Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome,Safari,Mozilla Firefox ouMicrosoft Edge para obter a melhor experiência no site. Você está usando um navegador ultrapassado o que pode influenciar o funcionamento correto da página do iSpring. Para melhorar a sua experiência, por favor, use uma das versões recentes desses navegadores: Google Chrome,Safari,Mozilla Firefox ouMicrosoft Edge.

Cyberlab é uma plataforma online baseada na web que auxilia o ensino e a aprendizagem do inglês. Desenvolvido pela Universidade da Costa Rica para estudantes locais, a plataforma expandiu-se internacionalmente e tem agora mais de 74.000 usuários em 100 países.

Dr. Allen Quesada-Pacheco, Diretor da Escola de Línguas Modernas da UCR, compartilha como o iSpring ajuda a criar materiais ESL/EFL de e-learning eficazes e engajantes para o Cyberlab.

Dr. Allen Quesada-Pacheco, Diretor da Escola de Línguas Modernas da UCR

Histórico da universidade da Costa Rica e do Cyberlab

A Universidade da Costa Rica (UCR) é uma das 20 melhores universidades da América Latina, de acordo com os últimos Rankings das Universidades Mundiais. A universidade participa de diversos projetos com o Ministério da Educação da Costa Rica, como o desenvolvimento de materiais didáticos, palestras sobre metodologias de ensino e realização de workshops.

Iniciamos o projeto Cyberlab em 2003 para ajudar as escolas de ensino fundamental na Costa Rica a praticar o inglês. Naquela época, a maior parte do conteúdo da escola era baseado em texto, talvez com alguns vídeos e arquivos de áudio.

Acredite ou não, infelizmente, isso ainda é verdade para muitas instituições primárias e secundárias na Costa Rica e em muitas partes do mundo. Decidimos fazer algo mais motivador e interativo online.

Naquela época, a Fundação Omar Dengo, uma instituição cujo objetivo é conseguir uma distribuição mais equitativa dos benefícios e efeitos positivos da educação mediada pelas tecnologias digitais, contava com diversos laboratórios de informática educacional e implementamos o Cyberlab para seis escolas de ensino fundamental. Inicialmente, todo o conteúdo do Cyberlab foi desenvolvido usando Flash.

O desafio: criar uma plataforma ESL online engajante que seja facilmente acessível a partir de qualquer dispositivo

Em 2015, decidimos desenvolver o Cyberlab para ser acessível em todos os tipos de dispositivos. Foi quando tentamos iSpring Suite pela primeira vez. O kit de ferramentas pareceu ser muito fácil de usar e nos deu a oportunidade de desenvolver conteúdo para ser acessado com qualquer dispositivo, bem como offline.

iSpring me deu a flexibilidade de criar um produto muito bom no menor tempo possível.

Primeiro, usamos o iSpring Suite para criar algumas atividades complementares para oferecer apoio e facilitar nosso conteúdo baseado em Flash e envolver os alunos. No entanto, à medida que o kit de ferramentas estava evoluindo, eu estava ficando cada vez mais interessado em criar tudo com o novo kit de ferramentas. Em 2016, eu desenvolvi o programa CyberlabTeens para os alunos do 10º e 11º ano usando apenas o iSpring Suite.

Eu senti que desenvolver conteúdo com o iSpring Suite era muito fácil – criar todas as atividades no PowerPoint e depois convertê-las para o formato online. O CyberlabTeens era uma bênção porque agora estava disponível utilizando qualquer dispositivo. Recentemente, desenvolvi mais um curso CyberlabTeens pronto para dispositivos móveis para alunos do 7º ano usando iSpring Suite.

A plataforma Cyberlab agora está disponível em qualquer dispositivo — graças ao iSpring

Como a plataforma é individualizada, ela permite que os alunos trabalhem em sua própria velocidade, reproduzindo as atividades e os vídeos conforme desejado.

Por que iSpring Suite

É incrível como se tornou rápido e eficiente para eu criar materiais de aprendizagem com o iSpring! Desenvolver conteúdo em Flash levou muito tempo e programação. A beleza da solução iSpring Suite é que ela incorpora toda uma família de ferramentas de aprendizagem em um só lugar, convenientemente integrada ao PowerPoint.

Com iSpring, economizo tempo, dinheiro e muitos recursos, porque não precisa contratar um programador ou designer visual.

Questionários

Usamos questionários para facilitar a aprendizagem e avaliar o conhecimento. Os questionários do iSpring são muito flexíveis. Você pode incorporar um questionário em um curso de aprendizagem ou criar um teste independente.

Por exemplo, desenvolvemos e lançamos o nosso exame de proficiência linguística utilizando o iSpring. Com este projecto, competimos com grandes empresas, como TOEFL ou IELTS, e obtivemos excelentes resultados.

No ano passado, avaliamos 75.000 alunos adolescentes e adultos com esse teste. Levámos 22 dias, mas foi feito — graças ao iSpring.

Um exemplo de pergunta do nosso exame de proficiência linguística

Simulações

Outra função que eu amo no iSpring Suite são as simulações. Podemos criar cenários da vida real para escolas primárias e usuários mais velhos para tornar o material mais relevante e engajante.

As simulações de diálogo ajudam a tornar o material mais relevante e engajante.

Interações

As interações ajudam a apresentar o material de uma forma que é visualmente atraente e clara. Nós frequentemente usamos o Glossário para simular um dicionário dentro do curso.

Apresentando o material de forma visualmente atraente e clara usando as interações do iSpring

Biblioteca de Conteúdo

iSpring Suite fornece modelos, personagens e objetos, o que me permite criar cursos de maneira profissional facilmente, sem um designer visual.

Usando personagens da biblioteca de conteúdo nas perguntas

Também quero destacar a resposta excelente e eficiente que você obtém ao entrar em contato com o pessoal do suporte técnico do iSpring. A resposta deles é muito rápida e eles sempre têm a resposta ou uma solução alternativa para suas dúvidas.

Internacionalização com a plataforma Cyberlab

No início de 2010, pessoas passaram a acessar o site de diferentes países, embora o conteúdo da plataforma seja sobre a Costa Rica e baseado no currículo local. Uma das principais populações que começou a usar o Cyber lab foram os Estados Unidos, mas ele também se tornou famoso na América do Sul, América Central, África, Europa e Oriente Médio.

Com o surto da pandemia do coronavírus o Cyberlab foi incluído nos autoguias de ensino remoto que o nosso ministério da educação fornecia aos estudantes, uma vez que eles não podiam ir às escolas. Ao mesmo tempo, hoje estamos vendo mais e mais pessoas de outros países se juntarem à plataforma porque todos os recursos estão abertos.

O mapa de cobertura do Cyberlab

Meu próximo passo com este projeto será trabalhar em uma nova aparência do Cyberlab usando apenas ferramentas iSpring e recriar o conteúdo baseado em Flash do Cyberlab Kids e Cyberlab Junior com iSpring.

Resultados alcançados

Desde 2016, o Cyberlab cresceu para abranger todos os níveis do sistema escolar (do 1ª ao 11ª ano), os mais novos cursos sendo desenvolvidos exclusivamente com iSpring Suite. Durante a pandemia do coronavírus, alcançamos mais de 74.000 alunos de 100 países em todos os continentes. 

O Cyberlab é credenciado pelo Ministério da Educação e seu conteúdo está de acordo com o currículo da disciplina de inglês. Basicamente, seu conteúdo interativo oferece aos alunos de inglês a capacidade de aprender e praticar o idioma online 24/7, durante todo o ano, gratuitamente.

Estamos planejando desenvolver o novo visual do Cyberlab Kids e do Cyberlab Teens, principalmente usando o iSpring. Esperamos usar toda a família de ferramentas iSpring, como iSpring Cloud, simulações, interações e livros, a fim de criar um conteúdo muito mais engajante para nosso público na Costa Rica e em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Ferramenta
de autoria
de e-learning
Saber mais