Educação corporativa nas empresas: um guia completo para programas eficazes

Atualmente, as empresas estão cada vez mais comprometidas com a capacitação de seus colaboradores e a educação corporativa tornou-se ainda mais presente no meio profissional. Com a incorporação maciça das tecnologias no dia a dia das pessoas, muito já se discutiu sobre a substituição das equipes pelas máquinas.

O que se percebe atualmente é que um capital humano de qualidade é insubstituível. Mas para isso, é necessário oferecer os meios para o desenvolvimento contínuo de habilidades essenciais para obter o melhor desempenho das funções no ambiente de trabalho.

Nesse contexto, a adoção da educação corporativa pelas empresas se tornou um tema relevante no âmbito do treinamento e desenvolvimento. Assim, vamos analisar, neste artigo, o conceito de educação corporativa, abordar seus principais benefícios e oferecer um guia completo para as empresas que desejam implementá-la de forma eficaz.

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O que é educação corporativa?

A educação corporativa, ou educação empresarial, consiste em uma série de ações e programas de treinamento com objetivo de desenvolver e educar funcionários para explorar os talentos, transmitir conhecimento e aumentar as habilidades individuais dos colaboradores de uma empresa.

O mercado de trabalho está em constante transformação, seja com o surgimento de novas tecnologias ou mesmo com a criação de novas demandas de negócios. As empresas e as pessoas já reconhecem a importância da educação continuada corporativa para se manter sempre atualizado com o que há de mais moderno no mercado.

A ideia da educação corporativa (formação profissional) está baseada exatamente nesta necessidade de aprendizado constante. Uma gestão de pessoas eficiente deseja capacitar seus colaboradores para manter a empresa sempre à frente dos concorrentes e as equipes, mais preparadas e desenvolvidas.

Em seu livro, Jeanne Meister define a educação corporativa como um “conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional”.

O que já se sabe hoje é que a adoção de ferramentas e de uma tecnologia de ponta não supre todas as necessidades das empresas e, assim, a frase “as pessoas são o maior ativo das empresas” ganha um significado mais evidente. Em muitos setores, o investimento nas equipes e nos colaboradores é capaz de trazer um retorno maior do que a aquisição de novos equipamentos e tecnologias.

Principais objetivos da educação corporativa

Existem inúmeros motivos que levam as empresas a investir na aquisição de conhecimento. Separamos os principais objetivos e características da educação corporativa para uma organização:

  • Desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a empresa.
  • Retenção de talentos a partir de uma estratégia de valorização do capital intelectual.
  • Padronização de processos e serviços, priorizando a qualidade do atendimento aos clientes.
  • Maiores vantagens competitivas para a empresa.
  • Mais rapidez na integração de novos colaboradores.
  • Ações que estimulam a motivação e o engajamento dos colaboradores, contribuindo para a melhoria do clima organizacional e do bem-estar.
  • Valorização da qualificação profissional nas áreas de atuação da empresa.
  • Crescimento dos negócios e maior reconhecimento da organização no mercado.
  • Adoção de uma estratégia uniforme para o desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa.
  • Reconhecimento dos benefícios do ensino e investimento nos profissionais da organização.

Ainda que todos os benefícios da educação corporativa sejam vantajosos para o crescimento dos negócios, perceba como eles ainda contribuem para o crescimento individual do colaborador. Na medida em que ele percebe o quanto sua organização oferece essa estrutura por meio de ações práticas de capacitação, verifica-se o crescimento da sua motivação e produtividade, aumentando o senso de pertencimento e contribuindo para a melhoria do seu atendimento.

A importância da educação corporativa

Como previsto no próprio conceito, o objetivo principal da educação corporativa é o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais que, em última análise, vão contribuir para o crescimento da empresa.

Diferente da educação formal e acadêmica, as diretrizes que orientam a educação corporativa, também chamada de universidade corporativa, estão relacionadas ao negócio. Cabe à gestão da empresa decidir sobre a metodologia adotada, quais treinamentos e assuntos serão abordados nos programas adotados e definir a indicação dos funcionários.

Nesse sentido, a orientação pedagógica acaba sendo focada nas necessidades e nos interesses específicos de cada empresa. Programas personalizados com base na realidade da organização tornam os cursos mais eficazes para o desenvolvimento de competências essenciais, promovendo a qualificação da mão-de-obra e contribuindo para melhores resultados.

Esse acaba sendo o grande diferencial da adoção deste modelo e por isso ele é tão importante. O alinhamento das iniciativas de treinamento e desenvolvimento com o planejamento e as estratégias da empresa criam o ambiente perfeito para o alto desempenho dos colaboradores, a superação dos resultados, o aumento da produtividade e clientes mais satisfeitos.

Diferença entre treinamento e educação corporativa

Uma confusão comum no contexto da educação empresarial é a diferença entre os treinamentos e a educação corporativa. Quando falamos em treinamentos e cursos, estamos abordando um programa específico de curto prazo, que muitas vezes visa atender a uma carência de competências específicas da equipe.

Para citar um exemplo, imagine um treinamento sobre uma plataforma que será adotada na empresa. Como todos os funcionários devem ter conhecimento sobre esse sistema, o RH identifica a necessidade de oferecer um treinamento objetivo sobre a ferramenta. Esse aprendizado é específico e pode se tornar obsoleto tão logo surjam outras soluções mais modernas.

Isso é totalmente diferente da implementação da educação corporativa e desenvolvimento de competências direcionadas para os objetivos e metas do negócio. Nesse caso, o que se busca é uma formação ampla com foco no longo prazo, vantagens e resultados duradouros.

Outro aspecto de distinção é o público-alvo. Enquanto os treinamentos são um processo de aprendizagem direcionado para os público interno, a educação corporativa pode abranger funcionários, mas também clientes, fornecedores e terceiros que ocupem uma posição estratégica nos negócios da empresa.

Tipos de educação corporativa

A educação corporativa de uma empresa pode se manifestar sob diferentes formatos de aprendizagem. Separamos os principais modelos adotados pelas organizações, com exemplos de como são implementados na prática organizacional.

Treinamentos presenciais

O primeiro tipo são os treinamentos presenciais. Trata-se de uma formação tradicional oferecida com professores dentro de uma sala de aula. Eles podem ter diferentes formatos, desde um curso com algumas aulas até workshops e eventos.

Em todos os casos, há a figura de um instrutor ou palestrante presente no mesmo espaço físico que os alunos, conduzindo e apresentando o conteúdo de aprendizagem, que geralmente versa sobre um tema bem delimitado. Sua principal vantagem é oferecer uma maior proximidade entre alunos e professores, o que pode ser fundamental a depender dos objetivos da aprendizagem.

Exemplos: Curso sobre uma nova plataforma de gestão de pessoas, workshop sobre estratégias de vendas ou uma conferência sobre o aprendizado na era digital.

Treinamentos a distância (E-learning)

Com o maior acesso à tecnologia, o mercado de aprendizagem incorporou novas formas de disseminação do conhecimento. O e-learning tem ganhado cada vez mais destaque na educação empresarial pela sua facilidade e rapidez de criação, implementação e monitoramento.

Além disso, seu custo-benefício é excelente para as organizações, já que uma mesma aula pode ser assistida por diversos colaboradores, em diversas localidades, sem gastos com viagens. Muitas pessoas ainda preferem assistir a um treinamento online pela praticidade de acesso, até mesmo em seus dispositivos móveis.

Entre as principais vantagens da adoção de cursos a distância estão os custos mais baixos, a facilidade de acesso ao conteúdo, quando e onde o aluno quiser, e a possibilidade de utilizar a tecnologia para criar uma experiência imersiva e moderna.

Exemplos: Aula prática sobre vendas com diálogos simulados para treinar as habilidades profissionais adquiridas em um ambiente seguro, webinars gravados conduzidos por especialistas do mercado financeiro ou um treinamento com realidade virtual para praticar o manuseio de um novo equipamento.

Aprendizagem híbrida (blended learning)

O processo de aprendizagem ainda pode combinar aulas presenciais e digitais no blended learning. Os cursos nesse formato são interessantes porque é possível aproveitar o que há de melhor do ambiente virtual e do físico.

Exemplo: Programa de capacitação para lideranças que mescla aulas teóricas a distância e encontros presenciais com gestores para a troca de conhecimento.

Mentorias e coaching

O princípio do processo de mentoria ou coaching é aproximar funcionários mais jovens e inexperientes com mentores que possam orientá-los sobre carreira, liderança e o desempenho profissional em geral.

São programas de educação continuada em que o mentorado acompanha seu mentor, mantendo um contato próximo e tendo a oportunidade de aprender com quem já passou pelos mesmos desafios na prática.

Exemplo: Coaching para desenvolvimento de habilidades de liderança em um colaborador que está cotado para receber uma promoção.

Treinamento de soft skills

As soft skills são habilidades interpessoais, de relacionamento e comunicação. São reconhecidamente fundamentais no ambiente corporativo e seu aprendizado não costuma acontecer durante a faculdade, mas sim ao longo da vida pessoal e profissional.

Tratam-se de habilidades importantes para qualquer um, mas no caso de profissões que lidam diretamente com pessoas, elas são ainda mais essenciais.

Exemplo: Treinamento de comunicação não-violenta para uma equipe de atendimento ao cliente ou um workshop prático de inteligência emocional para lidar com conflitos no ambiente de trabalho.

Treinamento técnico

O treinamento técnico, também chamado de hard skills, é aquele que vai entregar um conteúdo específico voltado para um determinado trabalho. Dessa forma, as habilidades e competências necessárias que vão variar de acordo com a área de atuação da pessoa.

Assim, a educação corporativa de uma empresa vai oferecer programas sobre SEO e copywriting para um especialista em marketing digital enquanto o contador participará de treinamentos sobre planejamento orçamentário e análise de custos.

Exemplo: Um treinamento sobre as plataformas ou sistemas utilizados pela equipe de TI da empresa ou uma preparação para obter o certificado de CFO para um analista financeiro.

Microlearning

A ideia da microaprendizagem é entregar conhecimento de forma rápida, prática e direta. Assim, ela é empregada por organizações que desejam oferecer uma experiência de ensino aos seus colaboradores por meio de videoaulas curtas (com cerca de 5 min) ou textos rápidos.

Essa estratégia de disseminação de conteúdo é interessante, já que foge bastante do aprendizado formal e as pessoas muitas vezes nem notam que estão adquirindo um conhecimento novo.

Exemplo: Coleção de vídeos com os próprios colaboradores explicando o conceito de termos técnicos pertinentes ao negócio.

Os exemplos acima não são exaustivos, existem ainda muitos outros formatos de treinamento que integram a educação corporativa. Por isso, é necessário elaborar uma estratégia para aplicação dos programas com base nos objetivos da educação e do negócio. Mas então, como desenvolver e implantar na prática a educação corporativa na sua empresa?

Como implantar educação corporativa na empresa

A adoção de um programa de educação corporativa em uma empresa envolve algumas etapas. De forma simples, vamos analisar cada etapa e explicar sua importância nesse processo.

Análise das necessidades do negócio

O primeiro é avaliar as necessidades de treinamento e desenvolvimento de funcionários.

Para tanto, uma estratégia comum é a conversa com os gestores e a observação das lacunas de conhecimento que cada time apresenta. As ferramentas de pesquisa e a avaliação de desempenho também são úteis nesse diagnóstico e oferecem maior clareza sobre a necessidade da educação corporativa.

Em seguida, o RH determina quais são as áreas e habilidades mais importantes e que vão trazer mais benefícios para a empresa, determinando assim por quais ações será iniciado o processo de aprendizagem.

Definição de objetivos e metas

Tendo como base o plano estratégico da organização, o time de RH vai definir os objetivos e metas de cada iniciativa do plano de educação corporativa.

Nesse momento, é interessante utilizar uma metodologia, como a SMART, que vai facilitar o desenvolvimento de um programa eficaz e fortalecer o capital humano da empresa.

Vamos supor que a estratégia de capacitação tenha como público dois grupos distintos. O primeiro apresenta um conjunto de colaboradores com lacunas de habilidades técnicas essenciais, já o outro é composto por funcionários seniores e há interesse em promovê-los para cargos de gestão. Nesse caso, a educação empresarial terá duas frentes: a primeira voltada para treinamentos técnicos e a segunda, priorizando o treinamento de soft skills e mentorias.

Criação de conteúdo e implantação do programa de aprendizagem

O desenvolvimento do conteúdo a ser abordado nos programas deve ser norteado pelos objetivos da educação corporativa já definidos anteriormente. Nesse momento, a equipe de gestão de pessoas vai optar pelos métodos de entrega (aulas presenciais, a distância, workshops) e preparar o material para o aprendizado.

Muitas empresas ainda buscam treinamentos externos acreditando que a organização de um programa de educação interno seja difícil, caro e trabalhoso.

Atualmente, existem ferramentas de e-learning, como os sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), que facilitam muito a elaboração e implantação de uma educação empresarial robusta e personalizada.

Análise de resultados e feedbacks

Com a conclusão dos cursos, é hora da área de T&D analisar os resultados do programa de capacitação para determinar se os objetivos iniciais de aprendizado foram atingidos e receber o feedback dos alunos e demais pessoas envolvidas.

Nesse momento, os colaboradores vão avaliar a experiência, os gestores podem oferecer sua percepção sobre os resultados e os profissionais de RH vão consolidar todos os feedbacks para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado na educação corporativa e comportamental das pessoas.

Perceba como, mais uma vez, as organizações podem se beneficiar muito do uso de tecnologia. Um LMS não apenas oferece o necessário para criar experiências de aprendizado modernas, inovadoras e envolventes, o sistema ainda faz a gestão de educação corporativa por meio do monitoramento de inscrições, presença e resultados através de relatórios detalhados e completos.

Aprimoramento contínuo

Por fim, é fundamental identificar o que pode ser aprimorado e atualizado para melhorar ainda mais a eficácia do aprendizado e oferecer aos colaboradores um ensino que vá contribuir para o crescimento do negócio e estimular a retenção de talentos.

É pela estratégia de aprimoramento contínuo que a educação corporativa pode se manter sempre em desenvolvimento, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados no mercado em um cenário em constante transformação.

Educação corporativa: conceitos, princípios, práticas e tendências

Para facilitar a compreensão, veja os principais aspectos que envolvem a educação corporativa.

Como falamos, a definição de educação corporativa, segundo Meister é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”.

Ela será o principal canal de comunicação entre gestores e colaboradores, além de ser uma forma de promoção da cultura organizacional e de estímulo à retenção de talentos na empresa. Uma estratégia de valorização e disseminação de conhecimento mostra que a organização está comprometida com as pessoas enquanto profissionais.

Atualmente, a principal tendência da educação corporativa (treinamento e desenvolvimento de colaboradores) é no sentido do ensino a distância. A tecnologia está muito mais acessível e disponível e oferece vantagens financeiras e de aprendizado. Para a empresa, o custo de implementação de um projeto de ensino denso é muito mais baixo e ainda terá acesso a ambientes modernos, inclusive de realidade virtual.

Conclusão

Em um cenário corporativo em constante transformação, ter uma equipe empenhada em oferecer treinamentos sobre o que há de mais moderno e atual é uma demonstração do seu compromisso com os colaboradores e clientes.

Por isso, o investimento em um desenvolvimento de pessoas e educação corporativa forte é uma peça-chave para obter melhores resultados, ter colaboradores mais motivados e satisfeitos e construir uma cultura organizacional melhor.

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Perguntas Frequentes sobre Educação Corporativa

1) Qual o papel do educador corporativo?

O papel de um educador corporativo é conhecer as principais estratégias e metodologias para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de novas competências pelos colaboradores. Além disso, é ele quem vai elaborar e aplicar a estratégia de aprendizagem criando treinamentos alinhados com os objetivos da empresa.

2) Quais são os pilares da educação corporativa?

Um relatório da Unesco elencou os 4 pilares que sustentam a educação, que também podem ser aplicados à educação corporativa.

São eles: “Aprender a conhecer” (dominar as formas de estudar um novo assunto), “aprender a fazer” (o que torna a pessoa apta a trabalhar em equipe), “aprender a conviver” (desenvolvimento da capacidade de viver em harmonia com os demais) e “aprender a ser” (capacidade de se desenvolver com mais autonomia, responsabilidade social e pessoal).

3) Quais os princípios da educação corporativa?

De acordo com as teorias de Marisa Eboli e Jeanne Meister, existem 7 princípios da educação corporativa que vão servir como pilares orientadores da sua aplicação em uma empresa. São eles: competitividade, perpetuidade, conectividade, disponibilidade, cidadania, parceria e sustentabilidade.

4) Quais são as competências da educação corporativa?

O modelo de educação corporativa abrange competências técnicas e interpessoais. Entre as principais estão as competências de planejamento e gestão, o design instrucional, tecnológicas, avaliação e feedback, relacionamento interpessoal, liderança, inovação, criatividade, diversidade e inclusão. É através da combinação desses fatores que os profissionais de T&D vão criar, implementar e monitorar os treinamentos no âmbito da educação empresarial.

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