Para empresas comprometidas com a busca constante da melhoria contínua e excelência em seus produtos e serviços, o desenvolvimento organizacional emerge como um modelo eficaz.
Com ele, é possível alinhar objetivos empresariais com o crescimento individual dos colaboradores e, como resultado, ambos alcançarem suas metas e expectativas.
O que é Desenvolvimento Organizacional?
Tomando como exemplo os seres vivos, também as empresas estão em constante evolução.
E essa evolução, como todo processo, necessita ser constantemente retroalimentada para que surta os efeitos desejados.
Assim, entendemos o desenvolvimento organizacional como o conjunto de estratégias e táticas planejadas que visam promover o funcionamento e o crescimento de uma empresa.
Este processo é essencial para garantir que as empresas permaneçam competitivas ao longo do tempo e reconheçam o papel fundamental do talento humano na consecução dos objetivos organizacionais.
iSpring Learn
iSpring Learn LMS: recursos poderosos para seus projetos de desenvolvimento organizacional. Inicie seu teste grátis de 30 dias
A Importância do Desenvolvimento Organizacional
Sendo um processo focado no desenvolvimento das pessoas, é natural que parte do processo esteja sob responsabilidade dos profissionais de Treinamento & Desenvolvimento (T&D).
É sempre importante destacar que o departamento de Recursos Humanos (RH) também tem uma abordagem holística, contudo, ela é individualizada.
Por outro lado, o desenvolvimento organizacional está mais ligado à estratégia que a empresa como um todo utiliza para garantir o sucesso dos negócios.
O DO desempenha um papel relevante na capacidade de uma empresa de enfrentar desafios, resolver problemas e manter a resiliência diante das mudanças do mercado.
Ao promover um ambiente de trabalho colaborativo e positivo, o DO contribui para o aumento da produtividade e a construção de relacionamentos saudáveis entre os colaboradores.
Modelos de Desenvolvimento Organizacional
O desenvolvimento organizacional (DO) é um processo estratégico que visa aperfeiçoar a estrutura, os processos e a cultura de uma empresa para alcançar seus objetivos.
Para tal, existem vários modelos, sendo que dois deles são os mais populares: o modelo de mudança de comportamento e o modelo de mudança estrutural.
Modelo de Mudança de Comportamento: concentra-se em transformar a comunicação, as relações de trabalho e o comportamento da equipe. O objetivo é criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador.
Passos para implementar:
- Treinamentos motivacionais para estimular o engajamento e a proatividade dos colaboradores;
- Desenvolvimento de competências e habilidades para aprimorar o desempenho individual e coletivo;
- Dinâmicas de grupo para fomentar a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a resolução de conflitos;
- Feedback contínuo para reconhecer o bom desempenho e orientar o desenvolvimento individual.
Modelo de Mudança Estrutural: visa fortalecer a capacidade da empresa por meio de mudanças na estrutura organizacional ou na implementação de novas tecnologias e equipamentos. Passos para implementar:
- Investimentos em produtos ou máquinas modernas;
- Alterações em produtos ou serviços;
- Modificações em procedimentos de trabalho;
- Implementação de novas tecnologias.
Os elementos do DO
O processo de desenvolvimento organizacional é composto por quatro elementos: diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.
Na primeira etapa – diagnóstico, busca-se entender a atual situação da empresa, detectando seus problemas, para propor prioridades e formas de enfrentamento. É uma etapa que exige comprometimento e transparência dos colaboradores envolvidos.
O planejamento é a fase onde serão discutidas as estratégias, metas e prazos para resolver ou mitigar os problemas encontrados. Nessa etapa também são avaliados os recursos necessários e os riscos inerentes.
Na sequência vem a parte prática, onde as estratégias serão comprovadas ou, se necessário, ajustadas para alcançar as metas propostas.
E, por último e bastante importante, é o momento de avaliar as realizações e monitorar as implementações.
A tecnologia a serviço do DO
O Desenvolvimento Organizacional e a tecnologia são grandes aliados das empresas que buscam sempre superar suas melhores marcas. E a base para todas essas ações é o treinamento e capacitação dos colaboradores, para que entendam plenamente o processo e possam apoiar e manter em funcionamento tudo que foi realizado.
A plataforma iSpring Learn, por exemplo, oferece uma variedade de recursos que podem auxiliar no desenvolvimento organizacional. De fácil utilização, com acesso flexível a materiais de treinamento em nuvem, personalização de conteúdo e recursos robustos de acompanhamento e avaliação, o iSpring Learn permite que as empresas implementem programas de desenvolvimento eficazes e acompanhem seu progresso ao longo do tempo.
As soluções da iSpring permitem aos participantes dos treinamentos que escolham os melhores horários, locais e dispositivos – smartphone, notebook, tablet ou computador, para estudarem e ampliarem seus conhecimentos.
Os colaboradores ainda contam com chats com os instrutores, feed de notícias, feedbacks e premiações por desempenho com rankings, medalhas, tudo para tornar o treinamento EAD mais engajador e focado no elemento humano.
Por outro lado, o iSpring Learn possibilita o acompanhamento individualizado, com notificações e prazos automatizados e, o melhor, após a rápida configuração inicial, a plataforma corporativa funciona por conta própria.
Um Investimento essencial
O Desenvolvimento Organizacional (DO) é uma área estratégica que visa aperfeiçoar o funcionamento de uma organização como um todo, focando no aprimoramento da cultura, dos processos, das pessoas e da estrutura.
Através de um conjunto de intervenções planejadas e sistemáticas, o DO busca impulsionar o crescimento sustentável e a competitividade da empresa no mercado.
Os benefícios do DO são abrangentes e impactam diversos aspectos da organização. Entre os principais podemos citar o aumento da produtividade e da eficiência de colaboradores e de toda empresa; melhoria da qualidade dos produtos e serviços; aumento da competitividade e participação do mercado; melhoria do clima organizacional; atração e retenção de talentos; redução de custos e retrabalhos etc.
O resultado desses e outros benefícios é, consequentemente, maior lucratividade para a empresa e maior disposição e adaptabilidade frente às mudanças e desafios futuros.
Ao promover um ambiente de trabalho mais positivo, transparente e participativo, ocorre simultaneamente, o aumento do engajamento dos colaboradores, maior sentimento de pertencimento ao grupo e comunicação eficaz.
Tudo isso terá reflexo imediato na imagem da empresa perante seu público, seja ele na comunidade onde está instalada ou nas redes sociais que participa.
LEMBRETE DAS ESPECIALISTAS
O Desenvolvimento Organizacional exige tempo e esforço para ser implementado com sucesso. É essencial considerar as diferentes ideias e habilidades dos colaboradores e lembrar que a proatividade e o comprometimento são fundamentais para o sucesso do DO.