Bomuca é uma empresa mexicana que distribui e comercializa produtos farmacêuticos como medicamentos e suplementos alimentares, fundada na cidade de Tijuana, Baja Califórnia em 1989. Com uma longa história na indústria farmacêutica, ela conseguiu consolidar-se como importadora, distribuidora e comercializadora de uma vasta gama de produtos da mais elevada qualidade, oriundos de prestigiados laboratórios estrangeiros, principalmente da Europa e dos Estados Unidos.
Com iSpring, Bomuca oferece treinamento a aproximadamente 250 colaboradores em todo o México. Vanessa Ortega e Cristian Ochoa dizem como conseguiram treinar colaboradores em todo o país e aumentar as vendas com iSpring.
Programa de treinamento anterior, desafios e metas da Bomuca
O primeiro problema que enfrentamos foi que a equipe de vendas, especificamente as vendedoras, responsáveis pela venda do produto, não tinham o treinamento ou os conhecimentos necessários para realizar as vendas. Há quatro anos, uma pessoa da empresa, que não era o instrutor, ficava encarregada de viajar para ministrar o treinamento presencialmente. No entanto, a despesa foi significativa, pois era impossível reunir em um só lugar as 200 vendedoras de todos os estados. Então o que essa pessoa fez foi treinar o representante de vendas e esse conhecimento foi repassado para os vendedores. As informações transmitidas nem sempre eram 100% corretas, por isso decidimos procurar uma ferramenta online para treinar todos os vendedores ao mesmo tempo.
A solução: treinar todos os colaboradores em um só lugar com iSpring
Há 3 anos decidimos utilizar uma plataforma (Territorium) para treinamento online, mas nós e nossos colaboradores achamos muito complicada de usar, então decidimos procurar outra plataforma onde fosse possível visualizar informações em qualquer momento e oferecer treinamentos em qualquer lugar, seja na loja onde os colaboradores se encontram, em casa ou durante viagens.
Ser capaz de obter relatórios claros foi muito importante para poder acompanhar o processo de aprendizagem do colaborador.
Desta forma, descobrimos que o iSpring Learn é bastante fácil de usar, nossos fornecedores experimentaram e o resultado foi positivo.
Criação de curso com iSpring Suite
Temos três pessoas na equipe de desenvolvimento de conteúdo. O departamento de marketing nos fornece um calendário de acordo com as vendas ou campanhas que serão realizadas no mês. São os departamentos que nos fornecem as informações que utilizamos para criar os cursos, seja o diretor comercial ou a equipe de marketing. Juntos concordamos sobre o tema do curso, por exemplo, um curso de desenvolvimento pessoal, sobre um novo produto ou um produto existente. Criar cursos é um esforço em equipe, e o iSpring inclui tudo o que precisamos. Tentamos utilizar todas as funções do iSpring, porque se trata de uma ferramenta que deve ser aproveitada ao máximo. Criamos cursos sobre produtos, vídeos de livros para o desenvolvimento pessoal, imagem pessoal nas redes sociais, habilidades de vendas, cursos de administração de medicamentos, noções básicas de nutrição, conceitos básicos de marketing, segurança de computador, etc. Os cursos são obrigatórios para colaboradores que estão com a empresa há mais de um mês.
Por exemplo, para apresentar um produto, usamos nosso manual e o iSpring Suite para criar o conteúdo, seja uma apresentação ou um vídeo, e também nos preparamos para o exame para obter a nota daquele mês para o novo produto.
Interações
Usamos pelo menos uma interação de cada tipo por curso ou trilha de aprendizagem. Isso facilita o processo de aprendizado para os vendedores que não precisam mais assistir a uma apresentação com muitos slides. O mais importante é a forma como são oferecidas as informações que ajudarão o vendedor a fazer bem o seu trabalho.
As interacções facilitaram a gestão da informação, uma vez que o conteúdo transmitido é muito grande. O que ajuda a equipe de vendas a fazer melhor o seu trabalho.
Vídeos e exames
Ocasionalmente vídeos são feitos com a intenção de usar todas as ferramentas e diversificar a aprendizagem.
A utilização desse tipo de interação nos exames tem ajudado na obtenção de melhores resultados, pois os torna mais interativos.
Flipbooks
Cada produto deve ter um manual, este contém informações mais completas, com as quais cada curso é complementado.
Ofereça informações com iSpring Learn LMS a qualquer momento
Após criar um novo curso, ele é enviado ao iSpring Learn LMS (sistema de gerenciamento de aprendizagem online). Este mês temos um curso com informações e no final há uma pequena avaliação. Temos também um exame final e um manual em PDF. Em alguns cursos, também adicionamos vídeos e livros para ajudar os colaboradores a se prepararem melhor.
Aqui você pode ver um tutorial sobre vitaminas e minerais no iSpring Learn LMS. É um tópico extenso e está dividido em 4 cursos:
1. Solúvel em gordura
2. Solúvel em água e complexo B
3. Minerais
4. Substâncias Lipotrópicas e Antioxidantes
Todo o ambiente é baseado no iSpring: desde a criação de conteúdo até o gerenciamento da informação com exames e relatórios
Os relatórios são o que mais nos interessa, para acompanhar o desempenho das vendedoras. Na plataforma que tínhamos anteriormente, não havia relatórios, não conseguíamos obter um relatório final e nem por grupos ou por representantes. Com iSpring, podemos ver o que cada representante está fazendo com seus vendedores. Todo mês, ao final de um curso, produzimos um relatório no qual podemos ver qual vendedora concluiu aquele curso, se ela tem todo o material e se passou na avaliação.
Usamos os departamentos tradicionais que são “Administrativo” e “Vendas”.
No final de um curso, os colaboradores recebem um certificado.
O iSpring tornou nosso trabalho mais fácil em tudo, desde a criação da apresentação até o envio.
Ao contrário do treinamento presencial, o iSpring oferece as informações aos colaboradores a qualquer momento. O treinamento presencial é realizado apenas uma vez e pode levar vários meses antes de ser oferecido novamente. Se as vendedoras fizerem o curso, elas agora poderão consultar novamente as informações em caso de dúvidas. Isso as ajuda a estarem mais preparadas. Os colaboradores usam muito o app móvel para aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no ponto de venda ou em casa, ou até mesmo no transporte público. Eles agora têm a liberdade de receber treinamento quando quiserem.
Depois de ministrar os cursos de desenvolvimento pessoal, os colaboradores nos contaram que aprenderam muito com os cursos que oferecemos até agora, e os novos colaboradores nos disseram que não receberam esse tipo de treinamento em outras empresas. Esta nova equipa acredita que somos uma empresa que se preocupa com os seus colaboradores e este treinamento contínuo que oferecemos é um ponto a nosso favor.
Resultados obtidos com iSpring
Desde que começamos a usar iSpring em 2019, nós quase duplicamos nossas vendas. Em comparação com 2018, houve um aumento significativo nos desafios de vendas e apreciação de nossos produtos.
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