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O crescimento do setor de T&D trouxe novas técnicas de treinamento para o mercado de capacitação corporativa. Por isso, a escolha da mais adequada pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu programa.

Neste artigo, apresentamos as nove técnicas de treinamento mais eficientes para a capacitação e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores no ambiente de trabalho moderno, abordando as suas principais aplicações.

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O que são técnicas de treinamento empresarial?

Quando falamos em uma técnica de treinamento empresarial, estamos nos referindo ao método adotado pela equipe de RH e T&D para trabalhar um determinado conjunto de habilidades e facilitar o aprendizado dos colaboradores da sua empresa.

Técnicas de treinamento empresarial

Existem inúmeras técnicas que podem ser aplicadas e cada uma trará benefícios próprios aos participantes. Mas o que distingue cada técnica? Alguns exemplos são:

  • O formato de entrega do conteúdo (materiais em texto, vídeo, áudio).
  • A disponibilização das aulas (e-learning, híbrido ou presencial em sala de aula).
  • A abordagem utilizada na transmissão do conhecimento (videoaulas, atividades práticas, gamificação, estudos de caso).
  • A duração dos treinamentos corporativos e o tamanho das turmas.
  • O uso de tecnologia.

Essa escolha deve ser feita de forma criteriosa levando em consideração o conteúdo abordado, o objetivo pretendido e o grupo de colaboradores que estará participando. Essa tomada de decisão ocorre ainda na etapa de planejamento das capacitações, já que cada técnica presume a adoção de estratégias de aprendizagem diferentes.

A importância de escolher as técnicas de treinamentos adequadas

O primeiro passo para a criação de um programa de treinamento para colaboradores em uma empresa é o planejamento, o que normalmente se dá pela elaboração de um plano de capacitação. Em geral, a escolha da estratégia certa vai impactar o sucesso da experiência e pode até contribuir para uma melhoria na cultura organizacional da empresa.

É importante escolher as técnicas de treinamentos adequadas

Quando o time de T&D começa a idealizar um treinamento corporativo, alguns objetivos costumam ser:

  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Transmissão de conteúdo;
  • Valorização dos funcionários e melhoria da motivação no ambiente de trabalho;
  • Maior produtividade da equipe;
  • Aumento da retenção de funcionários.

A estratégia de entrega do conteúdo pode contribuir para a maior aceitação do time sobre a necessidade do treinamento e desenvolvimento. Por exemplo, em times no trabalho remoto, oferecer um curso presencial tem mais chance de desmotivar o colaborador, já que ele terá que mudar sua rotina e comparecer ao escritório. Nesse caso, incorporar os recursos de EAD provavelmente trará melhores resultados.

9 técnicas de treinamento de pessoas que funcionam

Destacamos nove técnicas de treinamento de funcionários comuns no mundo corporativo e que trazem resultados reais para as empresas. São elas:

Cursos presenciais

Os cursos presenciais são a forma tradicional de treinamento

Os cursos presenciais são a forma tradicional de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Trata-se da preparação de aulas, dadas em salas de aula por um instrutor que detém o conhecimento a ser passado aos alunos. Uma das vantagens dessa estratégia é a familiaridade que traz aos funcionários, especialmente os mais velhos ou com mais dificuldades no uso de tecnologia.

No entanto, os cursos apresentam duas desvantagens evidentes:

  1. A necessidade de reunir todos os participantes em um mesmo local, ao mesmo tempo. Na prática, isso pode ser extremamente difícil para empresas com escritórios e equipes em diversas localidades.
  2. O alto custo para organizações grandes que precisam alugar um espaço que comporte todos os colaboradores ao mesmo tempo. Além disso, pode demandar uma logística de viagens para os profissionais alocados em outras cidades.

Ainda assim, os cursos presenciais mantêm seu espaço no mercado de treinamento e desenvolvimento e são muito comuns para cursos profissionais in-house.

Cursos EAD

Os cursos a distância se consolidaram com a maior a oferta de treinamentos corporativos remotos durante a pandemia de COVID-19. Grande parte das empresas teve que buscar soluções que conciliassem o desenvolvimento de habilidades com o trabalho remoto.

Cursos a distância no iSpring Learn LMS

Esse tipo de curso é oferecido online trazendo inúmeras vantagens aos colaboradores, como:

  • Facilidade de acesso ao treinamento, pois sendo um curso online, ele poderá ser acessado pelos colaboradores ainda que não estejam mais no local de trabalho.
  • Menor custo dos treinamentos para a empresa, já que basta elaborar um curso e ele poderá ser utilizado para quantos alunos e turmas forem necessários.
  • Possibilidade de cursos orientados de acordo com as funções de cada colaborador na equipe.
  • Atualização rápida dos conteúdos. Pela facilidade de disponibilização, torna-se também muito fácil atualizar o conteúdo de modo que seu treinamento estará sempre na vanguarda.

Os colaboradores modernos tendem a valorizar iniciativas de e-learning na empresa, já que isso denota o compromisso com um ambiente de trabalho que valoriza cada funcionário.

Cursos híbridos (blended learning)

A aprendizagem híbrida combina os benefícios do ensino a distância com o método tradicional presencial. Também chamado de blended learning, esses treinamentos oferecem parte do conteúdo por meio de aulas com um professor enquanto outra é disponibilizada de forma remota.

Cursos híbridos

Esse tipo de treinamento é interessante em uma empresa que valoriza a autonomia dos seus colaboradores, enquanto transmite conhecimento necessários para o desempenho das suas atividades essenciais.

Perceba que o método híbrido oferece benefícios tanto para a empresa como para os funcionários. Para a empresa, a grande vantagem está no custo reduzido e maiores taxas de conclusão. Por outro lado, um treinamento híbrido é capaz de motivar mais colaboradores a concluírem curso.

Mentoria e coaching

A mentoria e o coaching já são métodos conhecidos no campo dos treinamentos corporativos. São modelos excelentes para o desenvolvimento de talentos em funções mais sêniores. A ideia por trás dessas abordagens é a parceria entre profissionais mais experientes e colaboradores recém contratados ou mais jovens.

Por essa relação próxima, os conhecimentos são adquiridos de forma mais natural, há um incentivo ao feedback e um estímulo à motivação dos funcionários. Esses projetos costumam prever reuniões periódicas, que podem ser online, em que o mentorado e o mentor trocam experiências e ideias sobre as questões relativas à organização.

Encenações e simulações

A consolidação do treinamento a distância difundiu alguns métodos interativos de aprendizagem. As encenações e simulações são estratégias adotadas para o desenvolvimento de habilidades por meio de atividades práticas em um ambiente seguro.

Por exemplo, imagine que a empresa identifica necessidades de treinamento na sua equipe de vendas e atendimento aos clientes. É claro que um material teórico tem o seu valor, mas o verdadeiro aprendizado ocorre com a prática. Nesse caso, muito melhor do que deixar os profissionais treinarem com pessoas e clientes reais, correndo o risco de erros que vão manchar a imagem da empresa, é criar um treinamento com uma simulação de situações cotidianas para ele interagir.

Simulação de diálogo criada no iSpring Suite

Os softwares de e-learning oferecem todos os recursos para criação dessas atividades e, quando combinadas a um sistema de gestão de aprendizagem, como o iSpring Learn, oferecem as ferramentas para criar, disponibilizar e acompanhar os resultados dos treinamentos corporativos da empresa.

Aprendizagem social

Uma das melhores técnicas de treinamento em grupo é a aprendizagem social. Ela consiste na criação de um ambiente comunitário, onde as pessoas são estimuladas a trocarem experiências, opiniões e a superarem juntas os desafios do processo de aprendizado.

Na realidade, os treinamentos de colaboradores que adotam a aprendizagem social buscam a integração das pessoas e o desenvolvimento coletivo das habilidades profissionais a partir da observação e da interação com o grupo.

Veja que abordagens como essa atingem ainda outros objetivos além da aquisição de conhecimentos:

  • Aproxima a gestão e a equipe. Na medida em que as lideranças compartilham suas opiniões em plataformas como fóruns e chats, os colaboradores sentem-se mais próximos e o clima do trabalho se torna mais colaborativo.
  • Estimula o desenvolvimento de habilidades interpessoais. As pessoas, ao verem as necessidades e os desafios enfrentados pelos colegas, podem assumir um papel mais empático e proativo.
  • Desenvolve o pensamento crítico por meio da reflexão sobre os temas abordados pelo grupo.

Gamificação

A gamificação é uma estratégia de treinamento que combina conteúdo técnico com dinâmicas de jogos para aumentar o engajamento dos colaboradores no curso. Entre as práticas mais comuns estão:

  • Rankings e pontuações;
  • Missões e competições entre equipes;
  • Selos, prêmios e recompensas.
Recursos de gamificação no iSpring Learn LMS

A adoção de atividades dinâmicas e de uma competição saudável desperta o interesse do aluno e estimula a conclusão dos treinamentos oferecidos. Além disso, traz um clima de descontração na forma como os conteúdos são transmitidos. Nesse aspecto, as plataformas de treinamento a distância oferecem um ambiente perfeito para a implementação da gamificação.

Treinamentos de liderança e onboarding

As organizações que investem nos treinamentos de liderança estão contribuindo para a formação da gestão corporativa. Isso mostra para as equipes que as preocupações da empresa vão muito além da produtividade e do desempenho dos colaboradores e que há um real compromisso com o clima organizacional.

A formação de um bom gestor requer o desenvolvimento de competências interpessoais, que vão além das habilidades meramente técnicas. Uma equipe liderada por alguém capaz de identificar os perfis e as competências dos funcionários terá muito mais chances de sucesso e estará muito mais engajada, o que naturalmente contribuirá para a retenção dos colaboradores.

Outra prática valiosa, ainda negligenciada por muitas empresas, é a oferta de um bom onboarding para os novos contratados. A integração de funcionários recém admitidos é fundamental para estimular o senso de pertencimento e transmitir o conhecimento necessário para um bom desempenho profissional naquele ambiente de trabalho.

Curso de onboarding no iSpring Learn LMS

Esse processo será ainda mais fácil nas empresas que utilizam um LMS como o iSpring Learn. Dessa forma, será possível automatizar os processos de inscrição e disponibilização dos conteúdos aos colaboradores, conforme seja necessário.

Assim, sempre que houver a inclusão de novos funcionários na empresa, o programa de onboarding será indicado a eles. Da mesma maneira, caso um colaborador seja promovido a um cargo de gestão ou mude de equipe, o RH irá atualizar seu cadastro funcional e receberá a indicação de participar do treinamento de liderança.

Microlearning

A microaprendizagem está inserida no âmbito do e-learning e consiste na oferta de treinamentos objetivos e curtos, geralmente elaborados para serem consumidos pelo aluno em seus dispositivos móveis.

Os materiais são disponibilizados online, geralmente em videoaulas breves que abordam um único tópico relevante no âmbito da organização. Os colaboradores recebem o acesso e podem assistir quando e onde quiserem.

Conclusão

No mundo corporativo, os treinamentos cumprem inúmeras funções, mas é preciso que sejam eficazes e atinjam seus objetivos. Para isso, a escolha do tipo de treinamento será um diferencial cada vez maior e, para oferecer os métodos mais modernos, é importante ter acesso aos recursos de e-learning.

A escolha das técnicas de treinamento quanto ao uso de tecnologia deve ser feita com cautela e sempre considerando o perfil dos colaboradores e da empresa. Mesmo em organizações mais tradicionais, ainda é possível empregar métodos mais modernos.

Nesse sentido, adotar um LMS como o iSpring Learn vai enriquecer a capacitação da sua empresa. Crie sua conta grátis e passe a oferecer novas técnicas de treinamento e monitoramento dos resultados aos seus colaboradores.

Perguntas Frequentes sobre Técnicas de Treinamento

O que são métodos e técnicas de treinamento no trabalho?

É a abordagem escolhida pela equipe de RH para disponibilizar um treinamento aos colaboradores de uma organização. Sua escolha vai depender de fatores como: disponibilidade orçamentária, público-alvo, materiais e conteúdos e a própria realidade da organização.

O que é um treinamento técnico?

São os treinamentos que buscam desenvolver as habilidades necessárias para o desempenho de uma determinada função na organização. Está focado na entrega de conhecimentos fundamentais de qualidade para os colaboradores desempenharem um papel específico. Por exemplo, ensinar as técnicas de vendas para um profissional que acaba de entrar na equipe de vendas de uma seguradora.

Quais os tipos de treinamento de funcionários dentro de uma empresa?

Existem inúmeros tipos de treinamento e esse número está sempre aumentando com as inovações tecnológicas, desde os treinamentos presenciais em sala de aula até os métodos mais modernos, com simulações e realidade virtual.

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