Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

A matriz de treinamentos está se tornando uma ferramenta valiosa em uma economia cada vez mais automatizada e integrada às novas tecnologias. Neste cenário, todas as grandes empresas estão em busca de profissionais adaptados às tecnologias, mas o que poucas empresas sabem é que muitas vezes, esses profissionais já integram a corporação.

A essas empresas faltam, portanto, as ferramentas adequadas para encontrar e lapidar esses profissionais. Moldá-los ao futuro da economia que se avizinha, um futuro onde as competências pessoais terão um valor maior do que experiências ou formação. Neste sentido, a matriz de treinamento renasce como a ferramenta capaz de abrir novos caminhos para as empresas em um cenário repleto de novidades.

iSpring Learn

Gerencia a sua matriz de treinamento com a melhor LMS do mercado. A iSpring Learn vai te ajudar a desenvolver as habilidades da sua equipe.

Experimente grátis Saber mais

O que é matriz de treinamento?

Basicamente, é um banco de dados que coleta todas as funções existentes dentro da sua empresa. Com base nessas funções e nas atividades exercidas pelos responsáveis por ela, são definidas as competências exigidas do funcionário. Vejamos um exemplo de matriz de treinamentos por função.

Matriz de treinamento é um banco de dados que coleta todas as funções existentes dentro da sua empresa

Como vimos no exemplo de matriz de treinamento, a matriz de competência pega essas informações e as apresenta de uma forma visual, em formas de gráficos e planilhas. Facilitando a compreensão das funções específicas de determinado cargo para a equipe de gestão de recursos.

Qual a importância da matriz de treinamento?

Com essa informação em mãos, fica mais fácil para o gestor definir quem é o candidato ideal para assumir determinado cargo, auxiliando-o na hora de desenvolver treinamentos para desenvolver a habilidade do cargo com os candidatos.

  1. Identificação de necessidades de treinamento: A matriz ajuda a identificar as lacunas de competências dentro da organização. Com o modelo de matriz de treinamento ideal, os gestores vêem claramente quais habilidades precisam ser desenvolvidas em seus times para alcançar os objetivos da empresa.
  2. Planejamento estratégico: Facilita o planejamento de programas de treinamento direcionados que são estrategicamente desenhados para desenvolver competências essenciais, reduzindo o desperdício de recursos em treinamentos desnecessários ou inadequados.
  3. Aumento da produtividade: Ao garantir que os funcionários sejam bem treinados para desempenhar suas funções, a matriz de treinamento contribui para a melhoria da eficiência operacional e aumento da produtividade.
  4. Melhoria da qualidade do trabalho: Treinamentos focados nas necessidades identificadas ajudam a elevar o nível de qualidade do trabalho realizado, resultando em melhores produtos ou serviços oferecidos aos clientes.
  5. Desenvolvimento de funcionários: Oferece uma rota clara para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, incentivando o aprendizado contínuo e o aprimoramento das habilidades.
  6. Retenção de talentos: Investir no desenvolvimento de funcionários pode aumentar a satisfação e o engajamento no trabalho, o que é crucial para reter talentos e reduzir a rotatividade de pessoal.
  7. Suporte ao crescimento da empresa: Ao preparar os funcionários para enfrentar novos desafios e assumir posições de maior responsabilidade, a matriz de treinamento apoia o crescimento e a expansão da empresa.

Cada uma dessas competências pode ser avaliada e desenvolvida por meio de treinamentos específicos, garantindo que os funcionários possam desempenhar suas funções de forma eficaz e eficiente. Esses treinamentos são coordenados pela própria matriz, que também informa a evolução de cada um. Vamos ver uma matriz de treinamento no exemplo abaixo.

Exemplo de matriz de treinamento com dados sobre a evolução de treinamento de cada um dos funcionários

Ao criar tabelas que conectam cada função com suas respectivas competências necessárias e o status atual de treinamento de cada empregado, além de gráficos de radar que mostram as competências por departamento ou equipe, a matriz de treinamento de segurança do trabalho acima demonstra qual dos funcionários está mais preparado para assumir uma vaga relacionada a segurança de trabalho.

Passo a passo de como fazer uma matriz de treinamento

Criar uma matriz de treinamento envolve um processo cuidadoso de análise das necessidades da organização, identificação das competências necessárias para cada cargo e planejamento de ações de capacitação. Aqui está um passo a passo detalhado de como fazer uma matriz de treinamento excelente:

Identificação de cargos e funções

Comece listando todos os cargos e funções dentro da sua empresa. Isso inclui desde posições de entrada até cargos de alta gestão. É crucial ter uma compreensão clara das responsabilidades de cada função para determinar as competências necessárias.

Definição de competências

Para cada cargo listado, defina as competências essenciais necessárias para a execução eficaz das suas funções. Essas competências podem incluir habilidades técnicas específicas, competências comportamentais e conhecimentos especializados. Por exemplo:

  • Gerente de Vendas: Comunicação eficaz, liderança, habilidade de negociação.
  • Técnico de TI: Conhecimentos em redes, programação, manutenção de sistemas.

Avaliação das competências atuais

Faça uma avaliação do nível atual de competências de cada funcionário em relação às competências definidas para seu cargo. A matriz de capacitação de treinamento pode ser feita mediante avaliações de desempenho, feedback de supervisores, ou autoavaliações.

Identificação de lacunas

Compare as competências atuais dos funcionários com as competências necessárias e identifique as lacunas. Estas lacunas indicarão onde os treinamentos são necessários para que os funcionários atinjam o nível desejado de proficiência em suas funções.

A matriz de treinamento e desenvolvimento mostra as habilidades necessárias para a promoção

Planejamento de treinamentos

Desenvolva um plano de treinamento para endereçar as lacunas identificadas. Decida quais métodos de treinamento serão utilizados (e.g., treinamentos on-line, workshops, cursos externos) e quem serão os responsáveis por ministrar esses treinamentos.

Implementação do plano de treinamento

Execute o plano da sua matriz de treinamento e desenvolvimento conforme planejado. Certifique-se de que todos os recursos necessários estão disponíveis e que os treinamentos são realizados de forma eficaz.

Avaliação e feedback

Após a realização dos treinamentos, avalie sua eficácia. Isso pode ser feito mediante testes de competência, avaliações de desempenho pós-treinamento e feedback dos participantes. Use essas informações para fazer ajustes nos planos de treinamento.

Como criar sua matriz de treinamento de maneira simples

Organizar uma matriz de treinamentos eficiente é crucial para garantir que o processo de treinamento e desenvolvimento (T&D) em uma organização seja alinhado com seus objetivos estratégicos e ofereça resultados significativos. Mas a importância da matriz é muito maior do que dados e informações.

Em uma corporação, a matriz de treinamentos funciona como um link direto entre as necessidades de competências da organização e as ações de T&D. O sistema ajuda a garantir que os treinamentos sejam estrategicamente planejados ao desenvolver as habilidades necessárias para otimizar a entrega de serviços e produção da sua empresa.

Em uma matriz de capacitação de treinamento separam-se as habilidades de cada colaborador para criar um modelo visual do que cada um precisa aprimorar durante os treinamentos.

Modelo de matriz de capacitação de treinamento

No entanto, sabemos que, com tantas equipes para gerir e uma carga horária cada vez mais apertada, se torna humanamente impossível aos gestores pararem o que tem para fazer e se dedicarem na elaboração de um complexo banco de dados e de gráficos informativos.

Por isso, o número de gestores que estão usando sistemas de gestão de aprendizado (LMS) e a respectiva matriz de treinamento RH têm crescido nos últimos anos. O objetivo desses gestores é o de simplificar a distribuição e o gerenciamento dos treinamentos, algo que eles têm conseguido com ajuda das ferramentas adequadas.

Umas das ferramentas mais populares entre elas é o iSpring Learn, que permite criar grupos de funcionários baseados em departamentos, funções e lacunas de conhecimento. Assim, o sistema ajuda a organização na personalização dos treinamentos para atender às necessidades específicas de cada grupo.

Prepare a sua empresa para o futuro com iSpring Learn

A implementação de um sistema de matriz de competência a partir de plataformas como o iSpring Learn, proporciona um plano claro e eficaz para sua empresa. O software da iSpring Learn fornece relatórios minuciosos dos resultados de cada etapa do colaborador durante o treinamento. Com esses dados detalhados, o gestor consegue aprimorar os treinamentos existentes ou criar novos treinamentos, de modo a desenvolver as habilidades específicas e demandadas pelo cargo dentro da corporação.

Relatórios detalhados no iSpring Learn LMS

Assim, com os treinamentos aprimorados, os colaboradores da empresa estarão sempre atualizados e preparados para lidar com os novos desafios do mercado. Aproveite o período de teste gratuito do iSpring Learn e experimente todos os recursos que o LMS oferece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Learn
Plataforma LMS para matriz de treinamento
Teste grátis Saiba mais