Com a competitividade do mercado, as empresas estão sempre buscando formas de se destacarem e o desenvolvimento das competências organizacionais se tornou um elemento essencial nesse processo.
É dessa maneira que uma empresa reúne as ferramentas necessárias para enfrentar as constantes mudanças no mercado mundial. As competências organizacionais aumentam a resiliência e estimulam as inovações, oferecendo um ambiente de trabalho melhor para seus colaboradores e mais resultados para os clientes.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de competência organizacional, apresentar seus principais tipos e mostrar como é possível desenvolvê-las para sua empresa ter ainda mais sucesso e destaque no mercado de trabalho.
Com o iSpring Learn, é mais fácil do que nunca mapear as habilidades dos seus colaboradores e criar programas de treinamento desenvolvendo as competências organizacionais.
O que são competências organizacionais?
Uma empresa é formada por um conjunto de colaboradores com habilidades individuais, mas quando empregadas sem estratégia, essas habilidades não têm o poder de conduzir a organização ao sucesso. É nesse cenário que surgem as competências organizacionais, que nada mais é do que um conjunto de características e conhecimentos que tornam uma determinada empresa única.
Essa reunião de atributos e competências cria uma identidade corporativa que engloba diversos aspectos, como sua gestão de pessoas, a gestão de conhecimentos, missão, valores, visão, seus projetos, produtos entre muitos outros fatores. É através dessa identidade única que a empresa busca atingir seus objetivos estratégicos e, dessa forma, manter-se competitiva no mundo dos negócios.
Elas também se diferem das competências individuais. Cada uma das pessoas que compõem a organização terá suas habilidades e capacidades pessoais e esse conjunto é chamado de competência individual. Já as competências organizacionais dizem respeito à própria empresa, sendo as habilidades, conhecimentos e capacidades que ela detém e auxiliam na sua busca pelo sucesso e melhores resultados.
As competências organizacionais podem ser de três tipos, básicas, essenciais e seletivas, e a sua combinação será o diferencial competitivo do negócio. Mas afinal, quais os benefícios de fazer uma boa gestão de competências organizacionais na sua empresa?
Qual a importância das competências organizacionais para a empresa
Para entender a importância de investir no desenvolvimento das competências organizacionais é preciso conhecer as vantagens que elas trazem para as empresas e como podem ser um diferencial competitivo no mercado.
Em linhas gerais, podemos citar alguns benefícios das competências organizacionais:
- Maior eficiência operacional e produtividade dos colaboradores.
- Investimento em inovação em um ambiente favorável.
- Retenção de talentos e menor rotatividade entre os funcionários.
- Melhores resultados e vantagem competitiva.
- Diferencial entre os concorrentes.
- Clientes mais satisfeitos e leais.
Primeiro, uma empresa que possui as competências organizacionais e profissionais certas, acaba conquistando uma posição de destaque entre seus concorrentes de mercado. Por sua vez, ela estará muito mais apta e preparada para enfrentar mudanças, pois tem a seu dispor os recursos necessários para promover a inovação e adaptação, mantendo sua posição de liderança.
Outro ponto importante é que ao desenvolver as competências básicas e essenciais, você também está investindo na criação de uma cultura organizacional forte, estimulando um ambiente de aprendizagem e mostrando o quanto valoriza seus colaboradores.
Toda essa vantagem competitiva, que decorre de uma gestão que estimula o desenvolvimento de competências organizacionais, terá maior clareza vendo os tipos de competências na prática.
Tipos de competências organizacionais
Existem inúmeros tipos de competências organizacionais, mas elas costumam ser divididas em três grupos: básicas, essenciais e seletivas.
Vejamos o conceito de cada uma, entendendo suas aplicações em uma empresa.
Competências humanas e organizacionais
Antes de entrar na análise das competências organizacionais propriamente ditas, é importante conceituar as competências individuais, que também são relevantes no âmbito corporativo.
São as competências próprias das pessoas que integram a organização, podendo abranger habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills). Qualquer colaborador trará um conjunto de habilidades técnicas que adquiriu ao longo da sua formação profissional, mas não é só isso.
As pessoas possuem suas próprias competências e experiências pessoais, que se manifestam na forma de soft skills e são ativos valiosos para atingir os objetivos estratégicos da empresa. Entre os principais exemplos, podemos citar a inteligência emocional, habilidades de gestão e liderança, capacidade de resolver problemas e trabalhar em equipe.
Qualquer competência no contexto organizacional terá o seu valor e elas podem ser estimuladas e desenvolvidas quando a empresa possui uma cultura organizacional de valorização do aprendizado contínuo.
Competências organizacionais básicas
As competências organizacionais básicas são aquelas fundamentais, sem as quais uma empresa não é capaz de se manter no seu ramo de atuação. Elas podem ser diferentes e variar de acordo com os setores, mas em linhas gerais, é possível citar alguns exemplos comuns:
- Boa localização e instalações adequadas
- Equipe qualificada
- Bom atendimento aos clientes
- Vitrine atraente ao público
- Produtos de qualidade
Veja que todos os exemplos acima são quase pré-requisitos para a manutenção de uma empresa, mas eles vão variar conforme a área de mercado em que atuem. Para uma farmácia ou loja de roupas, ter uma vitrine que chame atenção é um elemento básico, mas isso não se encaixaria para uma empresa de TI ou um escritório de advocacia.
Competências organizacionais essenciais
As competências organizacionais essenciais são todas aquelas que têm relação com a diferenciação da empresa no seu mercado. Elas são amplas e gerais, permeando todas as atitudes e o posicionamento corporativo.
Em outras palavras, elas representam uma junção de atributos e competências que buscam o diferencial competitivo para os consumidores, sendo aquilo que vai singularizar a empresa e torná-la um exemplo perante aos concorrentes.
Alguns exemplos de competências organizacionais essenciais comuns são:
- Inovação tecnológica e dos produtos
- Fortalecimento e reconhecimento da marca
- Responsabilidade social e sustentabilidade
- Pesquisa e desenvolvimento
- Experiência e atendimento ao cliente
Competências organizacionais seletivas
São as competências específicas que uma empresa desenvolve para sua diferenciação dos demais concorrentes, gerando valor de mercado para a organização e fidelizando o consumidor. Enquanto as competências essenciais são amplas e gerais, as seletivas focam em um nicho bem definido.
Se pensarmos em um banco digital, por exemplo, suas competências essenciais devem ser a inovação tecnológica, tarifas zeradas ou reduzidas, atendimento ágil. Porém veja que esses atributos são comuns em comparação a concorrência, mas quando a empresa se posiciona oferecendo um cartão black, ela se destaca dos demais.
Desenvolvimento de competências organizacionais
Para uma empresa desenvolver suas competências organizacionais, ela deve conhecer bem seu público-alvo, seus colaboradores e o mercado. A clareza sobre a concorrência é parte de um processo inicial de mapeamento, sendo necessário para definir quais competências essenciais organizacionais os gestores vão priorizar e alocar seus recursos.
Para mapear as competências, é possível utilizar a análise de currículos de cada colaborador, o feedback dos gestores e a avaliação de desempenho. Com base no que for identificado é que a empresa vai desenvolver um programa de capacitação focado em aumentar o potencial de diferenciação dos seus serviços, produto e corpo técnico.
Para isso, a equipe de recursos humanos vai propor uma série de treinamentos para desenvolver competências e aumentar a capacidade do negócio de atingir o topo do mercado. O uso do e-learning chega como um facilitador desses processos, pois auxilia no mapeamento das lacunas de habilidades e na entrega de conteúdos de valor.
Um LMS como o iSpring Learn vai oferecer toda a estrutura que você precisa para criar cursos e aumentar a capacidade competitiva dos negócios, investindo no desenvolvimento das aptidões e competências organizacionais essenciais certas.
Competências organizacionais: exemplos
Para tornar as competências organizacionais básicas e essenciais mais claras, vamos analisar alguns exemplos práticos de modo que fique ainda mais claro como cada tipo de competência pode se apresentar no caso concreto.
Ponto comercial favorável
Para começar citando um exemplo de uma competência básica e fundamental para os comércios, a localização da empresa ou loja é um dos principais aspectos que contribui para sua operação. Perceba que existem diversos atributos a serem considerados na escolha de um ponto comercial, desde a presença de concorrentes até a escolha de áreas que tenham demanda pelos produtos comercializados.
Funcionários qualificados
Outro exemplo comum entre as competências básicas é a presença de colaboradores qualificados. O conhecimento e as habilidades dos funcionários pode ser incentivada desde a contratação pelo RH, mas também pode ser incentivada e oferecida através de programas de treinamentos corporativos. Com as tecnologias de ensino a distância, ficou ainda mais fácil e rápido oferecer cursos e uma qualificação corporativa exclusiva para as equipes.
Investimento em eficiência da operação
Esse é um exemplo comum de competência essencial para muitas empresas de tecnologia e de varejo. Elas concentram seus investimentos na otimização dos processos produtivos, tornando a produção mais eficiente e resultando em produtos de maior qualidade a um custo mais baixo.
Experiência dos clientes
Criar experiências que causam impactos positivos nos clientes é um diferencial que muitas empresas buscam para ter mais destaque no mercado. Algumas organizações investem tanto nisso, que ficam conhecidas por não prestar serviços, mas sim oferecer experiências completas, focadas na imersão em um universo interativo e de inovação.
Empresas como Disney e Nubank mantêm um compromisso de oferecer um atendimento de excelência aos clientes. A Disney é conhecida por oferecer magia e encantamento, com um treinamento excepcional dos seus funcionários que estão sempre atentos aos detalhes para manter a imersão do cliente. Já o Nubank, preza pela transparência e a simplicidade, mantendo o foco na inovação e na entrega de um atendimento de alto nível. Isso só é possível com o alinhamento e desenvolvimento das competências essenciais certas pela organização.
Inovações no produto ou serviços
Uma empresa que está sempre investindo no aprimoramento contínuo do seu produto, com emprego de tecnologias de ponta e ferramentas modernas, tem como objetivo entregar sempre soluções mais inovadoras ao mercado. Apple e Google são exemplos de organizações que buscam sempre oferecer artigos com diferenciais tecnológicos, inovando a cada lançamento e mantendo a inovação como parte da sua missão, visão e valores.
Essa lista de competências organizacionais é apenas exemplificativa, a empresa deve analisar seu planejamento estratégico para entender, com base na sua missão, visão e valores, quais fatores vão contribuir da melhor forma para atingir as metas da organização.
Conclusão
Em um mercado de trabalho dinâmico como o atual, uma empresa que investe em desenvolver competências organizacionais acaba conquistando uma identidade própria, o que faz diferença na forma como seus colaboradores sentem o clima organizacional e o ambiente de trabalho. Isso aumenta a motivação e se torna um dos principais fatores que contribuem para bons resultados do negócio.
Neste artigo, apresentamos as principais diferenças e exemplos de competências organizacionais e individuais, além de dicas sobre como desenvolvê-las em um programa de treinamento corporativo. Estimular a cultura de aprendizagem é a principal forma de fazer a diferença e obter resultados melhores que a concorrência.
Com as ferramentas e recursos de e-learning, você pode produzir um conteúdo exclusivo para o seu negócio e oferecê-lo aos colaboradores. Experimente agora o iSpring Learn e gere mais conhecimento e valor aos seus colaboradores desenvolvendo novas competências organizacionais para o seu negócio.
Perguntas frequentes sobre as competências organizacionais
1) Quais são os 3 tipos de competências?
As competências organizacionais podem ser divididas em básicas (aquelas fundamentais para a manutenção da empresa no mercado), essenciais (as que conferem um diferencial à empresa e trazem vantagens em relação aos concorrentes) e seletivas (também conferem diferenciais, mas em um setor específico da organização).
2) Quais são as competências essenciais de uma organização?
As competências organizacionais essenciais são aquelas que vão conferir uma vantagem competitiva para toda a empresa, agregando valor e trazendo um diferencial efetivo que singulariza essa marca no mercado.
Essas competências vão variar de acordo com a empresa e sua área de atuação, mas podemos citar alguns exemplos relevantes como investimento em inovação e tecnologia (comum em empresas do setor de informática), logística (empresas do setor de varejo e entregas), experiência do cliente (o foco está em oferecer o melhor atendimento aos consumidores).
3) Quais são as habilidades organizacionais?
As habilidades organizacionais representam um conjunto de conhecimentos que viabilizam que a empresa atinja seus objetivos estratégicos. Entre os principais exemplos estão a gestão de pessoas, planejamento estratégico, comunicação corporativa, treinamento e desenvolvimento (T&D), trabalho em equipe etc.
4) Qual a classificação de tipologia de competência organizacional?
Existem diversas classificações das competências organizacionais, que vão depender do enfoque adotado, mas a tipologia mais difundida nos autores que falam sobre a gestão de empresas separa as competências em: básicas, essenciais, seletivas, de apoio e de liderança.