Atividades de treinamento para funcionários: resgatando o processo de aprendizagem

Treinamentos de colaboradores são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Mas o planejamento de uma integração envolvente em seus treinamentos pode ser, muitas vezes, desafiador.

Mesmo com altos investimentos nas atividades de treinamento corporativo, qualquer palestra com mais de 20 minutos tende a perder seu impacto. Isso estimula a discussão sobre como as empresas podem melhorar o engajamento dos funcionários, sem falar no complicado debate sobre treinamento com instrutor versus e-learning.

Neste artigo, preparamos uma lista com ideias de dinâmicas para te ajudar a aumentar o engajamento das suas equipes.

Treinamentos com instrutor

Os treinamentos com instrutor (ILT) são exatamente o que parecem: treinamentos conduzidos por um instrutor, combinando o ensino presencial tradicional com atividades virtuais (VILT). O modelo ILT tende a ser mais focado no instrutor do que no aluno, que não decide o ritmo do curso, nem opina sobre o quê ou como gostaria de aprender.

Isso é um desafio, já que, de acordo com o design instrucional, os alunos, especialmente adultos, precisam sentir que têm algum controle para atingirem o envolvimento máximo. Além disso, os alunos não querem receber passivamente os conhecimentos do instrutor, mas estar ativamente engajados.

Oferecemos 4 sugestões eficazes para atividades de VILT.

  1. Encenações
  2. Debates
  3. Jogos
  4. Enquetes

Encenações

Nosso cérebro está programado para aprender por narrativas e as encenações são a melhor maneira de recriar um ambiente imersivo. A encenação é uma dinâmica ativa na qual dois ou mais funcionários encenam situações orientadas pelo instrutor.

Os funcionários inevitavelmente encontrarão situações desconfortáveis no ambiente de trabalho, como clientes pedindo reembolsos ou fazendo reclamações. As encenações ajudam a minimizar os danos à reputação ou receita das empresas, oferecendo um ambiente controlado e sem riscos para as equipes receberem feedbacks e avaliarem estratégias.

Encenações imergem os alunos em um ambiente simulado que estimula o envolvimento e a ação seguindo as emoções, que são a base mais forte da memória. Assim, encenações enraízam o conhecimento tornando seu resgate um processo quase inconsciente.

As práticas que “engajam” dão controle ao colaborador. Assim, os objetivos das encenações são deixar seu ILT mais centrado no aluno e ajudar na contextualização da informação para os colaboradores. Se você lida com pessoas furiosas, moderadas ou apenas oferece suporte técnico aos produtos, os treinamentos com diferentes encenações são altamente eficazes.

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Debates

Os debates se assemelham ao ensino natural, por meio da colaboração, observação e interação entre pessoas (aprendizagem social). Ao fazer perguntas e promover a prática de debates na equipe, você torna seu (V)ILT mais centrado no aluno.

No treinamento ILT presencial, basta dividir os alunos em grupos e orientá-los com perguntas, permitindo que tenham controle do debate. Por exemplo, em vez de uma capacitação que apresente as regras de segurança aos novos colaboradores, deixe que reflitam e criem seu próprio plano de segurança em grupos. O debate suscita dúvidas, ideias e reflexões valiosas e costuma ter algumas dinâmicas como registro das ideias em um quadro branco, mapeamento coletivo de sugestões e troca de informações.

Em um VILT, essa prática ocorre online. Apesar das restrições do trabalho remoto, os debates entre colaboradores incluem o compartilhamento de tela, fóruns, quadros brancos e ferramentas de treinamento online colaborativo. Como no modelo presencial, o software de VILT permite que você fale, escreva e compartilhe visualmente as ideias com os colegas em tempo real.

Jogos

A Finance Online aponta que 80% dos colaboradores nos EUA acreditam que a educação com jogos é mais envolvente. Eles não apenas aumentam o engajamento, mas também são excelentes atividades para formação de equipes, melhorando a colaboração no ambiente de trabalho. Além disso, as recompensas dos jogos, como pontuações e prêmios, reforçam positivamente os comportamentos, contribuem para uma maior retenção de conhecimentos e oferecem feedback contínuo do desempenho.

Jogos são especialmente gratificantes para equipes de alto desempenho. A motivação aumenta com o reforço positivo e negativo presentes nos jogos, o que inspira o maior comprometimento dos colaboradores do grupo. Ironicamente, as informações são melhor assimiladas quando o ensino está inserido em uma dinâmica competitiva.

Existem diversos modelos de jogos corporativos. Caso esteja treinando uma equipe de vendas nas abordagens e comportamentos para conversas presenciais ou por telefone, que tal criar um “bingo do atendimento ao cliente”? Você pode adaptar jogos famosos como Caça ao Tesouro e Banco Imobiliário para o desenvolvimento de habilidades. Se quiser novas ideias de jogos para usar no escritório, leia nosso artigo sobre jogos de call center.

Enquetes

As enquetes são práticas necessárias no treinamento de adultos, seja ILT ou VILT. É uma maneira eficaz de garantir que seu curso seja envolvente e põe o aluno à frente do seu processo de desenvolvimento. Experimente abrir uma enquete no início do treinamento para conhecer as expectativas do público e entender o que querem aprender. É possível fazer consultas periódicas durante o treinamento online (especialmente ao final, que é fundamental para o sucesso de qualquer capacitação).

No treinamento ILT, as enquetes são projetadas e os alunos usam dispositivos para enviar suas respostas. No caso de um webinar online, o uso de ferramentas como o Zoom permite criar enquetes, reunir as respostas e baixar um relatório com os resultados.

As enquetes combinam com os treinamentos e-learning pela fácil contabilização. Existem inclusive plataformas, como a SurveyMonkey, que fazem pesquisas online e avaliam os resultados. Também é possível criar pesquisas com ferramentas de autoria como o iSpring Suite Max. Confira uma enquete de múltipla-escolha criada em poucas etapas no iSpring!

Atividades para treinamento de e-learning

Para uma capacitação ser cativante para adultos, eles precisam sentir que estão no controle do processo de aprendizagem. Esta é uma forma mais ativa de educação, que é essencial para o envolvimento e retenção dos conhecimentos.

Treinamentos de e-learning viabilizam o aprendizado no ritmo e na forma que o aluno preferir. Ainda que exista a figura do instrutor, ela é assíncrona. Assim, os funcionários não acompanham passivamente um professor em tempo real.

Na verdade, no e-learning, o céu é o limite! Todos os modelos já mencionados no treinamento com instrutor podem ser adaptados para o e-learning. Abordaremos algumas práticas diferentes que podem ser utilizadas para aumentar o envolvimento dos colaboradores, como:

  1. Cursos baseados em slides
  2. Questionários/Avaliações
  3. Vídeos de treinamento
  4. Diálogos simulados
  5. Cursos de microaprendizagem

Cursos baseados em slides

Se você já usou PowerPoint ou Keynote, esse método será familiar. A única diferença é que apresentações de PowerPoint/Keynote estão centradas no instrutor. Ou seja, os slides são guias para o instrutor, não uma plataforma para o envolvimento do aluno. Cursos baseados em slides têm alta interatividade, indo além do texto e imagem. Para o maior engajamento dos colaboradores, eles devem poder interagir com os objetos na tela, usando botões de controle de vídeo e exercícios variados.

Dependendo do formato do treinamento, os colaboradores da empresa podem escolher os conteúdos que julgarem mais relevantes ao seu desenvolvimento e, assim, definir seu caminho do aprendizado. Adultos querem ter controle sobre seu aprendizado devido aos diversos estilos de aprendizagem, da base e experiências que possuem. Eles se engajam mais quando podem escolher conteúdos relacionados ao negócio e com aplicações reais.

Além disso, esse tipo de curso costuma ser individual e, quando em um treinamento corporativo para pessoas com agendas lotadas, oferece maior controle de onde e quando cada um quer estudar. O formato assíncrono do e-learning oferece flexibilidade para seus funcionários estudarem quando estiverem calmos, focados e sem distrações.

Não se preocupe com o custo e tempo para criar um treinamento de e-learning sofisticado, existem inúmeras ferramentas de autoria impressionantes para te ajudar a desenvolver qualquer atividade deste artigo. Falamos do iSpring Suite Max, mas seu diferencial é a interface semelhante ao PowerPoint, tornando-o ridiculamente intuitivo para a maioria dos colaboradores. Além disso, você pode converter seus slides do PowerPoint em um treinamento online interativo em alguns cliques.

Veja um curso baseado em slides criado com o iSpring:

Questionários/Avaliações

Na estratégia de e-learning e no ILT, os questionários/avaliações são fundamentais para o sucesso de qualquer treinamento. Questionários oferecem um feedback benéfico para alunos e para o desenvolvedor do curso. No treinamento ILT, a responsabilidade de realizar avaliações e dar notas é do instrutor, mas no e-learning geralmente são processos automatizados. Assim, os colaboradores da empresa têm um panorama do seu crescimento e desafios enquanto coletam-se dados detalhados para melhoria dos conteúdos.

Ainda que a testagem em programas (V)ILT costume se restringir às perguntas de múltipla-escolha, o e-learning oferece uma ampla gama de recursos. Inclusive, é interessante misturar diferentes tipos de questões, como perguntas de resposta curta, com lacunas, combinação de afirmações, arrastar e soltar e numeração de sequências.

É possível configurar um feedback encorajador nas respostas corretas e incorretas do seu questionário. A correção no e-learning tem o redirecionamento automático ao slide ou seção para leitura da resposta correta. A comparação da resposta incorreta com os conteúdos corretos ajuda as pessoas a identificarem seu erro. Esse momento “eureca” tem fundo emocional e ajuda a sedimentar o conhecimento.

O iSpring Suite Max oferece 14 modelos de questionários. Assim, você tem diferentes tipos de questionário/avaliação. Confira um questionário interativo criado no iSpring:

Vídeos de treinamento corporativo

Vídeos de treinamento são conteúdos simples de criar no e-learning e desafiadores no (V)ILT síncrono. À primeira vista, a criação de um vídeo pode parecer assustadora, mas basta uma webcam e microfone e pronto!

Os vídeos de treinamento corporativo oferecem mais flexibilidade. Os colaboradores definem quando e onde assistir, garantindo mais foco e envolvimento. Além disso, o design instrucional considera os diferentes estilos de aprendizagem (visual, verbal, espacial e tátil-cinestésico) e o diferencial desse método é que atende a maioria (ou todos) dos estilos. Com ele, é possível criar gravações de tela, palestras ou sua combinação (vídeos com picture-in-picture).

Diálogos simulados

Os diálogos simulados em uma atividade de treinamento se assemelham à encenação, mas as simulações são muito mais específicas. Seu processo de criação envolve o mapeamento de cenários ramificados que viabilizam o diálogo automatizado e síncrono. Basicamente, é um ambiente seguro para um colaborador, especialmente do ramo de vendas e varejo, conhecer outro ponto de vista e praticar suas habilidades de comunicação sem prejuízos às vendas ou a reputação da empresa.

No e-learning, os diálogos simulados são uma forma de encenação restrita à comunicação virtual. Caso um dos objetivos seja aumentar as vendas, crie um diálogo simulado para os alunos lidarem com um cliente virtual irritado.

Conversas nunca são previsíveis, então quanto mais ramificações, melhor será seu diálogo. Um colaborador pode responder a um desafio de inúmeras maneiras. Por exemplo, se ele for rude, o cliente/personagem deve responder com raiva. Da mesma forma, sendo educado, o personagem pode sorrir e cair no seu discurso de venda.

Diálogos simulados podem parecer complexos e sofisticados, mas ferramentas como o iSpring Suite Max fazem todo o trabalho para você. Veja um exemplo de diálogo simulado em um banco criado facilmente no iSpring:

Cursos de microaprendizagem

Cursos de microaprendizagem são vistos mais como um programa que uma atividade, mas não devem ser assim! Esses conteúdos podem não ser úteis em ILTs, por serem ministrados em pequenos módulos de fácil assimilação. Assim, cada módulo foca em uma questão, problema ou objetivo de aprendizado do colaborador.

Além disso, essa estratégia pode ter qualquer formato, combinando cursos baseados em slides, vídeos (interativos), podcasts, jogos e avaliações. Não são as formas de entrega do conteúdo que devem ser consideradas, mas sua organização e planejamento. Se seus objetivos são maior retenção de conhecimento no menor tempo, essa estratégia é perfeita. Pela entrega de conteúdo pontual, os alunos escolhem o que é relevante para eles e assumem a dianteira dos estudos.

Com o iSpring Suite Max, você cria uma microaprendizagem no seu navegador. Basta inserir textos, imagens, vídeos e incluir verificações do conhecimento, quando quiser.

Veja um exemplo de microaprendizagem criada com o iSpring:

Conclusões

Práticas de treinamento podem ser caras, mas as empresas entendem como uma necessidade para o sucesso corporativo. Assim, investir no planejamento de treinamentos envolventes traz um retorno para o clima organizacional. Ao analisar os diversos tipos de treinamentos, fica evidente que existem dois grupos principais: (V)ILT e e-learning.

Ainda que o (V)ILT traga várias formas de envolvimento dos funcionários, como narrações e jogos, o custo do programa e o tempo do instrutor podem ser elevados. Então que tal experimentar o e-learning? É um método que pode atingir os mesmos objetivos, mas com mais envolvimento dos alunos e um custo menor para a empresa.

O iSpring Suite Max tem inúmeras ferramentas para recriar a sala de aula perfeita, garantindo mais liberdade, controle e flexibilidade aos alunos!

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