21 jogos para call center que vão melhorar o desempenho da sua equipe de atendimento

Já pensou em melhorar a eficiência dos atendentes e as interações com os clientes com jogos para call center no ambiente de trabalho? Essa é uma técnica super eficaz de aumentar o desempenho da sua equipe de vendas e atendimento ao cliente. Neste post, incluímos 21 jogos e dinâmicas para fortalecer a equipe em todos os aspectos, estimulando engajamento e compromisso entre vendedores e supervisores, aumentando a motivação e desenvolvendo as habilidades de comunicação e resolução de problemas.

Jogos para call center que melhoram as habilidades de comunicação

A comunicação clara é essencial para o sucesso em qualquer trabalho, especialmente no setor de vendas de call centers. Deve-se saber o que falar, quando falar e como fazer o cliente entender o que é dito. Nesse aspecto, esse conjunto de jogos traz vários benefícios para vendedores e gerentes de call centers em sua rotina na empresa.

1. Conversas simuladas

Visão geral: A conversa simulada é uma gamificação que pode ser jogada no computador ou em dispositivos móveis. Reproduz conversas comuns nas relações de vendas, entre vendedores e clientes, por exemplo. Cada etapa do diálogo pode se basear em situações verídicas e os alunos devem enfrentar desafios em tempo real: apresentar corretamente um produto, atribuir uma tarefa a um subordinado ou acalmar um cliente irritado. Para entender um pouco como as conversas simuladas podem ser atraentes e realistas, confira este vídeo com um diálogo que treina um vendedor de carros sobre como lidar com os clientes.

Número de participantes: Uma pessoa

Ferramentas necessárias: Um computador ou dispositivo móvel e uma ferramenta de autoria como o iSpring Suite, onde você pode construir seu próprio diálogo simulado. 

Por que jogar: O objetivo da simulação é ensinar os funcionários a falar de forma clara e concisa, abordando o conteúdo da conversa sem delongas. A prática é feita em um ambiente seguro, livre da pressão real, para que possam agir com segurança e não cometer erros. Outra vantagem dessa dinâmica é que pode ser feita no seu ritmo, sem ter que reunir todos os funcionários em um treinamento formal. Todos podem exercitar individualmente, quando e onde quiserem. Além disso, pode-se avaliar os resultados e desempenho dos funcionários de forma fácil e objetiva.

2. Sim e…

Duração: 5+ minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Nenhuma

Instruções: Esta dinâmica de criar histórias se baseia no princípio “Não negue”.

  1. Alguém começa falando uma frase de uma história.
  2. O próximo continua criando, seja devolvendo para a mesma pessoa ou passando adiante para o grupo dar sequência.
  3. Você pode levar a história para qualquer direção, desde que ela continue a partir da frase anterior com um “sim e…”.

Por que jogar: Esta gamificação é uma maneira de ensinar algumas habilidades essenciais nas relações com os clientes, principalmente a escuta. Por ter que partir do que foi dito por último, o grupo evita um hábito negativo em conversas: concentrar-se demais no que você quer falar. Enquanto o outro está falando, é comum não ouvir tudo que está sendo dito. Jogos assim ainda ensinam a ser flexível. Em vez de rejeitar o que foi dito, seu objetivo é desenvolver a partir disso. Muitos serviços vão mal porque o atendente não escuta ou quer provar que o cliente está errado. Moral da história: o resultado é melhor quando se desenvolve sobre o que foi dito.

3. Encenação de clientes

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Quatro ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e papel

Instruções: Esta dinâmica de improvisação é uma maneira de treinar o atendimento ao cliente em call centers.

  1. Divida a equipe em duplas, com o grupo A interpretando o cliente irritado e o grupo B, o atendente.
  2. Os clientes recebem uma reclamação ou podem criar uma (pense em reclamações ridículas, como por exemplo “a internet está rápida demais”). Além disso, também recebem um objetivo, por exemplo, obter o reembolso integral.
  3. Os atendentes no grupo B devem resolver a situação. Eles também têm um objetivo: acalmar o cliente e reduzir os danos ao máximo. Podem não estar autorizados a oferecer o reembolso, por exemplo, mas um vale ou um mês grátis do serviço.
  4. As duplas então interpretam seus papéis na frente dos colegas. Devem ser criativos, especialmente os que interpretam os clientes.
  5. Após a encenação, todo mundo pode dar seu feedback dizendo, por exemplo, o que o atendente poderia ter feito diferente para minimizar os prejuízos.

Por que jogar: Este é um exercício útil para ambos os grupos. O atendente treina a resolução de conflitos e os “clientes” aprendem um pouco sobre empatia nas relações de vendas. Também será divertido reconhecer os argumentos e dilemas comuns que você vivencia em sua rotina.

4. O cliente está sempre…

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e fichas

Instruções: Esta dinâmica de encenação usa fichas para simular os diferentes tipos de clientes e situações problemáticas.

  1. Detalhe diversos cenários envolvendo clientes problemáticos (um em cada ficha).
  2. Em outro conjunto de fichas, escreva a mesma quantidade de tipos de clientes problemáticos (fica com raiva rapidamente, interrompe constantemente etc.).
  3. Escolha quem vai começar no atendimento e quem será o cliente. Eles escolhem fichas aleatórias, cada um da sua pilha, e devem usar a informação para interpretar o seu papel.
  4. O desafio é manter um tom agradável e profissional e enquanto oferece explicações criativas a um cliente repetidamente errado.
  5. Os demais participantes serão os jurados. Eles vão dar pontos com base no quanto o problema do cliente foi resolvido, se o call center manteve controle da conversa e quanto ao sucesso em salvar a experiência do cliente.

Por que jogar: Melhora as habilidades dos atendentes de um call center em falar com naturalidade e conforto, mesmo saindo do roteiro, e resolver situações delicadas sem comprometer o atendimento ao cliente.

5. Nunca diga nunca

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e etiquetas com nomes

Instruções:

  1. Verifique se todos têm uma etiqueta com o nome e, em seguida, reúna os novos funcionários em um círculo grande.
  2. Instrua cada funcionário a pensar em dois ou três pedidos que queiram fazer. Os pedidos podem ser razoáveis ou surreais.
  3. Dê alguns exemplos diferentes de pedidos, como: “Eu quero trocar de lugar com você no círculo” ou “Eu quero uma aeronave espacial”. Dê alguns minutos para os funcionários pensarem nos seus pedidos.
  4. Fale para cada funcionário que eles se alternarão chamando o nome dos colegas e pedindo uma das coisas que pensaram.
  5. O funcionário chamado pelo nome deve negar o pedido sem realmente dizer “não”.
  6. Em seguida, o funcionário que acabou de ser chamado escolherá outro colega e perguntará seu pedido, que também deve ser negado e assim por diante.
  7. Comece fazendo uma conversa de exemplo entre você e outro líder do grupo e depois deixe que continuem.

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Por que jogar: Não importa qual seja o pedido, razoável ou absurdo, existe uma maneira de recusar sem dizer “não”. Quando seus atendentes entenderem como fazer isso, fica cada vez mais fácil responder perguntas de forma positiva e que buscam uma solução. Este é um dos jogos de call center que realmente expõe seus funcionários a novas formas de pensar, permitindo que eles se sintam confortáveis colocando em prática essas técnicas de raciocínio.

6. Só um minuto

Duração: 3 minutos por pessoa

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Um cronômetro, um apito para sinalizar o término de um minuto, um quadro branco para anotar a pontuação.
Opcional: Objetos para os participantes fazerem barulho – chocalhos, apitos e sinos.

Instruções:

  1. Explique que o objetivo é falar durante um minuto sobre um assunto que você irá dizer, sem rodeios, hesitação ou repetição de qualquer palavra.
  2. Caso os integrantes da outra equipe percebam rodeios, hesitações ou repetições, elas podem desafiar soando seu apito ou falando alto o seu nome.
  3. Você deve parar o cronômetro quando houver um desafio.
  4. Anote a pontuação; um ponto é concedido quando o desafio estiver correto e aquele que desafiou (caso esteja certo) assume o papel do orador. Isso continua até dar um minuto.
  5. Se o desafio estiver incorreto, o ponto é dado para o orador e ele poderá continuar.
  6. Forneça assuntos relacionados ao atendimento ao cliente em call centers, como o cliente ter sempre razão, como lidar com clientes irritados, quando algo dá errado na empresa, o ponto de vista do cliente, indo além, bom atendimento nas vendas etc.

Por que jogar: Esta gamificação vai ajudar seus atendentes a falar com coerência sobre qualquer assunto e em qualquer situação.

7. Bingo do atendimento ao cliente

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Cinco ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e papel, folhas de bingo

Instruções:

  1. Crie duas folhas no estilo de bingo; você encontra facilmente modelos gratuitos online.
  2. Preencha uma folha com frases comuns no atendimento de clientes em um call center para que as pessoas identifiquem durante a encenação ou enquanto durante as chamadas.
  3. Em outra folha, em branco, escreva comportamentos ou frases que gostaria que sua equipe adotasse.
  4. Faça com que eles avaliem suas próprias chamadas e dê prêmios para quem gritar “bingo” após completar sua folha.

Por que jogar: Dinâmicas assim ajudam os funcionários a identificarem frases clássicas e reforça quando é provável que as ouçam. Isso, por sua vez, auxilia na adoção dos comportamentos desejáveis em um call center.

8. Jogos da “Experiência do cliente”

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e papel

Instruções:

  1. Dê a cada participante uma lista de coisas que agregam valor à experiência do cliente, por exemplo, aconselhar sobre outros produtos recomendados ou registrar os detalhes de contato.
  2. Faça caixinhas para serem riscadas ao lado de cada item da lista.
  3. Ao longo do dia, os participantes podem riscar cada caixinha à medida que forem realizando essas ações em suas chamadas. O detalhe é que apenas um item pode ser riscado por cliente, então os atendentes não podem riscar todo o cartão nas primeiras chamadas do dia.
  4. Após riscarem toda a lista, eles podem trocar suas folhas por um ticket de um sorteio (e receber uma nova lista).
  5. Os prêmios são sorteados ao final do dia/semana/mês.

Por que jogar: Esses jogos ajudam a melhorar a compreensão dos atendentes sobre o que contribui para as jornadas positivas do cliente e o que podem fazer para obter melhores resultados.

Jogos para call center que motivam a equipe

Manter a motivação em uma equipe de call center pode ser difícil. Cada ligação é diferente, mas o trabalho pode parecer repetitivo e o alto volume de chamadas durante longos períodos pode realmente afetar a produtividade. Estes jogos motivacionais para call center podem ajudar a aumentar o engajamento dos seus atendentes.

9. Monopoly

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e papel, um dado

Instruções:

  1. Recrie um tabuleiro usando os nomes relevantes para a sua empresa, mantendo os espaços tradicionais de “Vá para a prisão”, “Sorte ou revés” etc.
  2. Dê dinheiro falso para cada participante no início da partida e estabeleça um lance de dados para atingir certas metas de KPI, por exemplo, o número de negócios fechados por dia. A cada vez que passarem pelo Início, eles recebem uma certa quantia.
  3. Reserve de 10 a 15 minutos ao final de cada dia/semana para cada grupo fazer seus movimentos.
  4. Se a equipe A tem 5 lances, mas a equipe B tem apenas 3, use a ordem A-B-A-B-A-B-A-A
  5. O objetivo é acumular dinheiro em vez de gastá-lo em casas e hotéis.
  6. Após 2-3 meses, deixe que os jogadores usem seu dinheiro do jogo em prêmios, como almoços estendidos, lembrancinhas e outras coisas interessantes que sua equipe pode querer.

Por que jogar: Esta dinâmica é ótima porque torna a rotina mais interessante e os atendentes interagem entre si. Também ajuda na formação de uma equipe, já que os jogadores são forçados a pensar sobre seus lances. Quando uma equipe cair na prisão, eles pagam pra sair ou se arriscam tentando um lance duplo nos dados?

10. Quem é a celebridade?

Duração: 2 horas

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Uma impressora, post-its

Instruções:

  1. Imprima a imagem de uma celebridade, pendure em um mural na empresa e cubra-a com post-its.
  2. Cada vez que um atendente faz uma venda ou atinge suas metas (como receber um ótimo feedback do cliente), ele remove um post-it. Quem identificar a celebridade receberá um prêmio!
  3. Imprima algumas fotos para manter o jogo ao longo do dia. Você também pode oferecer dicas e escolher celebridades de outro setor, indústria, idade etc.

Por que jogar: Este é um dos jogos de call center mais simples de criar e encoraja os atendentes a conquistar suas metas mais rápido.

11. Prêmios misteriosos

Duração: 1 a 3 dias

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Nenhuma

Instruções: Crie uma pequena intriga no seu ambiente de trabalho com ideias de um concurso de call center valendo Prêmios misteriosos.

  1. Escolha prêmios misteriosos que os membros da sua equipe não vão acertar facilmente. Então esconda os prêmios ou uma foto deles em algum lugar do seu ambiente de trabalho.
  2. Todo dia, o membro da equipe que tiver o melhor desempenho de acordo com a métrica que você escolher, por exemplo, “velocidade média de resposta” recebe uma dica. As dicas podem ser sobre os prêmios misteriosos ou onde eles estão. Quanto mais dicas, mais perto de encontrar um dos prêmios estarão. A primeira pessoa que identificar um dos prêmios, ganha!

Por que jogar: Este exercício ajuda os membros da equipe a aumentarem seu engajamento e volume de ligações durante uma competição divertida.

12. Olimpíadas do call center

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e papel

Instruções:

  1. Selecione algumas métricas de call center, por exemplo, “tempo médio de atendimento” e “resolução na primeira ligação” para a competição e defina a duração dos jogos.
  2. Cada KPI é considerada um esporte. A pessoa que tiver a melhor pontuação de KPI naquele esporte recebe uma medalha ou faixa de vencedor.
  3. Para encerrar suas olimpíadas do call center, você pode fazer uma festa para comemorar os resultados do vencedor. Crie uma cerimônia de premiação para os primeiros três colocados.

Objetivos: Se uma equipe da empresa está ficando para trás, o setor de gestão de pessoas pode usar a gamificação para aumentar todas as suas métricas, basta experimentar as olimpíadas do call center.

13. Jenga

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Um conjunto de peças do jogo “Jenga”

Instruções:

  1. Monte a pilha de blocos e toda vez que um membro da equipe alcançar bons resultados, por exemplo, fechar 10 negócios, ele retira uma peça. Se conseguir colocar no topo sem deixar cair, recebe um ponto.
  2. Não retire pontos se a torre cair; isso pode ser muito frustrante para quem parece sempre retirar o último bloco.
  3. O sistema de pontos fica a seu critério. Você pode criar uma pequena loja de recompensas, por exemplo, 10 pontos equivalem a um intervalo de 10 minutos. Ou os pontos podem ser usados em rifas que serão sorteadas concorrendo a um prêmio maior.

Objetivos: Brincar de Jenga é uma forma divertida de motivar seus funcionários. Este exercício ajuda a valorizar o trabalho em equipe sem colocar uns contra os outros. Entre outros benefícios, esta atividade mantém seus colaboradores em movimento, o que pode aliviar sentimentos de inquietação, melhorando a produtividade das equipes.

Jogos para call center que trabalham a resolução de problemas

Funcionários de call center não são robôs e, ainda que grande parte do seu trabalho gire em torno de roteiros, não existem desvantagens em melhorar as habilidades de resolução de problemas das equipes. Estes jogos podem ajudar seus colaboradores a melhorar sua motivação, o trabalho em equipe e as habilidades de resolver com sucesso as dificuldades que surgem na rotina da empresa.

14. Use o que tem

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Quatro ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Caneta e papel, vários artigos (de acordo com o jogo)

Instruções:

  1. Divida sua equipe em grupos iguais. Crie um projeto específico, com instruções claras e uma meta. Por exemplo, você pode fazer sua equipe criar um dispositivo que envolva movimento sem energia e mova uma bola de gude do ponto A ao B. O desafio depende totalmente de você.
  2. Entregue a cada equipe os mesmos artigos de escritório ou crie uma pilha com os artigos disponíveis no centro da sala.
  3. Defina um tempo para completarem o projeto, não esquecendo de falar que somente podem usar os artigos disponíveis, ainda que tenham liberdade de criação com eles.
  4. O resultado final é um evento divertido e uma ótima oportunidade para as equipes competirem.

Por que jogar: Resolver problemas em equipe, tendo que combinar a criatividade, é exatamente um dos grandes objetivos desse exercício. Ele também contribui trazendo diversão e possibilitando colocar a “mão na massa”, com a vantagem adicional de ter que aprender a resolver problemas com possibilidades reduzidas.

15. Escape room

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Uma caneta e papel

Instruções: A ideia é reunir sua equipe em uma sala e trancá-la dentro. Tanto é possível escolher um ambiente nas dependências da organização ou utilizar o serviço de uma empresa especializada em montar games de escape room. O objetivo final é que sua equipe escape da sala trancada dentro de um período específico de tempo.

  1. A equipe só consegue escapar descobrindo a localização de uma chave reserva e recebem dicas por meio de inúmeras pistas escondidas na sala.
  2. Você pode aumentar a dificuldade do jogo reduzindo o número de pistas ou o tempo para escapar.

Por que jogar: Os jogos de escape room estão se tornando mais populares, especialmente em empresas, por serem atividades divertidas para os colaboradores e supervisores passarem tempo juntos enquanto resolvem problemas de forma criativa. Apesar de estar entre as atividades de lazer, a gamificação do trabalho em uma escape room é uma das melhores atividades de formação de equipe e resolução de problemas para os seus colaboradores.

16. 6-8-5

Duração: 1 a 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Uma caneta e papel

Instruções:

  1. Antes da reunião, prepare várias folhas de papel com uma tabela de 2×2 ou 2×3.
  2. Escolha um tema para o jogo. As ideias que seu time vai criar devem ser baseadas no tema escolhido, por exemplo, “como posso reter mais clientes”?
  3. Faça quadrados grandes o suficiente para os jogadores rascunhar suas ideias dentro, mas mantendo apenas uma ideia por quadrado. Prepare uma quantidade suficiente de papel para que cada funcionário tenha 10 quadrados por rodada.
  4. Distribua as folhas de papel para cada funcionário ou instrua o grupo sobre como fazer suas tabelas de 2×2 desenhadas em folhas de caderno.
  5. Apresente o jogo e lembre todos os colaboradores do objetivo da reunião. Diga que a meta do 6-8-5 é gerar entre 6 e 8 ideias (relacionadas ao objetivo da reunião) em 5 minutos.
  6. Prepare o cronômetro para 5 minutos.
  7. Diga aos colaboradores para se sentarem em silêncio e rascunhar quantas ideias tiverem até o tempo acabar, tendo como meta pensar em 6 a 8 ideias. Os rascunhos podem e devem ser iniciais, nada muito elaborado nesse momento.
  8. Quanto o tempo acabar, os colaboradores devem compartilhar seus rascunhos com o resto do grupo. Todos podem fazer perguntas para cada colaborador, mas ainda não é o momento para um grande brainstorm. Todos devem apresentar seus rascunhos.
  9. Caso o tempo permita, faça outras rodadas de 6-8-5.

Por que jogar: Raramente as ideias surgem do nada. Para que uma ideia se torne boa, é preciso muito trabalho e esforço. Parte do motivo pelo qual ficamos com ideias subdesenvolvidas é que paramos na primeira coisa que nos vem à mente, em vez de reservar um tempo para explorar outras abordagens. O jogo 6-8-5 foi desenvolvido para combater esse padrão, forçando seu time a criar várias ideias em pouco tempo. A atividade pode ser repetida para aprimorar as melhores ideias.

17. Grande queda de ovos

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Seis ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Ovos, fita adesiva, canudos

Instruções:

  1. Divida sua equipe em grupos menores de três ou quatro colaboradores e dê a cada grupo um ovo, fita adesiva e alguns canudos.
  2. A meta de cada grupo é construir uma estrutura que proteja o ovo de uma queda de determinada altura.
  3. Em caso de empate, você pode aumentar a altura até que tenha apenas um vencedor.

Por que jogar: O jogo da queda do ovo não é só uma excelente maneira de resolver problemas de forma criativa, mas também é divertido e melhora a cooperação entre o time. Não deixe de organizar a atividade em um ambiente fácil de limpar.

Jogos para call center que estimulam a formação de equipes

Quem não quer uma equipe forte, com um senso de responsabilidade coletiva e orgulho? Um time bem entrosado, em que uns cuidam dos outros e que é muito mais motivado. Diversas dinâmicas para call centers que mencionamos trabalham o desenvolvimento das habilidades individuais e motivação. Estas ações estão centradas na formação de equipes fortes, o que trará benefícios para o clima organizacional de qualquer empresa.

18. Caça ao tesouro

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Quatro ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Alguns itens para as equipes colecionarem

Instruções:

  1. Divida o grupo em times com o mesmo número de integrantes e entregue uma lista de itens que devem ser encontrados e recuperados. Fica a seu critério se eles devem ficar dentro da empresa ou se podem sair do local.
  2. A meta é retornar primeiro com a maioria dos itens listados. Você pode definir um limite de tempo para que todos retornem, encontrando ou não os itens.
  3. A caça ao tesouro pode ser temática e pode incluir diversas pistas ou outras surpresas que forcem os times a exercitarem a criatividade e o trabalho em equipe.
  4. Há uma variação digital desse jogo, em que as equipes devem encontrar exemplos, informações específicas ou páginas na internet. Você pode restringir os mecanismos de buscas que podem ser usados no torneio.

Por que jogar: Jogos de caça ao tesouro são dinâmicas cheias de diversão, que estimulam o trabalho colaborativo em equipes e a criatividade, especialmente quando têm pistas e quebra-cabeças previstos nas regras.

19. Aventura com GPS

Duração: 30 minutos

Número de participantes: Duas ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Um aparelho GPS para cada equipe

Instruções: Essa gamificação envolve seguir pistas e encontrar o objeto escondido com a ajuda de coordenadas de GPS. Cada equipe precisa ter um aparelho GPS para usar em sua jornada.

  1. O supervisor define um período para os grupos retornarem à “base”.
  2. As pistas escondidas podem ser parte de um grande quebra-cabeça que cada time deve solucionar.
  3. Como alternativa para as coordenadas de GPS, você pode usar QR codes espalhados na empresa.

Por que jogar: Este tipo de gamificação motiva os colegas a colaborarem para atingir a meta comum, adotando um processo específico.

20. Construindo o ônibus da equipe

Duração: 10 minutos

Número de participantes: Quatro ou mais pessoas

Ferramentas necessárias: Uma caneca e papel

Instruções:

  1. Divida o time de vendas em grupos e peça que desenhem o contorno de um ônibus em uma folha de papel.
  2. No período determinado (10, 20 ou 30 minutos), eles devem adicionar detalhes ao ônibus e explicar como podem promover um bom trabalho em equipe.
  3. Por exemplo, desenhar os faróis na frente do ônibus ajudaria a ver o caminho e chegar ao seu destino.
  4. Incluir espelhos permitiria que os funcionários analisassem o que aprenderam e experimentaram, contribuindo para um desempenho mais eficiente.
  5. Dê o prêmio ao time com os detalhes mais úteis.

Por que jogar: É uma dinâmica rápida e simples para formar equipes, que ajuda os funcionários de call center a trabalharem concentrados e juntos.

21. Nó humano

Duração: 15 a 30 minutos

Número de participantes: 8 a 20 pessoas

Ferramentas necessárias: Nenhuma

Instruções:

  1. Peça que todo mundo se posicione em círculo, com os ombros lado a lado.
  2. Diga para todos levantarem a mão direita e segurarem a mão de alguém do outro lado do círculo.
  3. Agora, todos levantam a mão esquerda e seguram a mão de outra pessoa.
  4. Um supervisor deve verificar se todos estão de mãos dadas com duas pessoas diferentes, que não estejam diretamente na sua frente.
  5. O objetivo é desembolar todo mundo sem romper o círculo.
  6. Se a cadeia for quebrada, todos devem recomeçar.

Por que jogar: A diversão é garantida nessa dinâmica, além de ser uma técnica que traz benefícios claros, como a formação de equipes, resolução de problemas e a comunicação. Pelos desafios desses jogos, a cooperação, a comunicação, o desempenho e o comprometimento com o trabalho do call center terão ganhos impressionantes.

A área de gestão de pessoas da sua empresa implementou a gamificação com atividades para aumentar o engajamento e motivação, formar equipes e melhorar o atendimento ao cliente do seu call center? E qual foi o resultado ou melhoria alcançada? Compartilhe as práticas e jogos para call center que tenha aplicado nos comentários!

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