Planejamento de treinamento: o passo a passo para o sucesso do seu programa

A elaboração de um planejamento de treinamento é uma etapa essencial para garantir o sucesso de qualquer capacitação corporativa. Considerando a projeção de crescimento do mercado de T&D, estimada em 5,4% até 2031, torna-se ainda mais importante entender as bases para criação de um plano de treinamento e desenvolvimento efetivo.

Hoje, mais do que nunca, há uma oferta de ferramentas acessíveis e de qualidade que facilitam o treinamento corporativo. No entanto, para atingir objetivos como desenvolvimento de habilidades, retenção de talentos e aumento da produtividade, é fundamental que o programa de treinamento seja pensado de forma estratégica.

iSpring Learn

Faça o seu planejamento de treinamento em um LMS completo. Comece a criar programas de capacitação, de forma rápida, fácil e a um custo reduzido, tudo isso livre de dificuldades.

Experimente grátis Saber mais

Se você quer saber como planejar um programa de treinamento, continue lendo este artigo e conheça todos os detalhes deste processo importante para a implementação de uma capacitação corporativa.

O que é planejamento de treinamento?

Trata-se de uma etapa essencial da capacitação corporativa, ainda que muitas vezes negligenciada pelas equipes de T&D. Ela abrange a identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento da empresa com base nas competências identificadas dos colaboradores e culmina na criação de um projeto que traga os resultados esperados pela organização.

O plano de treinamento deverá prever:

  • as ações de treinamento, de acordo com o público-alvo;
  • a metodologia de ensino e formato de entrega do treinamento;
  • as atividades e conteúdos abordados no programa;
  • os objetivos e as formas de avaliação dos resultados esperados;
  • um cronograma de implementação e estimativa de orçamento.

Em geral, esse planejamento é realizado por uma equipe plural, com profissionais de várias áreas, mas é liderada por especialistas em T&D e gestão de pessoas. É interessante convidar alguns gestores e colaboradores para entender quais são as necessidades de aprendizagem, avaliar o conhecimento da equipe e traçar os passos necessários para atingir o objetivo que o time busca.

Como fazer um planejamento de treinamento?

A elaboração de um plano de treinamento e desenvolvimento deve levar em consideração a realidade da empresa. São diversos fatores que costumam ser analisados pela equipe de T&D neste momento, antes de qualquer ação prática de criação do programa.

1ª Etapa: Avaliação das necessidades e metas da empresa

O primeiro passo será sempre uma avaliação global das necessidades de treinamento, de planejamento e de desenvolvimento da empresa. Primeiro, deve-se observar as metas organizacionais para entender quais habilidades e competências são essenciais para obter os melhores resultados nos indicadores desejados.

Em seguida, faz-se uma análise do ambiente de trabalho, dos processos e dos colaboradores, realizando uma avaliação da equipe para entender as forças e fraquezas de cada membro e buscar maneiras de desenvolver as potencialidades dos funcionários.

Nesse momento, a avaliação de desempenho é uma ferramenta capaz de oferecer um retrato claro do colaborador e das suas necessidades de aprimoramento. É importante oferecer um canal para ouvir o gestor, já que ele poderá trazer uma leitura das habilidades essenciais da equipe para o desempenho das atividades do negócio.

2ª Etapa: Definindo os objetivos do treinamento

Agora que já se tem clareza sobre a realidade das competências dos colaboradores, a equipe deve definir os objetivos do treinamento. Não adianta tentar cobrir todas as necessidades de uma só vez, pois isso vai gerar um programa amplo demais e um público-alvo diverso implica no menor engajamento do aluno com o conteúdo.

Nesse momento, deve-se definir as prioridades, entendendo quais habilidades vão trazer os maiores resultados para a empresa e focar nelas ao preparar o planejamento de programa de treinamento.

Por exemplo: se é identificado que a empresa precisa melhorar as vendas e o atendimento ao cliente, uma sugestão seria oferecer um curso abordando as habilidades de vendas e suporte. É possível ainda complementar com um e-book completo sobre os produtos da empresa, assim os funcionários terão um conhecimento maior e mais segurança na abordagem aos clientes.

3ª Etapa: Escolhendo os métodos de aprendizagem

As práticas de aprendizagem foram revolucionadas com a consolidação do e-learning, que se consolidou como uma prática eficiente nos treinamentos corporativos. Ele permite uma gestão melhor do conhecimento e monitoramento de todas as etapas do treinamento e desenvolvimento, além de facilitar o acesso ao conteúdo e reduzir os custos para as empresas.

Assim, é possível combinar treinamentos presenciais e online, que podem ser consumidos quando e onde o funcionário preferir. Isso contribui para taxas maiores de conclusão e obtenção de resultados melhores.

4ª Etapa: Elaborando os materiais

Quando se tem os objetivos claros e definidos no planejamento de treinamentos e capacitações, torna-se muito mais fácil elaborar conteúdos completos e tarefas para o desenvolvimento das pessoas na sua empresa.

5ª Etapa: Lançamento do programa de treinamento e desenvolvimento

O lançamento de capacitações nas empresas requer organização e estratégia para garantir a eficiência esperada. A existência de um planejamento do programa de treinamento facilita a sua aplicação, na medida em que funciona como um modelo a ser seguido.

Nesse momento, os principais desafios estão na garantia de que todos terão acesso ao treinamento e entendam as motivações que levaram a empresa a lançá-lo.

6ª Etapa: Análise dos dados e resultados

A maneira mais fácil de analisar se um programa atingiu seu objetivo é analisando dados concretos e comparando-os ao planejamento de treinamentos elaborado previamente.

Para isso, o uso de um LMS é fundamental, já que ele fornece relatórios detalhados com todas as informações necessárias sobre a presença dos alunos, o rendimento de cada colaborador nas diversas etapas de aprendizagem e os indicadores de conclusão e satisfação com o processo de treinamento e desenvolvimento.

7ª Etapa: Implementação de melhorias nos treinamentos

Com base nos resultados obtidos e no feedback dos funcionários, analise as oportunidades de melhoria no processo de capacitação. Por exemplo, se ao final do processo, você perceber que faltaram atividades práticas sobre um determinado assunto ou que surgiu uma nova ferramenta na sua área, é possível incluí-la antes do lançamento para uma nova turma.

Dessa forma, você garante a efetividade máxima e o maior aproveitamento do plano de treinamentos para sua empresa, além de manter sempre o programa atualizado frente às inovações tecnológicas e normativas do setor.

Dicas para elaboração de um plano de treinamento

Existem duas dicas que facilitam o processo de planejamento de um treinamento e ajudam a garantir que os colaboradores vão ter uma experiência de crescimento.

Utilize ferramentas de treinamento

O mercado de treinamento e desenvolvimento oferece inúmeras soluções e recursos que facilitam a criação, implementação, distribuição e avaliação das iniciativas de capacitação. Os sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) reúnem todos os recursos necessários para as empresas desenvolverem e gerenciarem os seus próprios programas.

O iSpring Learn é um LMS que auxilia no planejamento e programação de treinamento corporativo na medida em que facilita a criação dos conteúdos, oferece relatórios detalhados e automatiza os processos de inscrição dos colaboradores e emissão de certificados. Dessa forma, os funcionários têm acesso aos treinamentos, aumentando a produtividade e melhorando o clima organizacional a um custo benefício melhor para a empresa.

Aplique métodos e ferramentas estratégicas

A utilização do método SMART facilita a elaboração de um planejamento estratégico de treinamento e desenvolvimento. Sua aplicação ajuda na definição das metas e objetivos ao se basear em cinco fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Outra ferramenta útil é a avaliação de desempenho 360 graus. Com ela, é possível ter um retrato realista das equipes, entendendo as habilidades profissionais dos funcionários e lideranças. Dessa forma, é possível desenhar um planejamento de um programa de treinamento mais rico e com foco no desenvolvimento das competências que realmente vão fazer a diferença para a empresa e para as pessoas.

Conclusão

O planejamento de treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma estratégia que os profissionais de T&D adotam para aumentar a eficácia dos treinamentos. Ao optar por essa sistemática, é mais fácil fazer um trabalho bem feito ao desenvolver programas certeiros, que promovem transformações reais na produtividade dos funcionários e oferecem benefícios para as organizações.

Por ser um documento complexo, que envolve várias etapas, as empresas têm nos serviços e recursos tecnológicos um modo de aumentar a eficiência das ações de treinamento e desenvolvimento. O iSpring Learn é uma plataforma completa que permite lançar um programa de aprendizagem rapidamente e sem gastar muito.

Cadastre-se agora para fazer um teste gratuito por 30 dias, tempo suficiente para lançar um curso e analisar o progresso dos funcionários. Não deixe de fazer o planejamento das atividades de treinamento e garanta a execução das suas estratégias nas tarefas e materiais de aprendizagem.

Experimente o iSpring Learn e veja como elaborar o planejamento de treinamento organizacional será ainda mais fácil e rápido para sua empresa

Disqus Comments Loading...