em questionários mais envolventes. No tipo de pergunta de correspondência, você oferece frases e conceitos junto a várias palavras e os respondentes devem combinar cada palavra com a frase ou conceito adequado. Você pode incluir informações e dados extras na pergunta, dificultando ainda mais a experiência.
7º tipo: Sequência
As perguntas de sequência são ótimas opções para criar uma linha do tempo, ordenar dados ou ilustrar um processo da empresa. Você pode listar eventos e pedir aos respondentes que coloquem na ordem correta. Essas perguntas são eficazes quando é preciso lembrar de várias informações, não fatos isolados. Você também pode usar este tipo de pergunta em avaliações que tratam de eventos históricos e cronológicos.
8º tipo: Ponto de Acesso
Os pontos de acesso são perguntas visuais, que exigem que os alunos selecionem uma determinada área da imagem indicando-a como a resposta. A pergunta no formato de imagem é mais atrativa para o respondente, já que permite avaliar a identificação visual das informações na imagem, saindo um pouco da teoria.
9º tipo: Arraste e Solte
Este tipo de pergunta é muito divertido, já que permite a interatividade, tornando a atividade mais envolvente para os respondentes. Defina quais objetos da lista são dados que podem ser arrastados e quais são os espaços em que devem ser “soltos”. Esse formato permite que as pessoas arrastem os objetos e soltem em lacunas predefinidas em uma imagem.
Veja um exemplo de pergunta de arraste e solte no material de marketing da iSpring.
10º tipo: Arraste as Palavras
Neste exemplo de questionário, as pessoas devem arrastar as palavras e soltá-las nas lacunas da caixa de texto. Crie frases com trechos faltando para o respondente arrastar até o lugar certo, formando a frase completa na caixa de texto.
11º tipo: Selecionar de Listas
Neste caso, o respondente deve ler a pergunta e selecionar a opção correta na lista. São perguntas fechadas, como de preencher as lacunas, mas deve-se oferecer opções de resposta. Ainda que não pareça uma avaliação eficaz, pode ser útil na coleta de dados acerca da satisfação do cliente.
12º tipo: Numérico
A pergunta numérica parece com a de resposta curta, mas o respondente deve inserir a resposta na forma de número. É quase impossível chutar a resposta certa nesse tipo de pergunta. Assim, é uma forma de desafiar seu público-alvo a demonstrar seu conhecimento.
No iSpring QuizMaker, é possível definir o número exato ou um intervalo para usar na pergunta.
13º tipo: Escala Likert
A escala Likert é mais adequada para pesquisas de atendimento e feedback, nas quais os respondentes podem expressar sua opinião sobre serviços a partir das afirmações usando uma escala de cinco pontos. Você também pode definir opções diferentes para sua escala Likert.
14º tipo: Ensaio
O ensaio é um exemplo de pergunta aberta que busca um feedback livre do respondente. No e-learning, este tipo de pergunta é adequado quando se deseja obter informações detalhadas, um feedback completo ou a descrição de um caso. No caso do ensaio, as perguntas abertas provocam os respondentes a dar respostas sem restrições.
Assista a este vídeo (em inglês) sobre os exemplos de questionários utilizados no e-learning.
Perguntas frequentes sobre o tipo de pergunta das avaliações
1. Como posso criar avaliações mais envolventes?
A interação é uma ótima solução para criar questões mais divertidas para as pessoas. É uma experiência que mistura a aferição de conhecimento com atividades que provocam a curiosidade e mantém o envolvimento. As questões interativas podem ser de arraste e solte, ponto de acesso, correspondência ou escala Likert. Você pode criar suas pesquisas interativas com a ajuda de ferramentas de autoria.
Você pode animar seu questionário personalizando um feedback automatizado. Trata-se de uma mensagem exibida sempre que a pessoa responde uma pergunta. Crie frases encorajadoras, por exemplo, “Muito bem!”, “Ótimo trabalho!” ou “Ops, quase” e “Você vai acertar na próxima!”. No caso das respostas incorretas, inclua uma breve explicação do porquê. Isso vai estimular os respondentes a continuarem tentando.
2. O que são os questionários interativos?
São avaliações criadas usando a tecnologia Javascript ou HTML5 e oferecem uma experiência de aprendizagem dinâmica. Enquanto estão respondendo, os alunos interagem com os materiais de e-learning, explorando-os com o mouse ou uma tela touchscreen.
Por exemplo, eles podem clicar em objetos ou arrastar informações de um lugar a outro. Pesquisas atraentes aumentam o envolvimento do aluno na experiência de aprendizagem.
3. Como posso evitar que os alunos colem nos testes?
Quando não conseguem finalizar o teste com sucesso, os alunos tendem a decorar as respostas incorretas, sem pensar nas perguntas. Assim, para encorajar seus alunos a refletir sobre a pergunta e não apenas lembrar dos resultados anteriores, embaralhe os enunciados.
Você pode embaralhar a ordem das perguntas ou criar um banco de questões completo. Esse banco de questões vai substituir automaticamente as perguntas usadas por novas. Isso permite que os testes tenham sempre um novo conjunto de perguntas, assim não será possível obter as respostas com os colegas. Além disso, você pode utilizar os questionários cronometrados, assim seus alunos não perderão segundos preciosos pesquisando a resposta online.
4. O que é um questionário cronometrado?
Um questionário cronometrado é aquele em que você define o limite de tempo. Os alunos têm que responder rapidamente e estão menos suscetíveis a colar. Você pode criar testes com perguntas que tenham o mesmo limite de tempo ou personalizá-lo. Leia este artigo sobre como criar um questionário cronometrado com facilidade.
5. O que mais posso usar para avaliar os alunos online?
O teste tradicional é uma opção de avaliação do conhecimento no e-learning, mas existem muitas. Se você quer avaliar rapidamente um público alvo grande, ele funciona. No entanto, podem existir outros objetivos de aprendizagem que demandam outros tipos de avaliação e de pergunta.
Por exemplo, para testar as habilidades de comunicação dos seus alunos, use os diálogos simulados. Já para analisar o pensamento crítico, utilize perguntas abertas, como a escala Likert, os ensaios e perguntas para formulário dissertativo. Por fim, para as habilidades de pensamento criativo, peça que criem um projeto.
Você pode ver mais informações sobre como avaliar alunos online aqui.
6. O que é um questionário com nota?
Um questionário com nota é um teste que atribui uma pontuação ou nota ao aluno com base em seu desempenho. Geralmente consiste em um conjunto de perguntas ou tarefas e cada resposta correta vale um determinado número de pontos. A pontuação total indica o nível de compreensão do aluno. As avaliações com nota são comuns no ramo educacional, plataformas online e programas de treinamento de funcionários, para a avaliação do conhecimento e aferição do progresso.
7. Como eu devo atribuir nota a um questionário?
Ao decidir atribuir nota a uma questão em um questionário, você deve considerar dois aspectos: a importância e a dificuldade da pergunta. Suas perguntas tratam de assuntos abrangentes? Defina uma nota mínima de 60% de acerto.
Se uma pergunta é mais prática, por exemplo, “como lidar com um cliente irritado com produtos ou serviços da empresa?”, indique sua importância sendo mais exigente na nota. Se a pergunta avalia, por exemplo, o conhecimento de gestão de riscos, por exemplo, deve-se ser ainda mais exigente. Você também pode definir penalidades e tirar pontos dos alunos que não respondem a opção correta de uma pergunta.
8. O que é trívia?
Trata-se de um jogo que testa seu conhecimento sobre diversos assuntos. Geralmente consiste em perguntas de múltipla escolha, em que se deve indicar a opção correta. São exemplos de trívia as atividades em reuniões sociais, plataformas online e jogos. Podem abranger vários tipos de assuntos, como história, geografia, esportes, entretenimento, ciências e muito mais. Seus objetivos são desafiar o conhecimento dos entrevistados e divertir ao mesmo tempo.
9. Como é chamado o teste de personalidade?
O teste de personalidade é uma prática de avaliação que ajuda as pessoas com insights sobre seus traços de personalidade, características, preferências e padrões de comportamento. Geralmente consiste em perguntas ou afirmações que devem ser respondidas e, com base nas respostas, a pessoa recebe um feedback ou análise da sua personalidade. São muito utilizados para fins de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, orientação na carreira dentro da empresa ou mero entretenimento.
Conclusão
Com a utilização de avaliações variadas e interativas, o e-learning se torna uma maneira muito mais envolvente e eficaz na aferição do conhecimento e coleta de resultados. Esses 14 formatos são um recurso útil e vão te ajudar a escolher o melhor tipo de pergunta para avaliar o grau de conhecimento dos seus alunos.
Você encontra todos esses tipos de pergunta no iSpring QuizMaker, um recurso totalmente prático que vai te ajudar na criação e formatação de avaliações realmente eficazes! Experimente agora gratuitamente e comece a explorar os diferentes tipos de perguntas para questionário na sua empresa!
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