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Umas das coisas mais emocionantes do mundo é ver algo que você acredita funcionando na prática e ajudando a vida de alguém (no nosso caso o negócio de alguém).

E quando isso acontece, queremos gritar para o mundo o orgulho que temos dos nossos parceiros. Bom, essa história de sucesso é o nosso “grito” para você, que ainda tem dúvidas de que o e-learning é a melhor solução de aprendizagem para os seus colaboradores.

Na verdade, eu poderia apenas continuar a falar e repetir sobre isso, mas acho que provar o sucesso com um caso prático é a melhor forma de dizer: olha, estamos falando a verdade, não perca mais tempo!

Então aqui vai, essa é a história da CEVA Brasil e de como uma das top 5 líderes do mercado de Saúde Animal dobrou as vendas ao transformar a forma de ensinar os seus colaboradores usando o e-learning e as ferramentas iSpring.

Vamos juntos conhecer essa história? Prometo que vai ser emocionante e divertida, trazendo dados e insight relevantes para guiar e inspirar as estratégias de outras empresas também.

A identificação do problema que transformou a educação corporativa na CEVA, uma Gigante da Saúde Animal

A CEVA é uma multinacional que atua no desenvolvimento e na comercialização de produtos inovadores para todos os segmentos veterinários: avicultura, suinocultura, pecuária e animais de companhia. Esse viés inovador é um reflexo da cultura da empresa, que busca constantemente investir em conhecimento, tecnologia e inovação. Tudo isso acompanhado de treinamentos constantes de colaboradores, principalmente das equipes de vendas e de atendimento aos produtores e revendedores.
Até 2019, a CEVA realizava seus treinamentos de forma presencial. Acontece que tal solução se tornava cada vez mais inviável, uma vez que implicava em deslocamentos dos colaboradores para a sala de conferência ou outros locais escolhidos para os eventos. Toda a organização, além de alto investimento, exigia também muito tempo desde a preparação até realização dos treinamentos. Além disso, outro fator que dificultava a aplicação dos cursos era a necessidade de diversificar os cursos oferecidos, para que atendessem às necessidades de cada colaborador ao longo do crescimento da nossa empresa.

Desta forma, foi definida a meta: encontrar uma solução inovadora, para que a Ceva pudesse não só manter todos os valores da empresa, mas também tornar sua equipe mais produtiva, capacitada e que pudesse ser treinada independentemente da localização física dos colaboradores.

A busca por alternativas inteligentes no mercado e-learning

A gestora comercial , Ana Villanueva Braga, afirmou que o crescimento rápido da empresa impulsionou a procura por uma solução atrativa, que oferecesse velocidade e facilidade na execução:

Devido à evolução e crescimento da nossa empresa, estávamos procurando uma solução que pudéssemos escolher e executar com relativa facilidade”. (…) “Precisávamos encontrar uma forte ferramenta para criação de conteúdo atrativo, que atendesse a todas as nossas necessidades no treinamento.

Ana e sua equipe já tinham bem claro que levar os treinamentos para o EAD corporativo era a alternativa mais estratégica para o momento, mas além da questão da ferramenta de criação de conteúdo mais interativo para o ambiente online, ela também precisava de meios que tornassem viável a mensuração da eficácia da inovação trazida pela equipe à Educação Corporativa da CEVA Brasil.

A solução de e-learning encontrada pela CEVA Brasil

E assim, no ano de 2019 – após grande pesquisa por uma solução de fácil execução -, as ferramentas iSpring foram escolhidas pela Ceva, com os objetivos de:

  • Qualificar Equipes de Vendas e Atendimento;
  • Aumentar a taxa de engajamento e participação dos alunos nos cursos, permitindo que colaboradores aprendam no seu tempo e de forma independente;
  • Reduzir os custos de investimento;
  • Monitorar o desempenho dos colaboradores.

Na criação do conteúdo, a equipe da CEVA Brasil adotou o iSpring Suite para poder apresentar resultados em prazos reduzidos. Neste processo, Ana afirma que foram identificadas as metas e as etapas de criação.

Planejamento de metas e etapas de criação de conteúdo e-learning da CEVA

A equipe era bem enxuta. Apenas 5 pessoas para planejar, desenvolver e colocar os cursos na rede. Por isso, o primeiro passo foi identificar as necessidades de treinamento, de acordo com os objetivos da empresa.

Muitas vezes, as demandas de treinamentos da CEVA são apresentadas pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento, outras pelos próprios colaboradores que estão na linha de frente, trabalhando com o cliente ou durante o lançamento de novos produtos. Esses lançamentos exigem uma maior preparação das equipes, para fornecer informações precisas, uma vez que se trata de produtos para a saúde de animais e exige muito cuidado em sua aplicação.

Identificada a meta, a equipe de desenvolvimento organiza o conteúdo com o departamento técnico. Nesta primeira etapa, principalmente, são levadas em conta as necessidades de cada colaborador, o conteúdo e os aspectos visuais que vão proporcionar maior engajamento e motivação. Por essas razões, o tempo de criação do curso, desde a ideia até a divulgação para aluno, pode variar entre 10 e 30 dias.

Os cursos oferecidos pela Ceva, de maneira geral, são divididos em módulos e são utilizadas as 4 principais ferramentas iSpring, que proporcionam um curso completo, informativo e atraente visualmente.

Diante da facilidade na produção, Ana comemora os resultados obtidos com a escolha.

“Com iSpring, hoje conseguimos entregar um curso em até 4 semanas, desde a concepção da ideia até a publicação para os colaboradores participarem.”

E ainda completa:

“Ao mesmo tempo, poder rastrear e relatar o progresso de qualquer participante do curso. Também foi importante que a plataforma nos permitisse validar o conhecimento dos usuários por meio de testes e questionários.”

Recursos mais utilizados no processo de criação de cursos e-learning da CEVA

As funcionalidades que mais ajudaram Ana e a equipe CEVA no processo de criação foram 4, que você verá a seguir.

1. Biblioteca de conteúdo: ajuda a equipe a economizar o tempo de procura de imagens, templates, cenários etc. Isso torna os slides muito atrativos e interativos.

2. Questionários (Quizzes): permite avaliar o aprendizado do aluno e, caso necessário, oferecer outros cursos ou ferramentas para alcançar o objetivo proposto pelo treinamento.

3. Vídeo: permite aos desenvolvedores da Ceva gravar vídeos para incorporar em slides de apresentações.


4. Áudio: com muita frequência são utilizados áudios nos cursos desenvolvidos, com a intenção de não sobrecarregar alunos com leituras de texto. O que inclusive já é uma tendência na internet.

Gerenciamento dos cursos e resultados

Mas ainda falta uma etapa deste processo. Diga-se de passagem, etapa muito importante para o cumprimento do último objetivo da CEVA, o monitoramento do desempenho dos colaboradores. Neste ponto, foi então elegido o iSpring Learn como ferramenta rápida e eficaz de LMS.

Assim, depois de criar um curso de aprendizagem, esses treinamentos são inseridos na plataforma e enviados para os colaboradores, de acordo com a necessidade de capacitação de cada um. Já os novos colaboradores da empresa são incluídos na plataforma e, após receberem a mensagem de boas-vindas, começam a frequentar os cursos de onboarding.

Todo o processo de aprendizagem é planejado através da montagem de cronograma das prioridades de cursos que cada colaborador precisa iniciar, contidos em uma trilha de conhecimentos. Como Ana faz para saber se um curso é relevante? Ela responde:

“Para saber se o novo curso é relevante, nós recebemos mais solicitações de campo para mais informações sobre um assunto ou avaliamos o mercado e preços.”

Como exemplo, ela cita a performance baixa de um determinado produto. Neste caso, o caminho é identificar as causas por meio dos treinamentos e cursos criados, buscando requalificar a equipe.

Com 21 formatos de relatórios do iSpring Learn , a CEVA verifica se as metas dos cursos estão sendo alcançadas. Os resultados dos questionários são analisados para identificar os pontos fortes e fracos de cada um dos participantes. A análise desses indicadores, é uma medida que ajuda na hora orientar os conteúdos dos cursos e também de encontrar soluções de melhorias. Segundo Ana:

“É muito importante que a plataforma permita validar o conhecimento dos usuários por meio de testes e questionários. Principalmente quando se tem a possibilidade de rastrear e relatar o progresso de qualquer um dos participante do curso.”

Resultados apresentados pela CEVA ao adotar e-learning com iSpring

Sobre os resultados, ninguém melhor para contar do que a própria Ana Villanueva Braga:

“Conseguimos duplicar as nossas vendas, melhorar o atendimento ao nosso cliente e reduzir custos nos treinamentos com as ferramentas iSpring. O que mais dizer?

Além disso, economizamos muito tempo de desenvolvimento porque podemos lançar nossos cursos rapidamente, em vez de ter uma solução que seja complexa, demorada e trabalhosa.

Com a iSpring, só precisamos criar o conteúdo do curso uma vez e podemos entregá-lo a todos os nossos usuários instantaneamente. Eles também estão se beneficiando porque agora eles podem fazer os cursos em seu próprio ritmo e quando for apropriado para eles.
Os nossos colaboradores gostam muito de treinamentos, acham o conteúdo muito interessante e engajador. Gostam de frequentar os cursos criados com questionários e com muito entusiasmo esperam pelo material novo.

As vantagens são muitas, mas, a principal vantagem das ferramentas iSpring é o acesso ao conhecimento. Dar conhecimento a mais pessoas.”

Se voltarmos um pouquinho na memória, a resposta da Ana indica um aproveitamento de 100% nos objetivos da CEVA durante o planejamento de transição para o EaD:

Objetivo alcançado?DesafioA solução – iSpringOs resultados
✅ Qualificar Equipes de Vendas e Atendimento.Capacidade de criar conteúdo diversificado, personalizado para cada necessidade.Equipe produtiva e com profundo conhecimento dos produtos e serviços. Duplicamos as vendas!
✅ Aumentar a taxa de engajamento e participação dos alunos nos cursosInteratividade, Dinamismo e Flexibilidade. Fácil utilização.Colaboradores aprendem no seu tempo e de forma independente. Sem contar que a aprendizagem se torna mais dinâmica e prática
✅ Reduzir os custos de investimento.Rapidez e simplicidade no processo de criação. Possibilidade de reaproveitamento e adaptação de materiais e criação de templates para maior produtividade.Você investe apenas na plataforma e no espaço e-learning.O tempo de desenvolvimento de conteúdo foi reduzido drasticamente, porque criamos um curso apenas uma vez e entregamos a todos os alunos. Além disso, não precisamos mais investir em local, transporte, alimentação,…
✅ Monitorar o desempenho dos colaboradores.Validação dos conhecimentos dos colaboradores e relatório do progresso.Todos os dados servem para a melhoria contínua da qualidade dos nossos Treinamentos.

Mas no geral, o principal objetivo da CEVA Brasil com o e-learning corporativo é fazer sempre uma venda consultiva, que possa orientar e sanar todas as dúvidas dos clientes. Para isso, é preciso manter uma equipe bem formada e qualificada. Ana explica que a empresa busca atender ao cliente final de forma que ele compre o produto pelas qualidades técnicas e para solucionar uma dor ou problema, sabendo que está adquirindo o melhor produto. Por isso, Ana enxerga a equipe como o principal indicador de sucesso da CEVA Brasil, sendo o bem-estar e a satisfação no local de trabalho grandes preocupações da empresa. E reflete:

Para conseguir criar essa consciência no cliente, nós precisamos investir em conhecimento para ter uma equipe muito capacitada.

Assim como a CEVA Brasil, nós aqui na iSpring também temos um objetivo principal. E o nosso objetivo é ver cada parceiro sair da sua zona de conforto e dar um grande passo em direção ao novo. É ver parceiros inovando para encontrar soluções novas para desafios antigos. É ver parceiros descobrindo como pode ser simples dar uma nova cara para os Treinamentos de uma Corporação.

A Ceva optou por utilizar quatro, das inúmeras ferramentas que existem na nossa plataforma. E você, qual escolheria?

O iSpring Suite oferecer um teste gratuito de 14 dias para que você possa conhecer a maiores funcionalidades dessa ferramenta incrível. Faça o teste na sua empresa, quem sabe o seu pode ser o nosso próximo “grito de orgulho” aqui no blog.

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