Como preparar um treinamento de equipe eficaz na sua empresa

Em um ambiente corporativo dinâmico e competitivo, o investimento no treinamento de equipe se tornou um diferencial para o sucesso organizacional. Com acesso fácil à tecnologia, o capital humano voltou a ser um ativo reconhecido, valorizado e desenvolvido para obter resultados concretos para as empresas.

Assim, a capacitação dos colaboradores focada no desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho moderno. Mas como montar um treinamento de trabalho em equipe realmente eficaz?

Neste artigo, vamos abordar o conceito, a importância e os elementos essenciais para ajudar as empresas a criarem treinamentos realmente eficientes e capazes de trazer ganhos concretos para seus colaboradores e para o negócio.

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Conheça os principais recursos para criar um treinamento de equipe eficaz e melhore o desempenho dos seus funcionários

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O que é treinamento de equipe?

Em linhas gerais, qualquer treinamento tem entre seus objetivos o desenvolvimento das habilidades e a melhora do desempenho individual dos participantes, mas existem mecanismos que podem aumentar a coesão entre os membros da equipe.

Assim, entende-se que um treinamento de equipe visa o desenvolvimento de competências e estimula a colaboração entre os membros de um mesmo time.

Para tanto, é fundamental que a empresa faça um planejamento das atividades pedagógicas, organize a estrutura do conteúdo abordado de forma didática e escolha a metodologia certa considerando o público e a realidade da equipe.

Nesse cenário, a adoção de um sistema de gestão de aprendizagem como o iSpring Learn pode facilitar ainda mais a execução de um treinamento de qualidade, já que oferece inúmeros recursos úteis para o acompanhamento do programa de capacitação.

Benefícios do treinamento para desenvolvimento de equipes

As empresas que oferecem treinamentos aos seus funcionários verificam inúmeros benefícios, como:

  • Melhoria da produtividade – Com o maior entrosamento entre as pessoas e um ambiente de trabalho agradável, o desempenho dos colaboradores cresce.

  • Redução dos conflitos internos – Uma empresa que desenvolve as habilidades interpessoais dentro do time apresenta uma comunicação melhor, reduz os pontos de conflito e estimula a troca de ideias.

  • Retenção de talentosOs bons profissionais que não se sentem valorizados na empresa em que estão acabam buscando outras oportunidades no mercado. No entanto, ao perceber que sua empresa adota uma cultura de valorização com ações práticas de capacitação das suas equipes, há mais chance dele recusar ofertas por se enxergar como parte de um time.

  • Melhoria da qualidade dos produtos ou serviço – Equipes formadas por colaboradores bem treinados, que conhecem e acreditam em seu trabalho, apresentam resultados melhores. Além disso, estão muito mais aptos a buscar novas estratégias para se adaptar frente às dificuldades e investem na inovação do processo.

  • Identificação e formação de líderesUma das grandes vantagens de um treinamento que envolva toda a equipe é que, geralmente, é possível observar as pessoas que se destacam como líderes natos no grupo. Isso acaba sendo positivo pois os próprios colaboradores veem aquela pessoa como um líder, o que facilita o reconhecimento de uma eventual promoção do funcionário para uma função de gestão.

Na verdade, essas são apenas alguns benefícios observados após a aplicação de um treinamento de equipe de trabalho.

Quais são os 3 tipos de treinamentos?

Os treinamentos de equipe geralmente podem ser divididos em três tipos distintos ou combinados em um programa mais longo e abrangente. No caso de uma capacitação com vários módulos, é interessante que o gestor tenha uma maneira de fazer o acompanhamento do progresso de cada colaborador, o que pode ser feito com o iSpring Learn.

Agora, vamos conhecer os três tipos de treinamento para equipe e ver como podem ser executados na prática em diferentes tipos de empresas e mercados.

Treinamento técnico

Um treinamento pode ser considerado técnico quando tem como objetivo transmitir um conhecimento específico alinhado com a atividade prática dos colaboradores da empresa e garantindo o nivelamento do conhecimento entre todas as pessoas da equipe.

Assim, a organização pode optar por oferecer cursos ensinando como utilizar softwares, manusear um equipamento ou promovendo a atualização do conhecimento de ferramentas essenciais.

Exemplo: Uma imobiliária oferece treinamentos anuais aos seus corretores sobre o uso do sistema de CRM, garantindo sempre um ótimo atendimento ao cliente.

Treinamento comportamental

Este modelo de treinamento está focado no desenvolvimento de habilidades interpessoais (soft skills) que vão facilitar o trabalho em equipe, estimular o bem-estar no ambiente e fortalecer o clima organizacional da empresa.

Dessa forma, um treinamento para trabalho em equipe bem elaborado contribui para o aumento da produtividade e traz resultados favoráveis para a organização.

Exemplo: Uma empresa de TI com funcionários no trabalho remoto decide pela implementação do programa de treinamento “Trabalho em Equipe a Distância” com módulos que ensinam uma estratégia de comunicação eficaz, inteligência emocional, liderança e gestão de conflitos.

Treinamento de habilidades

Este modelo de treinamento visa oferecer novas habilidades ou desenvolver ainda mais as competências essenciais para o bom desempenho da função. Para tanto, a empresa deve identificar quais são as necessidades de treinamento da equipe para oferecer os cursos certos e obter bons resultados.

Exemplo: Uma rede de supermercados decide implementar um programa com capacitações para aumentar a produtividade dos seus funcionários, melhorar o atendimento e crescer o negócio. Assim, começa a oferecer treinamentos de vendas, comunicação com o cliente e gestão de processos.

Como fazer treinamento de equipe

A elaboração de qualquer programa de capacitação é composta por quatro passos essenciais de modo a oferecer um programa completo e garantir a formação de profissionais de excelência.

Identificação das necessidades e metas de treinamento

Neste primeiro momento, a equipe de treinamento e desenvolvimento pessoal da empresa fará o mapeamento das necessidades de aprendizagem e definirá os objetivos a serem alcançados com o programa. Isso é importante para o planejamento adequado da execução e a definição da melhor estratégia de ensino a ser adotada.

Definição do formato e metodologias

Após definir um tema, deve-se identificar a melhor maneira de implementar o treinamento da sua equipe considerando os formatos e metodologias disponíveis. Assim, avalia-se qual é a melhor opção entre treinamento presencial, a distância, workshops, mentorias etc. Cada formato terá vantagens e desvantagens, por isso é interessante conhecer os processos de aprendizagem para escolher o modelo ideal.

Monitoramento do processo de aprendizagem

Um aspecto que costuma ser negligenciado é o acompanhamento do andamento do treinamento, o que muitas vezes se deve a falta de meios adequados para fazê-lo. Com uma ferramenta de gestão da aprendizagem, é possível observar cada etapa do processo e analisar todos os dados da performance dos alunos para ver se algo não foi bem assimilado.

Avaliação dos resultados

Por fim, a empresa vai avaliar os resultados do treinamento e verificar se seus objetivos iniciais foram atingidos, medir o aproveitamento dos participantes e, eventualmente, promover os devidos ajustes antes de iniciar uma próxima etapa ou abrir uma nova turma.

Ideias de treinamento para equipe

Separamos algumas ideias de capacitações para promover o engajamento das equipes e aumentar a desenvoltura dos funcionários nas situações cotidianas de trabalho.

  • Workshop de resolução de problemas
  • Treinamento de diversidade
  • Dinâmicas em grupo com atividades para os participantes quebrarem o gelo de forma lúdica. Um exemplo interessante é criar uma caça ao tesouro em que os colaboradores devem procurar dicas com informações sobre os demais colegas e desvendarem o mistério juntos.
  • Atividades práticas para estabelecer uma relação de confiança
  • Treinamento de oratória
  • Curso sobre gestão de tempo
  • Mentoria de liderança
  • Curso para desenvolver habilidades de vendas e negociação

Essas são apenas algumas ideias interessantes para estimular a integração dos colaboradores, transmitir um conteúdo relevante e aproximar as pessoas, promovendo a sinergia e a formação de uma equipe de alto desempenho.

Dicas para treinamento de equipe

Os programas de treinamento voltados para times inteiros possuem uma especificidade que deve ser considerada durante o planejamento: como estimular o engajamento das pessoas criando algo realmente motivador e que agregue novos conhecimentos aos funcionários.

Um dos pontos fundamentais na idealização de uma ação para formação de uma equipe é promover a interação entre os alunos. Treinamentos individuais podem conter apenas aulas e tarefas e ainda assim atingirem bons resultados, por sua vez, um treinamento de equipe requer mais que a mera transmissão de informações.

Dessa forma, poderia se pensar que apenas programas presenciais funcionam para a capacitação de equipes, mas isso não é verdade. O e-learning oferece inúmeras tecnologias que facilitam a implementação de programas de sucesso para times com colaboradores remotos.

Veja algumas dicas para aplicar na sua ação de treinamento de equipe que vão garantir que seus objetivos de entrosamento, motivação e engajamento sejam atingidos com sucesso.

Gamificação

A criação de um curso em formato gamificado é uma forma lúdica de envolver o colaborador no processo de aprendizagem e garantir a interação entre os participantes. Assim, ao inserir conceitos e recursos de jogos no treinamento, a empresa torna todo o processo mais atraente.

O iSpring Learn oferece recursos como chats, pontuações, rankings e medalhas que vão estimular a conclusão das tarefas, proporcionar uma interação saudável entre os alunos e viabilizar a troca de ideias e informações.

Encenações e diálogos simulados

A melhor maneira de treinar e desenvolver a habilidade de resolver problemas é de forma prática, mas veja que para isso há o risco do aluno não atingir o resultado esperado e o prejuízo para a organização ser alto demais. Nesse sentido, as encenações e simulações cumprem um papel fundamental em criar situações reais para o aluno buscar os melhores meios de resolver um problema ou lidar com um cliente.

Assim, com os recursos do iSpring Learn, você poderá desenvolver cenários ramificados e criar diálogos simulados para os colaboradores explorarem diversas situações e treinarem o atendimento dos clientes, a resolução de conflitos internos na equipe e o enfrentamento de problemas emergenciais.

Aprendizagem interativa

Outro ponto que não pode faltar é a transmissão do conteúdo e informações que tenham relevância com a atividade prática da organização, mas isso não precisa ser feito por meio da leitura de materiais antiquados ou videoaulas tradicionais.

A ferramenta de criação de cursos do iSpring Learn oferece todos os recursos para lançar um curso interativo que vai fazer transformar a aquisição de conhecimentos em uma atividade prazerosa e divertida. É possível transformar apresentações em cursos, adicionando uma narração e incluindo efeitos e transições de forma rápida e fácil, mesmo sem experiência em TI.

A melhor parte de ter uma ferramenta moderna é a garantia de que as atualizações do conteúdo podem ser feitas a qualquer momento. Assim, as informações não se perdem e a organização mantém um padrão alto de qualidade entre seus colaboradores sem precisar fazer um investimento alto.

Conclusão

Esperamos que a leitura deste artigo esclareça as vantagens de oferecer treinamentos com foco no fortalecimento de habilidades e na melhoria do entrosamento das equipes, já que isso oferece ganhos concretos para o negócio.

A criação de uma cultura que valoriza o aprendizado não significa mais pagar preços altos para treinamentos com os melhores profissionais, os recursos de e-learning garantem a entrega de um conteúdo exclusivo e direcionado para as necessidades da organização.

Experimente agora o iSpring Learn e comece a criar hoje mesmo um treinamento de equipe para qualificar e aproximar os colaboradores da sua empresa.

Perguntas Frequentes

Qual é o objetivo do treinamento de equipe?

Todo treinamento de equipe terá como objetivo promover a melhoria do desempenho coletivo dos colaboradores. Assim, o programa de aprendizagem trabalha o desenvolvimento das habilidades individuais das pessoas, focando na integração para formação de um grupo coeso, capaz de manter uma boa comunicação e fortalecer a sinergia entre seus membros.

Quais são os 3 tipos de treinamento?

Os treinamentos podem ser de três tipos: técnico, comportamental e de habilidades. Os treinamentos técnicos são voltados para a aprendizagem de conteúdos práticos e específicos da rotina de trabalho. Já o comportamental tem como foco a melhoria das relações entre as pessoas de um mesmo time. Por fim, o treinamento de habilidades aborda o desenvolvimento de certas competências que vão aumentar a produtividade da equipe.

O que falar em um treinamento de equipe?

O conteúdo de um treinamento de equipe vai depender do seu enfoque, mas geralmente combinam-se aspectos técnicos e de comportamento para obter os melhores resultados. Alguns pontos essenciais nesse tipo de programa são: as metas da equipe, os papéis e responsabilidades de cada pessoa, a importância das habilidades técnicas e interpessoais e estratégias de motivação e engajamento.

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