O desenvolvimento contínuo do conhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Por isso, muitas empresas têm tomado a iniciativa de treinar seus talentos por meio de programas educacionais bem definidos. Nesse caso, falamos de uma universidade corporativa, pois se trata de uma entidade dentro da empresa para capacitação, formação, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Neste artigo, vamos nos aprofundar neste conceito, suas características, objetivos e utilidades. Veremos também histórias de sucesso de empresas com essa ferramenta estratégica para oferecer a você uma visão completa da importância da universidade corporativa no mundo dos negócios atual.
O que significa universidade corporativa?
Basicamente, uma universidade corporativa é uma entidade educacional dentro da organização que se encarrega do treinamento contínuo dos colaboradores. Como todos os seus cursos e programas são voltados para uso interno, ela enquadra-se na categoria de treinamento de pessoal. Essa modalidade busca estruturar e sistematizar os planos de ensino conforme as necessidades da empresa. Assim, permite uma sistemática gestão de pessoas e seu desenvolvimento.
Muitas vezes, é utilizado um modelo de ensino semelhante à metodologia usada em instituições de ensino superior, o que explica a comparação. Trata-se da adoção das estratégias e trilhas de aprendizagem mais eficazes, encaminhado-as para programas altamente especializados que causarão impactos diretos e favoráveis. Essa modalidade às vezes também é conhecida como e-learning empresarial.
Além de ser uma excelente forma de desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimento, ela também fortalece a cultura empresarial. O modelo de universidade corporativa permite que os profissionais aprimorem ou mesmo adquiram novas habilidades para uma evolução de desempenho. Isso pode aumentar não apenas a produtividade, mas também o engajamento, satisfação e motivação.
Tal cultura de aprendizado torna-se também um espaço ideal para a formação de grupos e fortalecimento das equipes de trabalho. Neste ambiente, os colaboradores têm a oportunidade de conhecer seus colegas e evoluir com experiências e desafios próprios.
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Características da universidade corporativa
Por ser uma entidade que surge das necessidades de cada empresa, suas características variam conforme a indústria. O modelo de uma instituição pode não ser o mais adequado para outra. No entanto, podemos encontrar vários elementos em comum que são essenciais para as empresas que decidem como criar uma universidade corporativa.
Programas de aprendizado: a universidade corporativa vai além de um treinamento, curso ou workshop inicial de ambientação para contratações recentes. Há um planejamento estratégico para produzir toda uma estrutura de aprendizagem baseada em uma metodologia que permita o pleno desenvolvimento da equipe. É semelhante a como uma universidade tradicional têm planos de estudos completos para cada carreira profissional.
- Segmentação e especialização: os planos são criados com base nas necessidades e áreas de crescimento da companhia. E, como cada área ou departamento enfrenta desafios diferentes, as universidades corporativas estão voltadas a oferecer um aprendizado especializado e aplicável.
- Praticidade: a intenção da universidade corporativa é melhorar a performance, não a desacelerar. Portanto, os planos costumam ser flexíveis e muito práticos, para não atrapalhar as atividades diárias. Muitos programas inclusive são oferecidos como 100% EAD e no ritmo do funcionário, para que ele mesmo administre seu tempo.
- Visão de futuro: as universidades corporativas não buscam apenas atender às necessidades atuais das empresas. Elas são movidas por uma visão de melhorias para o futuro, em preparação para os próximos desafios. É uma aposta e um investimento para benefícios tanto no presente quanto no futuro a longo prazo.
- Uso da tecnologia: as universidades corporativas tiram proveito dos grandes avanços dos treinamentos online para impulsionar seus programas. Assim, o uso de sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de design de cursos são a base dessas instituições.
Tipos de universidades corporativas
Poderíamos dizer que existem tantos tipos de universidades corporativas quanto o número de empresas que as utilizam. No entanto, elas podem ser divididas em três categorias principais:
Espaços físicos
O equivalente a um campus universitário. São instalações, geralmente fora da empresa, utilizadas como sede da universidade corporativa. Ideal para organizações que atuam localmente e cujos funcionários residem na mesma cidade.
Além de uma interação mais fluida, eles permitem uma maior integração entre os participantes para estimular o fortalecimento das equipes de trabalho. Outro benefício desse tipo de universidade corporativa é o desenvolvimento de habilidades como liderança, comunicação efetiva e comprometimento com o grupo.
Modo remoto
Vivemos em um cenário de negócios globalizado. Muitas grandes empresas possuem equipes com talentos em diversas cidades e até países. O aprendizado em locais físicos muitas vezes simplesmente não se encaixa nos fluxos de trabalho das empresas, e são nesses casos que a universidade corporativa virtual se destaca.
As vantagens são muito semelhantes às de outras modalidades de ensino à distância: praticidade, flexibilidade total de horários e locais, facilidade da administração de tempo individual etc. Além disso, traz a possibilidade de ter instrutores que, de outra forma, não seriam capazes de ministrar os cursos e treinamentos.
Esse modelo também é mais fácil de ser expandido. Ao estabelecer um sistema de gestão de aprendizagem, é possível implementar um planejamento em larga escala dentro de uma organização. Diversas empresas chegam a internacionalizar seus programas, permitindo a integração em vários níveis da organização, algo que jamais seria possível de outra forma.
Parcerias com instituições de ensino
Empresas que talvez não tenham expertise ou recursos para criar sua própria universidade corporativa contam com entidades externas. Em sua maioria, são instituições de ensino superior que gerenciam toda a criação e implementação dos planos conforme as diretrizes da empresa.
Esse modelo é mais relevante nas indústrias em que são exigidas especializações técnicas que a empresa não pode oferecer. Por exemplo: técnicos automotivos, operadores de máquinas ou engenheiros que precisem desenvolver suas habilidades técnicas.
Às vezes, isso também acontece na forma de bolsas de estudo e subsídios. Nestes últimos casos, a diferença entre universidade corporativa e tradicional é mínima, onde os funcionários podem fazer cursos em geral, de graduação, especialização e até mestrados, desde que haja um acordo.
Observação: esses modelos não são exclusivos, podendo coexistir em modalidades híbridas, com o aproveitamento dos benefícios de cada um.
O que é universidade corporativa e quais os seus objetivos?
Agora que temos um bom entendimento da definição de universidade corporativa, vejamos qual o papel da universidade corporativa. As empresas têm ciência de que o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores é essencial para o seu próprio crescimento enquanto empresa. Com essa compreensão, existem inúmeros outros incentivos para a criação de uma plataforma exclusiva para o aprimoramento dos recursos humanos.
- Homogeneização e padronização: um esquema sistêmico de treinamento permite o alinhamento dos funcionários sob os mesmos padrões. Assim, todos caminham na mesma direção para alcançar seus objetivos.
- Atualização constante: uma UC é uma ótima forma de ficar por dentro das tendências e novidades da indústria, seja ela qual for. Dessa maneira, os funcionários têm um lugar onde se mantêm atualizados sobre as constantes mudanças.
- Fortalecimento da cultura corporativa: a universidade corporativa é um local perfeito para transmitir os valores, a visão e a cultura da empresa. Um forte sentimento de pertencimento é criado entre os participantes conforme eles desenvolvem suas carreiras profissionais de mãos dadas com o empregador.
- Prova de comprometimento: a existência de um programa de desenvolvimento abrangente pode ser um ponto de interesse para talentos sendo recrutados. Grandes empresas com universidades corporativas transmitem uma imagem de comprometimento e interesse em ajudar os colaboradores a atingirem seu potencial máximo.
- Desenvolvimento de outras habilidades: ao mesmo tempo em que reforçam suas habilidades corporativas, os funcionários desenvolvem também outras habilidades úteis em geral, como liderança, trabalho em equipe, comunicação e relações interpessoais.
Além disso, a universidade corporativa é um ambiente excelente para a valorização dos colaboradores. A gratificação e a sensação de realização que um funcionário pode experienciar após concluir com sucesso um dos programas são outras grandes vantagens. A pessoa não só estará mais preparada para atuar em sua posição, mas também poderá enxergar como uma conquista.
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Exemplos de Universidades Corporativas
Dizem que a famosa “Universidade do Hambúrguer” (hoje Campus Arcos Dorados), fundada em 1961, foi a primeira universidade corporativa, embora o termo ainda não tivesse sido cunhado. Hoje, trata-se de um centro global de treinamento segmentado nos diferentes países em que a rede atua. No entanto, a imagem, o design e a linguagem utilizada conectam perfeitamente cada portal dentro da cultura empresarial.
Ao longo dos anos, várias empresas de renome fundaram centros de treinamento com grande sucesso.
Universidade Apple
Fundada por Steve Jobs em 2008 e com sede fica em Cupertino (Califórnia, EUA), ela oferece diversos cursos para aprofundar a cultura e os valores da gigante tecnológica. Além disso, professores de universidades de prestígio como Harvard, Yale e Stanford já estiveram à frente de suas salas de aula.
Mas este campus não é o único lugar onde os funcionários da Apple podem continuar seu treinamento. Existem cursos online desenvolvidos especificamente para cada país em que a empresa atua via Apple Education.
Universidade Pepsico
É um programa de treinamento global que utiliza o poder do e-learning para uma transformação digital, oferecendo oportunidades de desenvolvimento a todos os funcionários. Nesta universidade corporativa, os funcionários da Pepsico podem fazer cursos de finanças, gestão, liderança, entre outros. Ou seja, eles são capacitados não apenas em seu âmbito de trabalho do dia a dia, mas também para o resto de suas carreiras profissionais.
Academia Volkswagen
A empresa automotiva possui universidades em vários países onde atua, oferecendo planos de treinamento aos seus funcionários. Algo interessante é que também são oferecidos cursos para o público em geral que deseja se aprofundar e conhecer mais sobre a empresa. Isso demonstra outro uso relevante das universidades corporativas, voltado para o público.
Instituto Disney
A The Walt Disney Company possui um programa de treinamento global extremamente completo que abrange diferentes frentes: cursos presenciais em seus diversos parques ao redor do mundo, cursos locais, cursos online disponíveis durante todo o ano e, por fim, um programa de cursos para empresas.
Este último é bastante interessante, pois é voltado para empresas e profissionais externos que desejam aprender e se desenvolver com o conhecimento da Disney como empresa. Tais cursos têm valor e utilidade em qualquer setor, não apenas no entretenimento. Vemos então mais uma aplicação da universidade corporativa, que neste caso é utilizada quase como um modelo de negócio B2B.
Conclusões
É evidente que o desenvolvimento e a capacitação de pessoas adquiriram enorme relevância no cenário empresarial contemporâneo. Hoje, mais do que nunca, as empresas estão investindo fortemente na formação de melhores profissionais de forma remota ao invés de enfrentar um ciclo interminável de contratações.
Por isso, a universidade corporativa deve ser entendida como elemento fundamental da empresa, assim como qualquer departamento ou setor. Ela não é uma entidade independente e distante do coração da organização, mas uma extensão dela.
À medida que o mundo do treinamento de pessoal avança, avançam também as ferramentas que o possibilitam e facilitam seu gerenciamento. No final das contas, todas as grandes empresas, sem exceção, têm muito a ganhar com o uso das ferramentas de e-learning em seus planos de treinamento.
Portanto, independentemente da indústria, do tamanho, do orçamento ou da forma como a empresa opera, ter um sistema de gestão de aprendizagem não é mais um luxo, mas um investimento com benefícios óbvios.
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