Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome,Safari,Mozilla Firefox ouMicrosoft Edge para obter a melhor experiência no site. Você está usando um navegador ultrapassado o que pode influenciar o funcionamento correto da página do iSpring. Para melhorar a sua experiência, por favor, use uma das versões recentes desses navegadores: Google Chrome,Safari,Mozilla Firefox ouMicrosoft Edge.

Com a valorização do aprendizado contínuo no âmbito profissional, as empresas têm estimulado a adoção da trilha de aprendizagem na capacitação de seus funcionários. Muitas vezes, cursos e treinamentos isolados não entregam todo o conhecimento técnico necessário.

Assim, a adoção do modelo de trilha de aprendizagem se consagrou como um método eficaz no desenvolvimento de competências técnicas e habilidades interpessoais. Muitas empresas descartam este processo acreditando ter um custo alto e uma implementação difícil, mas as ferramentas de EAD tornaram este modelo mais acessível.

Neste artigo, vamos apresentar conceitos, vantagens e mostrar como utilizar os recursos da educação a distância para criar trilhas de aprendizado que vão fazer sucesso entre seus colaboradores.

Plataforma EAD<br>para treinamentos<br> corporativos

Experimente os recursos do iSpring Learn para criar uma trilha de aprendizagem e entregue um treinamento eficaz aos alunos

Teste grátis Saiba mais

O que é trilha de aprendizagem?

É um conjunto sistematizado de atividades pedagógicas com o objetivo de desenvolver habilidades e competências nos alunos. Ou seja, é um percurso estruturado para guiar a pessoa pelo processo de aprendizagem sendo amplamente utilizado nos treinamentos corporativos e escolas.

Permite que os alunos sigam caminhos de desenvolvimento contínuos conforme suas necessidades, ritmo e nível de conhecimento. Assim, os conteúdos são oferecidos de forma gradual, seguindo a ordem de módulos proposta pelo professor.

Trilha de aprendizagem

Há certa autonomia do aluno na escolha das diferentes atividades. Isso aumenta o engajamento e, consequentemente, garante melhor assimilação do conteúdo e retenção do conhecimento.

A trilha de aprendizado na capacitação corporativa

As necessidades de treinamento profissional variam de acordo com as diferentes competências dos colaboradores, mesmo em uma mesma equipe.

Assim, para atingir os melhores resultados, recomenda-se que a empresa ofereça programas de aprendizado personalizados para que os treinamentos não se tornem uma repetição de conteúdos que o funcionário já conhece.

Nesse contexto, um projeto “trilhas de aprendizagem” pode ser a solução para entregar conhecimento de alta qualidade a um público com uma diversidade de habilidades, necessidades e interesses. Ao preparar o material, o setor de capacitação pode criar estruturas de acordo com cargos, funções e posição hierárquica na organização.

A trilha de aprendizado na capacitação corporativa

Dessa maneira, os colaboradores participam de um programa de ensino que parecerá ter sido preparado sob medida para cada aluno. Isso aumenta o compromisso com a aprendizagem, garante melhores resultados e oferece um senso maior de motivação e valorização do funcionário pela empresa.

Vantagens de implementar uma trilha pedagógica

Ao pensar nas vantagens de uma trilha de aprendizagem pronta, deve-se considerar que todos ganham: alunos, professor e as empresas. Vejamos alguns benefícios dessa estratégia de ensino:

  • Estimula a autonomia do aluno

Uma característica central das trilhas de aprendizagem é a autonomia do colaborador na escolha dos módulos que tem mais interesse. O aluno segue um programa personalizado, optando pelo caminho e ritmo que preferir.

Essa metodologia confere liberdade e participação ativa dos colaboradores no processo de desenvolvimento profissional. Isso é positivo para o autodesenvolvimento e para a organização individual, pois os participantes podem decidir como conduzir sua própria experiência educativa.

  • Promove a inclusão e respeita a diversidade

Uma empresa reúne pessoas com rotinas e preferências diferentes, além de muitas vezes estarem em cidades e até países distintos. Portanto, oferecer uma trilha de aprendizagem, especialmente como EAD, estimula a participação de todos; colaboradores em territórios diferentes, em qualquer lugar do mundo, terão acesso às aulas do mesmo modo.

Além disso, mesmo uma equipe que trabalha no mesmo escritório é composta por pessoas diferentes e cada um terá sua preferência e critérios de estudo. Dessa forma, a empresa oferece a oportunidade de personalização de um plano de estudos que se encaixa na vida e nas rotinas pessoais.

  • Aumenta a motivação e retenção de talentos

A flexibilidade e a personalização da experiência de aprendizagem promove o engajamento dos estudantes. Isso contribui para taxas de conclusão mais altas e um aproveitamento ainda maior das informações transmitidas.

Com um colaborador mais satisfeito e motivado, a empresa também ganha, já que esse funcionário terá menos motivos para buscar outras oportunidades de trabalho. Além disso, ao ver que a empresa investe na qualificação das suas equipes, a percepção do empregado é de que ele é parte de um time, o que reduz a rotatividade.

  • Facilita o nivelamento do conhecimento entre as equipes

A formação profissional prévia dos membros de qualquer equipe é sempre variada, mas após as atividades das trilhas de aprendizagem é possível reduzir essa desigualdade e nivelar o conhecimento. Dessa forma, a equipe cresce e poderá produzir em maior sintonia, desenvolvendo o talento de cada um, trocando conhecimento e superando as expectativas.

  • Obtém resultados melhores

Com um corpo funcional qualificado, entrosado e produtivo, as tarefas são concluídas com mais rapidez, a produtividade aumenta e todas as áreas saem ganhando. Já os funcionários desenvolvem novas habilidades e conquistam uma promoção, alcançando cargos de gestão e assumindo a liderança de projetos.

Mas afinal, como funciona a metodologia das trilhas de aprendizagem na prática em um ambiente de trabalho.

Exemplo de trilha de aprendizagem

Agora que os conceitos que envolvem a elaboração das trilhas de aprendizagem estão mais claros, veja dois exemplos práticos da sua implementação.

Exemplo de trilha de aprendizagem

Treinamento de liderança (modelo linear)

O desenvolvimento de líderes requer um conjunto de competências, assim durante a nossa trilha de aprendizagem sugerida, o colaborador segue uma sequência de módulos e recebe a educação necessária para a aquisição das habilidades essenciais.

  1. Mód. 1: Introdução – Apresentação dos conceitos básicos com aulas curtas e textos para leitura.

    Prazo: 1 semana

  2. Mód. 2: Comunicação Assertiva – Ensino de técnicas de comunicação, feedback e escuta ativa por meio de vídeos e exercícios práticos em grupo.

    Prazo: 2 semanas

  3. Mód. 3: Gestão de conflitos – Apresentação de estratégias para mediação de conflitos em videoaulas teóricas e leitura de estudos de caso. O colaborador pode treinar com simulações em role-play.

    Prazo: 2 semanas

  4. Mód 4: Tomada de decisões e planejamento estratégico – Ensino da método de avaliação de riscos e preparação de um plano estratégico completo a partir de aulas, manuais e áudios com entrevistas com gestores.

    Prazo: 2 semanas

  5. Mód 5: Conclusão e avaliação do estudante – Após a aplicação de um teste, cada colaborador será designado a um gestor que seguirá como seu mentor.

    Prazo: 3 meses

Treinamento de soft skills (modelo agrupado)

As soft skills são habilidades interpessoais relevantes, mas a depender da função desempenhada pelo colaborador, algumas podem ser mais importantes que outras. Assim, uma trilha de aprendizagem agrupada costuma ser um recurso mais adequado para a educação de funcionários.

Para tanto, a empresa desenvolveu cursos, videoaulas, exercícios práticos, manuais, selecionou uma lista recomendada de podcasts e textos. Todo o material é incluído em uma página na intranet acessível por todos os colaboradores, que vão decidir quais recursos desejam estudar. Alguns exemplos são técnicas de vendas, comunicação não-violenta, gestão de conflitos, negociação.

iSpring Learn LMS

Esperamos que com esses exemplos fique mais clara a aplicação da trilha de aprendizagem no desenvolvimento profissional do colaborador.

Modelos de trilha de aprendizagem

Quando pensamos em criar uma trilha de aprendizagem na educação, deve-se considerar um dos dois modelos. São eles:

Modelo linear

No modelo linear, o aprendizado ocorre de acordo com a sequência determinada pelo organizador do treinamento. O conteúdo é dividido em módulos e apenas após a conclusão de um módulo é que o aluno poderá prosseguir ao próximo.

Modelo agrupado

O modelo agrupado, por sua vez, oferece mais autonomia aos alunos no caminho que desejam seguir. Todo o conteúdo é disponibilizado em um local e os participantes escolhem quais competências desejam desenvolver e de que maneira. Assim, cada estudante poderá criar suas trilhas de aprendizagem no curso oferecido.

Se esta é sua primeira vez criando uma trilha para seus colaboradores, recomendamos iniciar com o modelo linear. Dessa forma, garante-se que todos os funcionários terão contato com o conteúdo e vão adquirir os conhecimentos necessários para o bom desempenho das suas atividades.

Para ver alguns exemplos, consulte as trilhas sugeridas pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo para o ensino básico.

Como fazer uma trilha de aprendizagem

Preparamos um guia para te ensinar como montar uma trilha de aprendizagem em poucos passos, o que ficará ainda mais fácil ao agregar uma ferramenta poderosa como o iSpring Learn.

Estude seu público-alvo, suas necessidades e os objetivos do treinamento

Cada grupo de alunos terá necessidades e objetivos de aprendizagem diversos. Por isso, o primeiro passo é a pesquisa para reunir dados sobre seu público-alvo, o que vai facilitar a escolha da abordagem adotada no treinamento.

As avaliações de desempenho são ferramentas úteis para identificar lacunas de conhecimento e entender quais são as aspirações profissionais dos participantes.

As avaliações de desempenho

Elabore o storytelling, a sequência de aprendizagem e os conteúdos

Agora pense na maneira de transmitir esse conhecimento. Elabore uma narrativa coesa que estabeleça uma relação entre as diversas atividades propostas nas trilhas e o ensino fluirá melhor. Você pode utilizar personagens ou criar uma história que vai sendo contada por meio das lições.

Criador de personagens iSpring

Não esqueça de utilizar recursos variados, misturando aulas teóricas e exercícios práticos, com materiais em uma variedade de formatos. Isso quebra a monotonia das aulas e aumenta o engajamento dos alunos.

Disponibilize as trilhas e monitore o progresso

Uma vez disponibilizado, é fundamental monitorar o programa de aprendizagem. Deve-se analisar como os alunos estão avançando nas trilhas, seu desempenho nas tarefas de casa e a taxa de conclusão.

iSpring Learn LMS

Acompanhe as métricas de cada indivíduo, mas mantenha um olhar global em todo o processo. Nessa etapa, os relatórios completos do iSpring Learn representam um grande diferencial.

Conclusão

No campo do desenvolvimento profissional, a trilha de aprendizagem tem se mostrado um formato que agrada aos colaboradores e gestores pela sua dinâmica flexível de estudos. Os cursos isolados, de fornecedores diferentes, podem ser substituídos por treinamentos elaborados internamente, que apresentam resultados melhores e atendem às necessidades práticas e expectativas das equipes.

O iSpring Learn oferece todos os recursos para desenvolver talentos. Experimente agora a ferramenta de criação de trilha de aprendizagem e lance um programa que preza pela excelência.

Perguntas Frequentes

Como se faz uma trilha de aprendizagem?

O primeiro passo é definir o objetivo da trilha de aprendizagem, ou seja, quais habilidades e competências técnicas pretende-se desenvolver ou adquirir. Em seguida, serão definidos os módulos criando um fluxo de aprendizagem para o aluno e os formatos de ensino. Também deve ser escolhido o fluxo de disponibilização dos conteúdos, estabelecendo prazos limites para a entrega de atividades ou conclusão das etapas.

O que é trilha de conhecimento?

Trata-se de um percurso que o aluno deve seguir para obter novos conhecimentos ou desenvolver suas habilidades por meio de uma sequência pré-determinada de estudos. O professor faz o planejamento dos módulos, apresenta o cronograma do processo e os alunos consomem diversos materiais e conteúdos. Ela pode ser composta por artigos, cursos, podcasts, vídeos, e-book, avaliações etc.

Por que optar pela trilha de aprendizagem EAD?

As ferramentas de ensino a distância são perfeitas para criar uma trilha de aprendizagem. Além de oferecer inúmeros recursos interativos e criar diversos tipos de materiais, o acesso ao treinamento pode ser feito quando e onde o aluno quiser. Isso confere ainda mais autonomia e flexibilidade aos estudos e facilita o aprendizado como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Learn
Crie sua trilha de aprendizagem corporativa
Teste grátis Saiba mais